Na garupa de Juarez Machado: um transitar pelos aspectos fundamentais da obra do artista
Tipo de documento
Dissertação
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Machado, Katiana
Orientador
Coorientador
Resumo
A bicicleta é o elemento visual que guia o percurso desta dissertação, cujo tema é a obra do artista Joinvilense Juarez Machado, que apesar da notoriedade nacional, tem recebido pouca atenção em estudos acadêmicos. O objetivo é demonstrar como Machado incorpora referências e técnicas da história da arte em sua produção, revelando nuances de sua jornada artística ao longo do tempo, por meio da abordagem de aspectos fundamentais de sua obra: a iconografia da bicicleta; o gênero do autorretrato e o ateliê do artista; a presença do clássico em aspectos formais, como a importância dada ao desenho e a correção anatômica e em temas como as ninfas e as três graças; seus deslocamentos geográficos; e a sempre presente musa Joinville. A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória, qualitativa; tomando como fontes, as bibliografias sobre o artista em artigos, catálogos; mas igualmente entrevistas e vídeos com seus depoimentos; e selecionando com fontes documentais obras em desenho, pintura e escultura. A análise revelou que a obra de Juarez Machado combina elementos clássicos e modernos explorando sua interação com temas clássicos, contemporâneos e locais, enriquecendo o entendimento sobre sua produção artística.
Abstract
The bicycle is the visual element that guides the course of this dissertation, whose theme is the work of the Joinville artist, Juarez Machado, who despite his national notoriety, has yet to receive much attention in academic studies. The objective is to demonstrate how Machado incorporates references and techniques from art history into his production, revealing nuances of his artistic journey over time, through his approach to fundamental aspects of his work: the iconography of the bicycle; the genre of the self-portrait and the artist's studio; the presence of the classic in formal elements, such as the importance given to design and anatomical correction and in themes such as nymphs and the three graces; their geographic displacements; and the ever-present muse, Joinville. The research is characterized as basic, exploratory, and qualitative; taking as sources the bibliographies about the artist in articles and catalogues; interviews and videos with their testimonies; and selecting works in drawing, painting, and sculpture from documentary sources. The analysis revealed that Juarez Machado's work combines classic and modern elements, exploring their interaction with classical, contemporary, and local themes, enriching the understanding of his artistic production.
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