Curso de Administração Empresarial
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Relatório de estágio Acesso aberto Planejamento estratégico : uma proposta para o Hotel Maristela(2023) Coral, Samuel ZanetteA expansão do turismo na região da Serra Catarinense refletiu no aumento dos hotéis e pousadas, acirrando a concorrência e demandando serviços diferenciados para as empresas do ramo destacarem no mercado. Sendo assim, levantou-se a questão sobre como desenvolver um planejamento estratégico para o Hotel Maristela, levando em consideração suas características como um empreendimento familiar na região da Serra Catarinense, a fim de fortalecer sua posição no mercado e enfrentar os desafios do setor hoteleiro. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para o Hotel Maristela. A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa e quantitativa, principalmente por meio de conversas informais com os sócios e um questionário realizado com hóspedes do hotel. A pesquisa teve início com uma contextualização histórica sobre o hotel e sua relevância como destino turístico na região. Após isso, foram identificadas as oportunidades e ameaças presentes no setor hoteleiro local. Por meio da análise SWOT, foram identificados os pontos fortes e fracos do hotel. Com base nessas análises, foram estabelecidos objetivos de marketing, clientes, infraestrutura, finanças, e desenvolvido um plano de ação em diversas áreas. Dessa forma, pode-se concluir que os objetivos geral e específicos foram alcançados, onde espera-se que as recomendações apresentadas impulsionem o Hotel Maristela, promovendo melhorias na gestão, nos serviços prestados e nos resultados financeiros. Além disso, recomenda-se a monitoração de indicadores de desempenho a fim de avaliar o progresso e realizar ajustes necessários.Relatório de estágio Acesso aberto Empreendedorismo feminino : o perfil de mulheres empreendedoras na Grande Florianópolis(2023) Mozer, Josilaine AparecidaO objetivo desta pesquisa é investigar e conhecer o perfil das mulheres empreendedoras da Grande Florianópolis. A metodologia aplicada classifica-se como aplicada; no que trata dos objetivos compreende-se como descritiva; quanto à abordagem é quantitativa e qualitativa; no que diz respeito aos procedimentos, bibliográfica e de levantamento. No que concerne ao instrumento de coleta dos dados, foi utilizado o questionário contendo 22 perguntas fechadas e duas perguntas abertas. Ele foi aplicado a uma amostra de 60 empreendedoras da Grande Florianópolis. Os dados foram exportados para o software Excel 2013 e os resultados foram apresentados na forma de gráficos e tabelas para análise e discussão. Os resultados mostraram que o perfil socioeconômico predominante da amostra é de mulheres casadas, que possuem pós-graduação, estão na faixa etária de 39 a 45 anos e de 46 a 52 anos e tem uma renda mensal entre R$ 3.001 e R$ 4.500. Além disso, a maioria não possui filhos. Quanto à participação na composição da renda familiar, a maioria das empreendedoras é responsável pelo total das despesas mensais da casa. Em relação à motivação para empreender, a autorrealização e a felicidade foram apontadas como a principal motivação para empreender, seguidas pelo potencial financeiro do negócio, necessidade econômica e oportunidades de mercado. Os principais desafios relatados pelas mulheres empreendedoras na Grande Florianópolis incluem a dupla jornada de trabalho, a falta de tempo para a família e a falta de recursos financeiros. Em relação às expectativas quanto às políticas de incentivo, as empreendedoras mencionaram a necessidade de maior acesso a informações e redes de apoio, incentivos financeiros, políticas públicas específicas, presença de referências femininas, capacitação pessoal e eventos que promovam networking e compartilhamento de experiências.Relatório de estágio Acesso aberto Relatório de estágio obrigatório : registro de indicações geográficas como diferencial competitivo para as organizações(2023) Vieira, Débora de Souza PereiraA propriedade intelectual desempenha um papel de grande relevância para o mundo contemporâneo, sendo considerada um dos pilares da economia globalizada e abrangendo um campo de estudo multidisciplinar. Nesse contexto, é oportuno e necessário estudar o registro de indicações geográficas como meio de desenvolvimento, abarcando não apenas aspectos econômicos, mas também sociais, políticos, éticos, ambientais e culturais. Assim, a presente pesquisa objetivou verificar se o registro de Indicações Geográficas junto ao órgão competente caracteriza-se como diferencial competitivo para as organizações, impactando na gestão estratégica e nos processos decisórios cotidianos. Ressalta-se que a metodologia empregada se caracterizou como qualitativa, exploratória, bibliográfica e conclusiva, sendo que a amostra analisada em profundidade se constituiu por 2 elementos. Como resultados, foram apresentados, brevemente, os registros de indicações geográficas realizados pelo INPI até a data de realização da pesquisa, comprovando seu crescimento significativo e destacando as indicações geográficas catarinenses registradas. Após, foi realizada análise aprofundada das indicações geográficas catarinenses Vales da Uva Goethe (indicação de procedência) e Região de Corupá (denominação de origem), demonstrando os impactos positivos nas respectivas regiões após a concessão do registro. E, por fim, foram expostas as perspectivas para o futuro, por meio da indicação dos pedidos de registro em trâmite no INPI, bem como da apresentação de potenciais indicações geográficas catarinenses.Relatório de estágio Acesso aberto Análise e sugestões de posicionamento e estratégia de marca e de marketing da emresa Guapeco : plano de saúde para animais de estimação(2022) Rodrigues, Martha FrancinyA demanda por serviços focados na saúde e no bem-estar de animais de estimação vem crescendo ano após ano no Brasil. Com o aumento do zelo de tutores por seus pets a necessidade de planos de saúde para animais de estimação se tornou cada vez mais latente, levando ao surgimento das primeiras empresas nesse setor, as quais apresentam ao mercado soluções diferentes para um mesmo problema: diminuir os impactos financeiros que cuidados com a saúde e o bem-estar de animais de estimação podem trazer para o orçamento das famílias de seus tutores. O objetivo central do trabalho é analisar a atuação da empresa Guapeco - Plano de Saúde Para Animais de Estimação sob a perspectiva do posicionamento e estratégia de marca e marketing. Propõe-se, assim, realizar sugestões a respeito de como a empresa pode aprimorar seu posicionamento de marca e aumentar seu número de clientes ativos através de estratégias de marketing.Relatório de estágio Acesso aberto O objetivo geral deste trabalho é propor a organização da função financeira de uma startup(2022) Cabral, Maria Eduarda SchmidtO objetivo central deste estudo é propor a organização da função financeira de uma startup, tendo como objetivos específicos propor rotinas financeiras, diagnosticar as atividades financeiras desenvolvidas na empresa e identificar e distribuir as atividades de tesouraria e controladoria da empresa. A partir de aplicação de procedimentos metodológicos foi realizado uma proposta para melhor organização da empresa nessa área. Foi realizado uma pesquisa exploratória usando técnicas de pesquisa documental.Relatório de estágio Acesso aberto Planejamento estratégico da empresa Greenhouse Suculentas(2022) Baldança, Lavínia SamborskiO presente estudo possui dois momentos a serem apresentados. O primeiro com foco na análise do ambiente em que a empresa de plantas ornamentais Greenhouse Suculentas está inserida, bem como as características que ela apresenta como organização. Para obtenção de dados para análise, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória com entrevista em profundidade com clientes e sócios da empresa. A partir disso, apresenta-se o segundo momento do trabalho, que consiste na criação e proposta de aplicação de um modelo de planejamento estratégico para a empresa estudada. Com os dados obtidos e analisados, foi possível definir a base estratégica corporativa; compreender os ambientes externo e interno; estabelecer o plano de ação para as diferentes áreas abordadas e expor métodos para o controle e avaliação de resultados. Deste modo, o maior enfoque deste trabalho foi contribuir de maneira significativa no gerenciamento da empresa a partir da coleta e análise de dados, maximizando recursos, minimizando custos, otimizando processos e gerando oportunidades de crescimento para a mesma.Relatório de estágio Acesso aberto Varejo no atendimento ao cliente : caso Adidas(2022) Platt, Larissa CostaEste estudo tem como objetivo identificar estratégias na gestão de clientes, adotadas pela empresa Adidas. Para tal são apresentadas ferramentas utilizadas na gestão de clientes, as motivações e expectativas dos consumidores em busca do Customer Relationship Management(CRM). Além de utilizar e aplicar as práticas estudadas nas aulas de marketing como técnicas de pesquisa, conceitos de marketing, para correlacionar os resultados com a pesquisa e concluir o trabalho. A abordagem metodológica utilizada é a pesquisa qualitativa descritiva. A classificação da pesquisa quanto ao objetivo é caracterizada como exploratória. A técnica de amostragem utilizada foi a não-probabilística por conveniência. Os dados foram coletados de fontes primárias e secundárias. Os principais resultados apontaram, quais são as maiores motivações dos clientes em busca do CRM, suas satisfações, insatisfações e expectativas. Além de apresentar as sugestões de melhoria para a loja e na forma de comunicação com os clientes.Relatório de estágio Acesso aberto Gestão por processos e controle organizacional : estudo da Az Construções(2022) Corletto, João VitorA gestão por processos tem o objetivo de aumentar a eficiência organizacional através da identificação, desenho, execução, controle e melhoria dos processos vigentes, para que os resultados almejados no planejamento estratégico sejam alcançados. Dessa forma, obtém maior controle sobre a qualidade de execução de suas atividades, que serão acompanhadas constantemente para identificação de melhorias. O controle organizacional é um mecanismo utilizado nas empresas que buscam uma coordenação das atividades e uma padronização das mesmas, com o intuito do aumento da qualidade de execução. Uma redução de erros e um aumento da eficiência por parte dos trabalhadores também é esperada com a utilização deste modelo. O intuito deste trabalho é o entendimento geral da gestão por processos e do controle organizacional na AZ Construções, apresentando melhorias para os processos analisados como críticos, que devem trazer um retorno de eficiência sobre os já realizados atualmente. A AZ Construções atravessa um momento de expansão, do qual precisa se preparar internamente para suprir a demanda que será exigida da mesma nas próximas etapas de sua história. Com esse estudo detalhado e a documentação do que é realizado na empresa, é possível verificar qual seu grau de organização, preparando-a para os desafios que estão por vir. Para tal, foram aplicadas técnicas de coletas de dados com análise documental, de entrevistas e observações, como também pesquisa bibliográfica e pesquisa eletrônica para embasamento na parte teórica e dados atuais, respectivamente.