Inclusão e a formação inicial e continuada de professores

Tipo de documento

Artigo

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso restrito

Centro

CEAD

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Editora

Autor

Vianna, Herlene Melo Cruz

Orientador

Bastian, Tânia Mara de

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o processo deformação inicial e continuada de professores, considerando as dificuldades da realidade vivida em sala devido aos novos desafios trazidos pela inclusão. Em um primeiro momento, discute a diversidade encontrada dentro de sala de aula e o papel da escola para que a inclusão se concretize na prática. Posteriormente, aborda a importância do processo de formação inicial e continuada para a construção de uma educação plural e democrática. Esperamos que esse estudo contribua para uma reflexão deste tema que é significativo para a sociedade.

Abstract

The article presents a bibliographic review on the process of initial and continued teacher training, considering the difficulties of the reality experienced in the classroom due to the new challenges brought about by inclusion. At first, it discusses the diversity found within the classroom and the role of the school for inclusion to materialize in practice. Subsequently, it addresses the importance of the initial and continuing training process for the construction of a plural and democratic education. We hope that this study contributes to a reflection on this topic, which is significantfor society.

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil