A brasilidade como estratégia de construção de marcas de moda: uma análise da Dendezeiro
Tipo de documento
Artigo
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Coleção
Centro
CEART
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Hein, Maria Luiza Rosa
Orientador
Bertoso, Luciana da Silva
Coorientador
Resumo
A discussão sobre significados de brasilidade se mostra relevante na construção e desenvolvimento de estratégia de negócios de moda nacionais. Diante de um mercado cada vez mais competitivo a valorização da identidade nacional pode se tornar uma vantagem significativa nesse setor. No entanto, é crucial utilizá-la de modo responsável para evitar a perpetuação de estereótipos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a brasilidade e suas manifestações, investigando como podem ser aplicadas em estratégias de branding para marcas de moda de forma não caricata. Para tanto, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e, na sequência, um estudo de caso da marca Dendezeiro®. A abordagem da pesquisa foi predominantemente qualitativa e o procedimento técnico utilizado foi análise de documentos online, no site, nas redes sociais e entrevistas veiculadas em periódicos nacionais. Adotou-se a análise de conteúdo como estratégia de análise dos dados, que foram categorizados a partir dos fundamentos teóricos. Os resultados apontam que a grife aborda aspectos da brasilidade associados à história e à cultura afro-brasileira, principalmente a soteropolitana. Ademais, a marca quebra expectativas em relação à moda nordestina, ampliando as percepções sobre a criação local, enquanto impacta brasileiros de diversas regiões.
Abstract
The discussion on the meaning of Brazilianness is relevant to the construction and development of national fashion business strategies. Faced with an increasingly competitive market, valuing national identity can become a significant advantage in this sector. However, it is crucial to use it responsibly to avoid perpetuating stereotypes. In this context, this study aims to analyze Brazilianness and its manifestations, investigating how they can be applied in branding strategies for fashion brands in a non-caricatured way. To this end, a bibliographical and documentary study was carried out first, followed by a case study of the Dendezeiro® brand. The research approach was predominantly qualitative and the technical procedure used was analysis of online documents, on the website, social networks, and interviews published in national periodicals. Content analysis was adopted as the strategy for analyzing the data, which was categorized based on theoretical foundations. The results show that the brand addresses aspects of Brazilianness associated with Afro-Brazilian history and culture, especially in Salvador. In addition, the brand breaks down expectations concerning fashion from the northeast, broadening perceptions of local creation, while impacting Brazilians from different regions.
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