Validação e desenvolvimento do modelo de negócios de uma solução para terapeutas holísticos
Tipo de documento
Monografia
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
ESAG
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Editora
Autor
Santos, Guilherme Machado dos
Orientador
Coorientador
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo validar uma oportunidade de mercado encontrada no segmento de terapeutas holísticos e o desenvolvimento de um modelo de negócio que atenda as necessidades destes profissionais. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a metodologia Customer Development de Steve Blank, que propõe um caminho eficaz para startups que desejam identificar modelos de negócio e lançar produtos com foco no mercado e no feedback de clientes. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas de profundidade com 30 terapeutas holísticos, buscando compreender sua rotina, comportamentos e necessidades do seu dia a dia de trabalho. Por consequência, após analisar o resultado da pesquisa foi construído o modelo de negócios, baseado na metodologia Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Os resultados obtidos demonstraram que a maior parte dos profissionais holísticos atuam na informalidade e possuem outras atividades ocupacionais para complemento de renda, além de não terem uma estrutura organizada de gestão do negócio e clientes. Assim, o modelo de negócio possui uma proposta de valor focada no desenvolvimento de soluções pautadas na profissionalização e crescimento do segmento, a partir de mentorias, consultorias, assessorias e gerenciamento de comunidade. A relevância deste trabalho está relacionada à crescente demanda por terapias holísticas e a necessidade de profissionalização deste segmento de profissionais, que até então possuem pouca ou nenhum tipo de assistência, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país e aprimoramento de habilidades empreendedoras.
Abstract
This work aims to validate a market opportunity found in the holistic therapists segment and develop a business model that meets the needs of these professionals. To achieve this objective, the Customer Development methodology by Steve Blank was used, which proposes an effective path for startups seeking to identify business models and launch market-focused products based on customer feedback. In view of this, a qualitative research was conducted through in-depth interviews with 30 holistic therapists to understand their routine, behaviors, and daily work needs. Consequently, after analyzing the research results, a business model was constructed based on the Business Model Generation methodology by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur. The results demonstrated that the majority of holistic professionals operate informally and have other occupational activities to supplement their income, besides lacking an organized business and customer management structure. Therefore, the business model has a value proposition focused on the development of solutions based on professionalization and growth of the segment, through mentoring, consulting, assistance, and community management. The relevance of this work is related to the increasing demand for holistic therapies and the need for professionalization in this professional segment, which currently lacks adequate assistance, contributing to the country's economic development and enhancement of entrepreneurial skills.
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