Contratações públicas e improbidade administrativa: a responsabilização dos prefeitos por dolo genérico

Tipo de documento

Relatório de estágio

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

ESAG

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Machado, Marina Michels Ouriques

Orientador

Pinheiro, Denise

Coorientador

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Fascículo

Resumo

A retidão de conduta dos prefeitos é uma temática que desperta grande interesse social e que pode gerar consequências jurídicas relevantes, com destaque para as questões envolvendo contratações públicas. A gravidade das punições que podem ser impostas caso constatada a prática de ato de improbidade administrativa, que incluem a imposição de multa, a perda do cargo público ocupado e a suspensão dos direitos políticos, reforça a necessidade de uma análise acurada da intenção do agente que pratica o ato tido como ímprobo para, a partir disso, verificar se o caso se amolda às hipóteses legais que ensejam sua punição com fundamento na Lei n. 8.429/1992. Nesse contexto, este trabalho tem como finalidade extrair dados dos acórdãos proferidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina no triênio 2015-2017, para contextualizar os atos que foram caracterizados como ímprobos e cometidos com dolo genérico por prefeitos catarinenses durante o trâmite de procedimentos envolvendo contratações públicas. A pesquisa foi realizada a partir da triangulação de informações, por meio da revisão bibliográfica e documental com os dados levantados diretamente da base informatizada de jurisprudência do Tribunal de Justiça Catarinense quando da análise dos acórdãos relacionados ao tema, para identificar quais casos tiveram ou poderiam ter desfechos diferentes em razão das alterações promovidas pelas Leis n. 13.655/2018 e 14.320/2021, especificamente no que concerne aos atos eivados de dolo genérico. O estudo permitiu, também, a identificação de questões a serem consideradas pelos gestores públicos para evitar a prática de atos ímprobos.

Abstract

The rectitude of mayors' conduct is a topic that arouses great social interest and can generate relevant legal consequences, with emphasis on issues involving public contracts. The severity of the punishments that can be imposed if an act of administrative improbity is found to have been committed, which include the imposition of a fine, the loss of the public job held and the suspension of political rights, reinforces the need for an accurate analysis of the agent's intention who carries out the act considered to be unlawful in order to, from this, verify whether the case conforms to the legal hypotheses that lead to punishment based on Law no. 8.429/1992. In this context, this work aims to extract data from the rulings handed down by the Court of Justice of Santa Catarina in the period 2015-2017, to contextualize the acts that were characterized as unlawful and committed with generic intent by mayors of Santa Catarina during the processing of procedures involving public acquisitions. The research was carried out based on the triangulation of information, through bibliographic and documentary review with data collected directly from the computerized jurisprudence base of the Santa Catarina Court of Justice when analyzing the rulings related to the topic, to identify which cases had or could have had different outcomes due to the changes promoted by Laws no. 13.655/2018 and 14.320/2021, specifically regarding acts riddled with generic intent. The study also allowed the identification of issues to be considered by public managers to avoid the practice of illegal acts.

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