Composição visual e design de superfície: uma coleção de estampas inspiradas em Florianópolis
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Tipo de documento
Artigo
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Coleção
Centro
CEART
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Vrech, Nayara Martins
Orientador
Turcatto, Andressa Santos
Coorientador
Resumo
O objetivo desta pesquisa está em propor uma coleção de estampas contínuas e digitais inspiradas na cidade de Florianópolis, utilizando os conceitos de composição e linguagem visual, a fim de estimular a criação de designs de superfícies com características e narrativas florianopolitanas. Para isso foi desenvolvida uma coleção de estampas tendo como base o conjunto de diretrizes proposto por Adele Feitosa, nos quais são utilizadas três categorias básicas de diretrizes para a construção de estampas: diretrizes preparatórias, diretrizes para procedimentos compositivos e diretrizes para correção de erros. Quanto à classificação metodológica da pesquisa, esta pode ser considerada como uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva e bibliográfica. A fundamentação teórica do trabalho se apoia nos conceitos relacionados à composição e linguagem visual elaborados por autoras como Laschuk e Ruthschiling, e de elementos para a criação de coleção de estampas como Neira. Assim, destaca-se que a principal contribuição desta pesquisa está em incentivar a criação de estampas que representem um território.
Abstract
The aim of this research is to propose a collection of continuous and digital prints inspired by the city of Florianópolis, using the concepts of composition and visual language, in order to stimulate the creation of surface designs with characteristics and narratives from Florianópolis. To this end, a collection of prints was developed based on the method proposed by Adele Feitosa, which uses three basic categories of guidelines for constructing prints: preparatory guidelines, guidelines for compositional procedures and guidelines for correcting errors. As for the methodological classification of the research, it can be considered basic, qualitative, descriptive and bibliographical. The theoretical basis of the work is based on concepts related to composition and visual language developed by authors such as Laschuk and Ruthschiling, and elements for creating a print collection such as Neira. The main contribution of this research is to encourage the creation of textile prints that represent a territory.
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