Misterious chase: um jogo sério para auxiliar o ensino de física aplicada em buracos negros para alunos do ensino médio

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEAVI

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Editora

Autor

Silva, Luis Felipe da

Coorientador

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Fascículo

Resumo

O presente trabalho apresenta um jogo sério do genêro puzzle desenvolvido para dispositivos móveis, com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem de alunos do primeiro ano do ensino médio acerca dos conceitos físicos aplicados a Buracos Negros e a Radiação Hawking, bem como a respeito dos estudos feitos por Stephen Hawking sobre estes temas. O jogo estabelece desafios com diferentes mecânicas promovendo variedade de gameplay e uma narrativa que buscam elucidar os conceitos acerca do assunto proposto. O desenvolvimento se aproveitou do motor gráfico Unity e da linguagem de programação C#, utilizaram-se dispositivos móveis para se fazer uso do sensor acelerômetro, capaz de verificar movimentos feitos nos aparelhos que interagem com o cenário do jogo. A estratégia instrucional focou na decomposição do conhecimento apresentado, estabelecendo pequenas partes que são entregues aos jogadores parcialmente para, no fim do processo, construir o conhecimento completo. Para testar a utilidade deste jogo como ferramenta de ensino, utilizou-se um questionário com 10 questões, as quais foram produzidas por um professor mestre em física. Como forma de avaliar o jogo e sua aplicação em sala de aula, o mesmo foi exposto a 53 alunos do ensino médio, estes alunos passaram por uma dinâmica que envolveu diferentes testes de conhecimento, bem como aulas expositivas para comparar o nível de conhecimento adquirido a partir de cada abordagem. Os testes comprovaram estatisticamente, com nível de confiança de 95%, que o jogo impacta no aprendizado dos alunos de maneira positiva. Além disso, quando se comparam as diferentes abordagens aplicadas aos alunos, destaca-se o fato de o jogo demonstrar características de uma ferramenta que instiga os jogadores, deixando-os ávidos por aprender mais a respeito do tema que salta aos olhos durante a experiência. Após esta dinâmica, os alunos também avaliaram o trabalho seguindo o método MEEGA+, destinado à avaliação de jogos sérios. Os resultados foram positivos, o jogo foi bem classificado entre os alunos e também pelas métricas do método, alguns pontos receberam destaque, dentre eles estão a narrativa, design e diversão proporcionada pela forma como são expostos os desafios presentes no jogo.

Abstract

This work presents a serious puzzle game developed for mobile devices, with the aim of assisting the learning process of first-year students high school education about physical concepts applied to Black Holes and Hawking Radiation, as well as regarding the studies carried out by Stephen Hawking on these topics. The game establishes challenges with different mechanics promoting variety of gameplay and a narrative that seek to elucidate the concepts surrounding the proposed subject. The development took advantage of the Unity engine and the C# programming language, mobile devices were used to make use of the accelerometer sensor, capable of checking movements made on devices that interact with the game scenario. The instructional strategy focused on decomposing the knowledge presented, establishing small parts that are partially delivered to the players to, at the end of the process, build complete knowledge. To test the usefulness of this game as a teaching tool, a questionnaire with 10 questions was used, which were produced by a master physics teacher. As a way of evaluating the game and its application in the classroom, it was exposed to 53 high school students. These students went through a dynamic that involved different knowledge tests, as well as expository classes to compare the level of knowledge acquired to from each approach. The tests statistically proved, with a confidence level of 95%, that the game impacts students’ learning in a positive way. Furthermore, when comparing the different approaches applied to students, the fact that the game demonstrates characteristics of a tool that instigates players stands out, leaving them eager to learn more about the topic that stands out during the experience. After this dynamic, the students also evaluated the work following the MEEGA+ method, intended for evaluating serious games. The results were positive, the game was well rated among students and also due to the method metrics, some points were highlighted, among them the narrative, design and fun provided by the way in which the challenges present in the game are exposed.

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