Mapeamento do processo de contratação do serviço gov link na gerência comercial do centro de informática e automação do estado de Santa Catarina - CIAS
Tipo de documento
Relatório de estágio
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
ESAG
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Editora
Autor
Jandrey, Lucas Rodrigues
Orientador
Sell, Denilson
Coorientador
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso obteve como objetivo mapear o processo atual da contratação de um serviço chamado Gov Link, oferecido pelo CIASC - Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, processo que é administrado pela Gerência Comercial (GECOM), setor que foi realizado estágio. Além disso, o trabalho buscou também identificar oportunidades de aprimoramento no processo por meio da modelagem de processos. Com as informações internas obtidas e adequadas, foi identificado certos gargalos, junto a lentidão e burocracia, por parte de empresas credenciadas como a CELESC, que verificam a disponibilidade para utilização dos postes e aqui o processo pode ser totalmente interrompido. O congestionamento de assinaturas, seja por cargos comissionados ou falta de cobranças e alertas deixa o serviço prestado sem cobertura contratual. Utilizou-se neste trabalho o método científico de pesquisa classificada aplicada como abordagem qualitativa, realizado o mapeamento do processo ponta a ponta, baseado nas técnicas do Business Process Management (BPM), e modelagem com base no Business Process Modeling Notation (BPMN).
Abstract
This course completion work aimed to map the current process of contracting a service called Gov Link, offered by CIASC - Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, a process that is managed by the Commercial Management (GECOM), a sector that was carried out internship. Furthermore, the work also sought to identify opportunities for improvement in the process through process modeling. With the internal information obtained and adequate, certain bottlenecks were identified, along with slowness and bureaucracy, on the part of accredited companies such as CELESC, which check the availability for use of the poles and here the process can be completely interrupted. Subscription congestion, whether due to commissioned positions or lack of charges and alerts, leaves the service provided without contractual coverage. In this work, the scientific method of classified research applied as a qualitative approach was used, mapping the end-to-end process, based on Business Process Management (BPM) techniques, and modeling based on Business Process Modeling Notation (BPMN).
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