A segunda Eva: imbricações e trajetórias de uma drag queen no teatro

Tipo de documento

Dissertação

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEART

Instituição

Programa

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Área do conhecimento

Lingüística, Letras e Artes

Editora

Autor

Hostert, Fábio Luís

Coorientador

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Fascículo

Resumo

Este trabalho aborda a arte drag a partir de minha experiência com a drag queen Eva Pepper, buscando fricções teóricas que a suportem e também problematizem os espaços de ação desta persona nas relações com a arte drag e teatro, no contexto do trabalho de um ator de um grupo teatral, a Cia Carona, com 28 anos de existência, e assim, buscar quais mudanças esse encontro possibilita e/ou até obriga, nessas trajetórias. Lanço mão de uma escrita performativa e teatral com a presença da voz de Eva, sem medo da linguagem informal e dos chavões que aparecem com a drag queen, assim, atravessando a criação, os lugares de ocupação, a desconstrução pessoal e social cisheteronormativas, formações junto da Cia Carona e sua extensão até o processo de criação da obra teatral A Segunda Eva (2020), procurando expor as relações de mudança entre modos de linguagem e produção a partir deste encontro da drag com o grupo, bem como pessoais. Este estudo partirá, principalmente, da fricção das minhas vivências e práticas artísticas em diálogo com autores como Magali Moser (2021), Richardo Machado (2021) e Sabrina de Moura (2022), onde abordarei questões sobre nosso território: Blumenau-SC; também com pensadores dos grupos teatrais Periplo, Compañia Teatral (1997) da Argentina e Lume Teatro (2001, 2006), bem como Maria Brígida de Miranda(2021); Ileana Dieguez Caballero (2010 e 2011), Dodi Leal (2020) e Daiane Dordete (2015) com foco na teatralidade e performatividade; e também Paul B. Preciado (2014) e Guacia Louro (2001, 2004), com foco nas questões sociais com a comunidade LGBTQIAPN+. Esta pesquisa, para além da influência direta sobre meu trabalho prático, busca gerar visibilidade destes processos e a criação de conteúdo a partir da vivência do universo drag queen, que não é nova, porém está muito à margem de práticas e criações teatrais mais difundidas.

Abstract

This work approaches drag art based on my experience with drag queen Eva Pepper, seeking theoretical frictions that support it and also problematize the spaces of action of this persona in relations with drag art and theater, in the context of the work of a drag actor. a theater group, Cia Carona, with 28 years of existence, and this way, seek what changes this meeting enables and/or even requires, in these trajectories. I use performative and theatrical writing with the presence of Eva's voice, without fear of the informal language and cliches that appear with the drag queen, thus, crossing creation, places of occupation, personal and social cisheteronormative deconstruction, formations with Cia Carona and its extension to the process of creating the theatrical work A Segunda Eva (2020), seeking to expose the changing relationships between modes of language and production from this encounter between drag and the group, as well as personal ones. This study will mainly start from the friction of my experiences and artistic practices in dialogue with authors such as Magali Moser(2021), Richardo Machado (2021) and Sabrina de Moura (2022), where I will address questions about our territory: Blumenau-SC; also with thinkers from the theater groups Periplo, Compañia Teatral (1997) da Argentina and Lume Teatro (2001, 2006), as well as Maria Brígida de Miranda (2021); Ileana Dieguez Caballero (2010 e 2011), Dodi Leal (2020) and Daiane Dordete (2015), focusing on theatricality and performativity; and also Paul B. Preciado (2014) and Guacia Louro (2001, 2004), focusing on social issues with the LGBTQIAPN+ community. This research, in addition to the direct influence on my practical work, seeks to generate visibility of these processes and the creation of content based on the experience of the drag queen universe, which is not new, but is far outside of more widespread theatrical practices and creations.

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