Comunicação organizacional no contexto de trabalho híbrido: o caso do CIASC

Tipo de documento

Relatório de estágio

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

ESAG

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Sabino, Nícolas Carminatti

Orientador

Santos, Laís Silveira

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

A partir de uma demanda relacionada aos problemas de comunicação organizacional apresentados no modelo de trabalho híbrido adotado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), este trabalho teve como objetivo identificar e analisar a percepção dos trabalhadores e da gestão do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) sobre a comunicação organizacional no modelo vigente, para que os gestores possam propor melhores práticas e tomar decisões baseadas em dados. Foi realizada uma revisão teórica sobre os principais elementos que tangenciam o estudo, como o trabalho remoto, o teletrabalho e a comunicação organizacional. A abordagem metodológica foi definida como QUALI-quanti, tendo como técnica de coleta de dados: observação participante, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Após a coleta de dados, foi realizada a análise temática, com base nos conceitos apresentados previamente na fundamentação teórica. Como resultado, foi possível comprovar que existem lacunas na organização quando o assunto é a comunicação no modelo de trabalho remoto e, numa postura de consultoria, foi apresentada uma proposta de intervenção e plano de possíveis melhorias, tais como: elaboração de manual de boas práticas para comunicação remota; seminário de socialização; grupo focal sobre dificuldades e também treinamentos específicos para os colaboradores da organização. Assim, este trabalho visa contribuir para com a organização, de modo que a sua comunicação organizacional e entre seus membros venha a ser cada vez mais clara e bem executada.

Abstract

Based on a demand related to organizational communication issues presented in the hybrid work model adopted by the Center for Information Technology and Automation of the State of Santa Catarina (CIASC), this study aimed to identify and analyze the perceptions of workers and management at CIASC regarding organizational communication in the current model. The goal was to enable managers to propose best practices and make data-driven decisions. The study included a theoretical review of key elements related to remote work, telecommuting, and organizational communication. The methodological approach was defined as QUALI-quantitative, employing data collection techniques such as participant observation, questionnaire administration, and semi-structured interviews. Following data collection, thematic analysis was conducted based on concepts previously outlined in the theoretical framework. The results confirmed existing gaps in organizational communication within the remote work model. In a consultative role, an intervention proposal and plan for potential improvements were presented, including the development of a best practices manual for remote communication, socialization seminars, focus groups to address difficulties, and specific training for organization employees. Thus, this study aims to contribute to CIASC by enhancing organizational communication clarity and effectiveness among its members.

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