Especialização em Educação Inclusiva (EDIN)
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/70
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Artigo Acesso restrito A lei 10.639/03 e o livro didático : implicações para o ensino de história(2023) Silva, Ilson Ferreira daConquista do movimento negro e dos demais movimentos antirracistas do Brasil, a Lei 10639/03 completou 20 anos em 2023. Ela trouxe consigo a necessidade de mudanças no modo de pensar e organizar o conhecimento em sala de aula, tornando-se um marco na introdução de um tema pouco presente, até então, no universo escolar: o reconhecimento da importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. Para atingir aos objetivos da lei, o livro didático exerce um papel central, pois, ele constitui-se em um importante instrumento viabilizador, uma vez que é uma das principais fontes de informação utilizadas pelos professores e alunos em sala de aula. Assim, a abordagem adequada do conteúdo relacionado à história e cultura afro-brasileira e africana é essencial para o cumprimento da legislação. Este artigo analisou os livros didáticos de História do 6º e dos 7º anos, selecionados para as escolas municipais do município Palhoça/SC para o período de 2020 até 2023, com o objetivo de compreender de que modo este material pedagógico inclui os temas da Lei, tanton os textos quanto nas imagens e ilustrações que compõem a obraArtigo Acesso restrito Educação para as relações étnico-raciais : o Youtube como ferramenta pedagógica na construção da identidade negra(2023) Decezaro, FranciscoO Brasil apresenta uma diversidade de povos e aspectos culturais. Sendo a escola um espaço de concentração de pessoas, se reconhece a necessidade de trazer para o contexto da sala de aula discussões a respeito dessas diferentes culturas. Considerando o grande interesse dos adolescentes e jovens pelas mídias sociais, este artigo teve como objetivo principal identificar a possibilidade do uso de uma delas como ferramenta pedagógica na construção da identidade negra: o Youtube, categorizada por Hakam et al. (2014) como uma comunicação de conteúdo. A primeira parte deste artigo apresenta uma análise da legislação sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais, principalmente a partir de Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003, bem como do Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Fundamental. Em seguida, explora os canais Canal Preto, Gabi Oliveira e Papo de Pretas. Concluímos que o Youtube pode ser uma ferramenta pedagógica para a construção da identidade negra de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, já que oportuniza a aproximação dos conteúdos da realidade vivenciada por eles.Artigo Acesso restrito Inclusão e a formação inicial e continuada de professores(2023) Vianna, Herlene Melo CruzO artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o processo deformação inicial e continuada de professores, considerando as dificuldades da realidade vivida em sala devido aos novos desafios trazidos pela inclusão. Em um primeiro momento, discute a diversidade encontrada dentro de sala de aula e o papel da escola para que a inclusão se concretize na prática. Posteriormente, aborda a importância do processo de formação inicial e continuada para a construção de uma educação plural e democrática. Esperamos que esse estudo contribua para uma reflexão deste tema que é significativo para a sociedade.