Curso de Administração Empresarial

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/25

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Planejamento estratégico : uma proposta para o Hotel Maristela
    (2023) Coral, Samuel Zanette
    A expansão do turismo na região da Serra Catarinense refletiu no aumento dos hotéis e pousadas, acirrando a concorrência e demandando serviços diferenciados para as empresas do ramo destacarem no mercado. Sendo assim, levantou-se a questão sobre como desenvolver um planejamento estratégico para o Hotel Maristela, levando em consideração suas características como um empreendimento familiar na região da Serra Catarinense, a fim de fortalecer sua posição no mercado e enfrentar os desafios do setor hoteleiro. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para o Hotel Maristela. A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa e quantitativa, principalmente por meio de conversas informais com os sócios e um questionário realizado com hóspedes do hotel. A pesquisa teve início com uma contextualização histórica sobre o hotel e sua relevância como destino turístico na região. Após isso, foram identificadas as oportunidades e ameaças presentes no setor hoteleiro local. Por meio da análise SWOT, foram identificados os pontos fortes e fracos do hotel. Com base nessas análises, foram estabelecidos objetivos de marketing, clientes, infraestrutura, finanças, e desenvolvido um plano de ação em diversas áreas. Dessa forma, pode-se concluir que os objetivos geral e específicos foram alcançados, onde espera-se que as recomendações apresentadas impulsionem o Hotel Maristela, promovendo melhorias na gestão, nos serviços prestados e nos resultados financeiros. Além disso, recomenda-se a monitoração de indicadores de desempenho a fim de avaliar o progresso e realizar ajustes necessários.
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Limitacões da inovacão no mercado imobiliário : a busca pela Inovacao em uma imobiliária da região norte de Santa Catarina
    (2022) Rosa, Larissa Helena
    O dinamismo mercadológico atual demanda das empresas uma constate busca por modernização. É comum que, ao pensarmos em conceitos ligados a atualização de mercado, soluções de inovações tecnológicas nos venham a mente. No entanto, existem segmentos de mercado de natureza majoritariamente burocrática que anseiam por um progresso além deste, como é o caso do mercado imobiliário. Diante deste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de descrever o conceito de inovação, analisar o contexto mercadológico de uma agência imobiliária atuante em Joinville e região, elaborar e propor ideias de implementação de estratégiasinovadoras que transcendem ao âmbito tecnológico. As soluções apresentadas no presente trabalho foram idealizadas a partir da vivência e conhecimento da autora ao decorrer da graduação em Administração Empresarial e tem como diretriz a facilidade da aplicabilidade das mesmas, de maneira a torná-las constantes e efetivas. Solidificando que, independente do ramo de atuação da empresa, uma das melhores esferas para uma definitiva melhora no desempenho dela é a da maneira e condução em que se da o atendimento ao cliente.