Um jogo sério para o aprendizado do átomo de Bohr

Tipo de documento

Monografia

Data

2019

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEAVI

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Editora

Autor

Silva, Willeson Thomas da

Orientador

Adilson Vahldick

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um jogo visando o aprendizado na disciplina de química, focando em conteúdos que exploram o nível atômico. Foi desenvolvido para alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando-se aperfeiçoar o conhecimento sobre o modelo atômico de Bohr. O jogo possui duas fases cada qual com três missões. O jogo passa-se em um cenário de batalha entre dois mundos, no qual o protagonista é uma nave, que terá por objetivo destruir outras naves inimigas de outros mundos que estão invadindo o planeta. Nesse cenário de guerra a nave tem o objetivo de não apenas impedir a invasão das naves inimigas com a destruição destas, como também destruir os pontos de radiações resultantes da batalha, nave mãe e objetos espaciais. No contexto de aprendizagem, o jogador terá de carregar as munições da nave, tendo para isso de usar dos conhecimentos do modelo atômico de Bohr para carregá-la com as munições correspondentes. Testou-se a hipótese aos alunos que jogaram o jogo sério focado no modelo do átomo de Bohr a fim de verificar se estes adquiriram conhecimento significativo sobre o assunto abordado. O jogo foi desenvolvido na plataforma Unreal Engine 4 utilizando-se da linguagem de programação Blueprint. O jogo executa em Windows 64 bits. Foi executado um teste com 28 alunos do 1º ano do ensino médio. Para avaliar o conhecimento adquirido foi aplicado pré e pós-teste. A partir dos testes foi possível estabelecer e verificar à hipótese quanto à obtenção de novos conhecimentos. Concluindo-se através de análises estatísticas com 95% de confiança que a aplicação contribuiu com o aumento do aprendizado dos alunos sobre o modelo atômico de Bohr.

Abstract

The present work aims to developing a game aimed at learning in the chemistry discipline, focusing on contents that explore the atomic level. It was developed for students of the first year of high school, seeking to improve the knowledge about Bohr’s atomic model. The game has two stages each with three missions. The game is set in a battle scenario between two worlds, in which the protagonist is a ship, which aims to destroy other enemy ships from other worlds that are invading the planet. In this war scenario the ship aims not only to prevent the invasion of enemy ships by destroying them, but also to destroy the radiation points resulting from battle, mothership and space objects. In the learning context, the player will have to carry the ship’s ammunition, having to use Bohr’s atomic model knowledge to load it with the corresponding ammunition. The hypothesis was tested for students who played the serious game focused on the Bohr atom model to see if they gained significant knowledge of the subject matter. The game was developed on the Unreal Engine 4 platform using the Blueprint programming language. The game runs on 64 bit Windows. A test was performed with 28 students from the first year of high school. To assess the knowledge acquired was applied pre and post test. From the tests it was possible to establish and verify the hypothesis regarding the obtaining of new knowledge. Concluding through statistical analysis with 95 % confidence that the application contributed to the increase of students learning about the Bohr atomic model.

Palavras-chave

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil