Contribuições da horta escolar para o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis
Tipo de documento
Monografia
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEAD
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Editora
Autor
Worel, Carolina Lopes
Orientador
Santos, Lucimara da Cunha
Coorientador
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo, identificar as contribuições do projeto “Horta Escolar” para o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis, assim como para o cumprimento de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), especialmente no que tange a agricultura sustentável e a qualidade da educação, objetivos 2 e 4, respectivamente. Para tanto, considerou-se o projeto da horta escolar do Centro Educacional Municipal Nova Esperança, localizado no município de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina. Percebendo a necessidade de incluir práticas ambientais sustentáveis no cotidiano da escola, assim como contribuir com a educação ambiental das crianças, os professores propuseram um projeto intitulado “O MELHOR TEMPERO É O AMOR” que busca envolver os alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) de forma prática e coletiva, no projeto da horta da escola. Segundo relato dos professores envolvidos, além de introduzir os conceitos e princípios da sustentabilidade ambiental, o projeto contribuiu para a compreensão e percepção por parte de todos envolvidos, sobre a importância das práticas ambientais sustentáveis, assim como para melhorar a qualidade da educação.
Abstract
The present work aims to identify the contributions of the “Horta Escolar” project to the development of sustainable environmental practices, as well as to meeting the goals of the Sustainable Development Goals (Agenda 2030), especially with regard to sustainable agriculture and quality of education, objectives 2 and 4, respectively. To this end, the school garden project at the Centro Educacional Municipal Nova Esperança, located in the municipality of Balneário Camboriú, State of Santa Catarina, was considered. Realizing the need to include sustainable environmental practices in the school's daily routine, as well as contributing to children's environmental education, the teachers proposed a project entitled “THE BEST SEASONING IS LOVE” that seeks to involve students from elementary school I (1st to 5th grade) year) in a practical and collective way, in the school garden project. According to reports from the teachers involved, in addition to introducing the concepts and principles of environmental sustainability, the project contributed to the understanding and perception by everyone involved of the importance of sustainable environmental practices, as well as improving the quality of education.
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