Recursos e utilização da holografia: o auxílio de hologramas para o ensino na educação a distância

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEAD

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Editora

Autor

Minatto, Cláudio Castelan
Denise Martignago Ghellere

Orientador

Schmitz, Tiago Luiz

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

O conhecimento histórico da descoberta da holografia nos mostra ao longo da história, que por muitos anos seus recursos ficaram quase sem evidências e pouco eram empregados. A holografia, como recurso metodológico na Educação a Distância (EaD) em Geografia, apresenta um potencial significativo para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais interativo e imersivo. Essa tecnologia, que cria imagens tridimensionais por meio de técnicas de interferência e difração de luz, pode ser utilizada para simular fenômenos geográficos complexos e detalhados de forma visualmente impactante. No entanto, o objetivo desta pesquisa é propor a utilização de uma metodologia aplicada ao uso de hologramas na Educação a Distância. Desta forma o presente trabalho propõe a utilização de metodologias ativas, para estudantes de licenciatura em geografia, com ênfase em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso da holografia. Assim, são apresentadas as etapas de desenvolvimento da atividade de ensino, na qual os estudantes poderão construir uma pirâmide holográfica no ensino de geografia, podendo visualizar uma imagem holográfica que demonstrará as fases da lua.

Abstract

The historical knowledge of the discovery of holography shows us that, for many years, its resources were almost unclear and very few were used. Holography, as a methodological resource of Distance Education in Geography, presents a significant potential to strengthen the process of teaching-learning, enabling it to become more interactive and immersive. This technology, which creates three-dimensional images by means of interference techniques and light diffraction, can be used to replicate complex and detailed geographical phenomena in a visually impressive way. However, the purpose of this research is to suggest the use of a methodology applied to the use of holograms in Distance Education. This way this work suggests using active methodologies, for students with a degree in Geography, with anemphasis on Digital Technologies of Information and Communication and the use of holography. Thus, the steps for the development of the teaching activity are presented, where the students will be able to build a holographical pyramid in the teaching of geography, making it possible to visualise a holographical image which will show the moon phases.

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil