A mediação do escriba diante da escrita das crianças de cinco anos
Tipo de documento
Artigo
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Coleção
Centro
FAED
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Editora
Autor
Dienstmann, Giulia Gianotti
Orientador
Marçal, Mônica Teresinha
Coorientador
Resumo
Este artigo apresenta dados de uma investigação resultante de um Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina, que teve como objetivo compreender de que maneira a estratégia de mediação da professora enquanto escriba pode auxiliar na escrita das crianças de cinco anos em instituições públicas de Educação Infantil. O escriba é o sujeito que está entre o texto oralizado e o texto escrito, papel mencionado em orientações de documentos oficiais da Educação Infantil (Brasil, 2018; Florianópolis, 2015, 2022). Para investigar como essa atribuição é desempenhada pelas professoras, foi feita uma pesquisa de campo em duas instituições públicas em Florianópolis. Foi realizado um estudo da literatura da área a respeito da questão do escriba e, a partir de questões suscitadas pelo diálogo com autores (Girão e Brandão, 2012; Smolka, 2012; Soares, 2001, 2004; Vigotski, 1991, 2008), obteve-se duas entrevistas com professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Os resultados obtidos evidenciaram que o escriba, além de servir como referência para a escrita convencional, proporciona às crianças que tenham contato com a produção de diversos gêneros textuais, ampliando suas possibilidades de expressão, comunicação e conhecimento de mundo.
Abstract
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