Impacto da dupla tarefa cognitiva e motora durante o timed up and go test no desempenho funcional de jovens adultos e idosos saudáveis
Tipo de documento
Artigo
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso restrito
Coleção
Centro
CEFID
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Editora
Autor
Nunes, Jessica Silveira
Orientador
Coorientador
Pereira, Alexia Andréa Fuzer Lira
Resumo
O envelhecimento populacional brasileiro demanda estudos sobre a qualidade de vida e independência dos idosos. Fatores como perda de massa muscular e lentificação gnitiva
contribuem para a instabilidade postural, aumentando o risco de quedas e declínio funcional. O "Timed Up and Go Test" (TUG) associado a tarefa cognitiva e motora, é uma ferramenta valiosa para avaliar o desempenho funcional, pois engloba aspectos de capacidade cognitiva e corrdenação motora. Objetivo: Investigar o efeito da dupla tarefa, cognitiva e motora, durante a execução do “Timed Up and Go Test” (TUG) no desempenho funcional de jovens adultos e idosos saudáveis. Método: participaram 30 idosos (60 a 70 anos) e 30 jovens adultos (20 a 30 anos) de ambos os sexos. O desempenho funcional foi avaliado por meio do sensor inercial BTS-G Walk, que detectou o tempo total de realização do “Timed Up and Go Test” (TUGT) em três condições (convencional, associado a dupla tarefa motora e associado a dupla tarefa cognitiva). Além disso, o nível de atividade física foi avaliado utilizando o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e a função cognitiva através do Miniexame do Estado Mental (MEEM). Para comparar o tempo total do TUG entre os grupos (jovens adultos e idosos) e os diferentes tipos de teste (convencional, dupla tarefa motora e dupla tarefa cognitiva), foi utilizada uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas 2x3, permitindo avaliar as interações entre os fatores grupo e condição de teste. Resultados: em ambos os grupos, o TUG com tarefa cognitiva apresentou maior tempo de execução (7,59±0,95s – jovens; 8,97±1,42s –idosos). Os participantes no geral obtiveram desempenhos diferentes nos três tipos de TUG (p<0,001) e a população jovem foi a mais rápida em todos os testes. Não houve diferença significativa nos tempos do TUG associado a dupla tarefa motora comparado ao tempo de realização do TUG convencional nos grupos e no desempenho entre jovens e idosos conforme o tipo do teste. Conclusão: a adição de dupla tarefa cognitiva influencia significativamente o desempenho funcional durante o "Timed Up and Go Test" em jovens adultos e idosos saudáveis, possivelmente devido à maior demanda de recursos atencionais. Estes achados sugerem a importância de incorporar tarefas cognitivas em programas de prevenção de quedas e reabilitação, independentemente da idade
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