Recursos e utilização da holografia: o auxílio de hologramas para o ensino na educação a distância
Tipo de documento
Monografia
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEAD
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Editora
Autor
Minatto, Cláudio Castelan
Denise Martignago Ghellere
Orientador
Schmitz, Tiago Luiz
Coorientador
Resumo
O conhecimento histórico da descoberta da holografia nos mostra ao longo da história, que por muitos anos seus recursos ficaram quase sem evidências e pouco eram empregados. A holografia, como recurso metodológico na Educação a Distância (EaD) em Geografia, apresenta um potencial significativo para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais interativo e imersivo. Essa tecnologia, que cria imagens tridimensionais por meio de técnicas de interferência e difração de luz, pode ser utilizada para simular fenômenos geográficos complexos e detalhados de forma visualmente impactante. No entanto, o objetivo desta pesquisa é propor a utilização de uma metodologia aplicada ao uso de hologramas na Educação a Distância. Desta forma o presente trabalho propõe a utilização de metodologias ativas, para estudantes de licenciatura em geografia, com ênfase em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso da holografia. Assim, são apresentadas as etapas de desenvolvimento da atividade de ensino, na qual os estudantes poderão construir uma pirâmide holográfica no ensino de geografia, podendo visualizar uma imagem holográfica que demonstrará as fases da lua.
Abstract
The historical knowledge of the discovery of holography shows us that, for many years, its resources were almost unclear and very few were used. Holography, as a methodological resource of Distance Education in Geography, presents a significant potential to strengthen the process of teaching-learning, enabling it to become more interactive and immersive. This technology, which creates three-dimensional images by means of interference techniques and light diffraction, can be used to replicate complex and detailed geographical phenomena in a visually impressive way. However, the purpose of this research is to suggest the use of a methodology applied to the use of holograms in Distance Education. This way this work suggests using active methodologies, for students with a degree in Geography, with anemphasis on Digital Technologies of Information and Communication and the use of holography. Thus, the steps for the development of the teaching activity are presented, where the students will be able to build a holographical pyramid in the teaching of geography, making it possible to visualise a holographical image which will show the moon phases.
Palavras-chave
Citação
DOI
URL permanente
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil