A especificidade da docência com os bebês na educação infantil: uma análise da produção científica da ANPEd
Tipo de documento
Monografia
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Coleção
Centro
FAED
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Editora
Autor
Laurindo, Isadora de Sousa
Orientador
Gonçalves, Fernanda
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa tem como tema a especificidade da docência com os bebês na Educação Infantil, realizando uma análise da produção apresentada na 40ª Reunião Nacional da ANPEd. O objetivo geral foi compreender como as pesquisas científicas estão discutindo as práticas educativo-pedagógicas no grupo de bebês no contexto da creche, e, para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando de maneira adensada 11 pesquisas na temática. Os referenciais teóricos utilizados para fundamentar as discussões são: Tristão (2004), Barbosa (2010), Gonçalves (2014), Faria (2006), Cerisara (1999), Guimarães (2012), Schmitt (2019), Macedo (2015), Kramer (2012), Rocha (2003) e Schmitt (2014), além dos seguintes documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010) e Parecer Homologado das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2009). A partir da análise é possível identificar variados aspectos que emergem das pesquisas realizadas em grupos de bebês. Tais como a relevância das experiências estéticas (Brasil, 2009), do contato com os livros e com a natureza, das interações e brincadeira, bem como a importância da observação sensível, da organização dos espaços e materialidades com intencionalidade, por fim, outro aspecto da docência com os bebês identificado na análise é a especificidade da avaliação, que compõe a documentação pedagógica, assim como a observação. Todos esses são relevantes constituintes para a construção de uma docência ética e comprometida com o desenvolvimento integral dos bebês.
Abstract
The present research has as its theme the specificity of teaching with babies in Early Childhood Education, carrying out an analysis of the production presented at the 40th Meeting ANPEd National. The general objective was to understand how scientific research is discussing educational-pedagogical practices in the group of babies in the context of daycare, and, for this, a bibliographical research was made, analyzing in depth, 11 research on the subject. The theoretical references used to support the discussions are: Tristão (2004), Barbosa (2010), Gonçalves (2014), Faria (2006), Cerisara (1999), Guimarães (2012), Schmitt (2019), Macedo (2015), Kramer (2012), Rocha (2003) and Schmitt (2014), in addition of the following documents: National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (Brasil, 2010) and Approved Opinion of the Curricular Guidelines National Councils for Early Childhood Education (Brasil, 2009). From the analysis it is possible to identify various aspects that emerges from the research carried out in groups of babies. Such as the relevance of aesthetic experiences (Brasil, 2009), contact with books and nature, interactions and play, as well as the importance of sensitive observation, organization of spaces and materialities with intentionality, finally, another aspect of teaching with the babies identified in the analysis is the specificity of the assessment, which makes up the pedagogical documentation, as well as observation. All of these are relevant constituents for the construction of an ethical teaching committed to the integral development of babies.
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