Relíquias do caos: um jogo sério do gênero RPG para auxiliar o aprendizado do padrão de projetos visitor

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEAVI

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Editora

Autor

Nolli, José Vargas

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um jogo sério capaz de auxiliar o entendimento da temática: padrão de projeto visitor. Para tanto, o jogo introduz o conhecimento sobre o padrão de projeto por meio de desafios contidos no decorrer de sua história. Assim, utilizou-se o gênero de jogos: RPG, abordando-se, ainda, características presentes nos jogos de aventura. O jogo foi desenvolvido com auxílio da ferramenta RPG MAKER MZ aliada ao suporte de plugins JavaScript. Inicialmente, ele conta com desafios voltados ao conhecimento da temática abordada e, em sequência, apresenta tarefas de identificação de erros em fragmentos de código. A respeito do processo de validação, o jogo foi aplicado para quatorze alunos da turma de padrões de projeto 2023/1 do CEAVI. A avaliação de conhecimento contou com a realização de duas provas impressas, o pré-teste e o pós-teste, limitados ao tempo de 10 minutos cada, além de uma prova utilizada para medir a satisfação dos alunos, essa composta por 26 perguntas adaptadas do modelo MEEGA+. Diante da realização dos testes de conhecimento, após aplicação de um teste T-pareado, obteve-se o resultado de p-valor = 0,000009395, rejeitando-se a hipótese nula com 99% de confiança. Ainda, percebeu-se uma melhora de aproximadamente 150% (cento e cinquenta por cento) entre a média obtida pelos estudantes entre o pré-teste e o pós-teste. Por meio dos resultados do teste de satisfação, identificou-se a boa aceitação do projeto pelos alunos, na qual, os pontos de melhor avaliação foram a relevância da ferramenta para a apresentação do conteúdo da disciplina e a facilidade de os alunos entenderem o conteúdo apresentado sobre o padrão visitor. Ao final. houve a coletada de sugestões de melhoria, destacando-se a usabilidade.

Abstract

The present work aims at the development of a serious game capable of helping the understanding theme: visiting design pattern. Therefore, the game introduces knowledge about the design pattern through challenges contained throughout its history. Like this, the genre of games was used: RPG, approaching, still, characteristics present in the games of adventure. The game was developed with the aid of the RPG MAKER MZ tool combined with the JavaScript plugin support. Initially, it has challenges aimed at knowledge of the topic addressed and, in sequence, presents tasks to identify errors in fragments code snippets. Regarding the validation process, the game was applied to fourteen students from the CEAVI design standards class 2023/1. The contour knowledge assessment with the completion of two printed tests, the pre-test and the post-test, limited to a time of 10 minutes each, in addition to a test used to measure student satisfaction, this consisting of 26 respondents. Guns adapted from the MEEGA+ model. Upon completion of the knowledge tests, after Application of a paired T-test, the result of p-value = 0.000009395 was obtained, rejecting the null hypothesis with 99% confidence. Furthermore, an improvement of approx. 150% (one hundred and fifty percent) between the average tolerated by the students between the pre-test and the post-test. Through the results of the acceptance test, the good acceptance of the project by the students, in which the best evaluation points were the strength of the tool for the presentation of the content of the course and the ease for students to understand the content of content displayed over the default visitor. At end. suggestions for improvement were collected, emphasizing usability.

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