Micropoéticas de mulheres no teatro de animação
Tipo de documento
Tese
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Viana, Joana Vieira
Orientador
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa tem como tema principal, as mulheres no teatro de animação brasileiro atual e tem como objetivo entender de que forma as questões de gênero, vivenciadas pela pesquisadora e artistas selecionadas, estão entrelaçadas em suas obras artísticas. Investiga os percursos históricos das mulheres no Brasil e como suas lutas por igualdade de direitos sociais vêm ganhando espaço nos últimos tempos, principalmente com a formação de redes de afeto e apoio. A metodologia apoia-se na teoria crítica feminista e quanto à abordagem, é qualitativa e quantitativa, com objetivo exploratório e descritivo. Para tanto, estabelece: 1) revisão bibliográfica, com ênfase no tema; 2) acompanhamento das ações da Rede de Bonequeiras Brasileiras; 3) mapeamento das bonequeiras brasileiras por meio de questionário on-line, traçando perfis quantitativos relativos a marcadores sociais (idade, cor, classe, gênero e localidade onde atuam); 4) seleção e análise de dois espetáculos, uma passagem (cena) e três vídeos-poesia de teatro de animação; 5) realização de entrevistas e conversas com as artistas; e 6) a busca por uma poética própria, entrelaçando vivências pessoais, criações artísticas e escrita performativa.
Abstract
This research's main theme is women in current Brazilian animation theater and aims to understand how gender issues, experienced by the researcher and selected artists, are intertwined in their artistic creations. It investigates the historical paths of women in Brazil and how their struggles for equal social rights have been gaining ground in recent times, mainly with the formation of networks of affection and support. The methodology is based on feminist critical theory and the approach is qualitative and quantitative, with an exploratory and descriptive objective. To this end, it establishes: 1) bibliographic review, with emphasis on the topic; 2) monitoring the actions of the Rede de Bonequeiras Brasileiras; 3) mapping of brazilian puppeteers through an online questionnaire, outlining quantitative profiles related to social markers (age, color, class, gender and location where they work); 4) selection and analysis of two shows, a passage (scene) and three animated theater video poems; 5) conducting interviews and conversations with the artists; and 6) the search for one's own poetics, intertwining personal experiences, artistic creations and performative writing.