O campo da educação especial nas políticas educacionais: tensões entre o paralelo e a modalidade

Tipo de documento

Artigo

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

FAED

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Editora

Autor

Mainardes, Raquel Gesser Maximiano

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Resumo

Historicamente, a constituição e a atuação do campo da Educação Especial foram marcadas por diferentes perspectivas e entendimentos. Nesse sentido, as diferentes políticas brasileiras também construíram entendimentos e formas de atuação da Educação Especial em relação aos processos de escolarização das pessoas com deficiência. Assim, o presente artigo tem como temática a constituição do campo da Educação Especial nas políticas brasileiras e tem como objetivo geral compreender a constituição do campo da Educação Especial nas políticas educacionais em relação à escolarização das pessoas com deficiência. Para atender ao objetivo proposto, a metodologia utilizada se articula à uma abordagem qualitativa, de natureza básica, de caráter descritivo em relação aos objetivos e utilizou de procedimento documental para sua realização. Utilizou diferentes normativas políticas brasileiras como materiais de pesquisa. As análises permitiram compreender que o campo da Educação Especial nem sempre esteve atrelado ao ensino comum, atuando ora de forma paralela, ora de forma concomitante e, por fim, constituindo-se como uma modalidade transversal, assumindo seu espaço no ensino comum somado ao Atendimento Educacional Especializado. Conclui-se que há um tensionamento nas políticas brasileiras no que tange ao campo de atuação da Educação Especial frente aos processos de escolarização dos estudantes com deficiência, pois as políticas ora reafirmam a modalidade ora tentam retornar a forma paralela de atuação do campo. Nesse sentido, a revisão e discussão constante das políticas é imprescindível para garantir direitos históricos conquistados.

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