Navegando por Assunto "Ensino de História"
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Artigo Acesso restrito A lei 10.639/03 e o livro didático : implicações para o ensino de história(2023) Silva, Ilson Ferreira daConquista do movimento negro e dos demais movimentos antirracistas do Brasil, a Lei 10639/03 completou 20 anos em 2023. Ela trouxe consigo a necessidade de mudanças no modo de pensar e organizar o conhecimento em sala de aula, tornando-se um marco na introdução de um tema pouco presente, até então, no universo escolar: o reconhecimento da importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. Para atingir aos objetivos da lei, o livro didático exerce um papel central, pois, ele constitui-se em um importante instrumento viabilizador, uma vez que é uma das principais fontes de informação utilizadas pelos professores e alunos em sala de aula. Assim, a abordagem adequada do conteúdo relacionado à história e cultura afro-brasileira e africana é essencial para o cumprimento da legislação. Este artigo analisou os livros didáticos de História do 6º e dos 7º anos, selecionados para as escolas municipais do município Palhoça/SC para o período de 2020 até 2023, com o objetivo de compreender de que modo este material pedagógico inclui os temas da Lei, tanton os textos quanto nas imagens e ilustrações que compõem a obraDissertação Acesso aberto Personagens femininas nos conteúdos dos livros didáticos: a (in)visibilidade das mulheres africanas e afrodescendentes do século XIX na luta pela abolição da escravidão.(2023) Ronchi, KarineleO objetivo deste trabalho é investigar como as mulheres negras são representadas nos livrosdidáticos de história do segundo ano do Ensino Médio, nos capítulos que tratam da história do abolicionismo no Brasil e desenvolver um material de apoio disponibilizado através de QR CODE para a inclusão da história destas personagens aos estudos da disciplina de história. Adelina, a Charuteira; Luiza Mahin; Maria Felipa de Oliveira; Maria Firmina dos Reis; Mariana Crioula; Tia Simoa e Zeferina, serão as mulheres estudadas nesta pesquisa. As mulheres negras, africanas ou afro-brasileiras sofrem uma dupla subjugação estrutural, por serem mulheres e por serem negras, tema que vêm sendo questionado há décadas e paulatinamente ocorrendo relativos avanços, tanto na historiografia, quanto na inserção desses sujeitos nos livros didáticos. Para desenvolver essa pesquisa, foram analisados livros didáticos e foi desenvolvida uma pesquisa de campo, através de questionário respondido por docentes, que possuem conhecimento ou experiência no recorte de conteúdo proposto por este trabalho, no qual se evidenciou essa invisibilidade e, portanto, reforçou a relevância e atualidade do tema aqui desenvolvido. Essa dissertação está organizada em quatro capítulos: o primeiro capítulo faz uma abordagem sobre os livros didáticos de história e a representação de personagens negros; o segundo capítulo trata do tema de gênero com enfoque nas mulheres negras nos livros didáticos; o terceiro capítulo apresenta a pesquisa de campo; e no quarto capítulo trata-se da análise da história das mulheres africanas e afrodescendentes nos livros didáticos, seguido do desenvolvimento do produto final e sua aplicabilidade através da ferramenta do QR CODE.