Centro de Artes, Design e Moda (Ceart)

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    Artigo Acesso restrito
    Biopigmentação bacteriana em celulose de kombucha: um experimento laboratorial
    (2023) Luiz, Milena Sartor
    Em face da crise ambiental e climática que afeta os seres vivos, faz-se necessário o estudo de métodos de inovação para o tingimento de artigos têxteis, como substituição para processamentos poluentes. Diante disso, o presente trabalho visa explorar o potencial da pigmentação de microrganismos aplicada em um material orgânico e biodegradável, como uma possível alternativa à tinturaria têxtil tradicional. Para alcançar o proposto, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa. Um experimento laboratorial foi conduzido na tentativa de se obter biopigmentos derivados de bactérias para aplicação em amostras de celulose provenientes da fermentação de Kombucha. Todavia, limitações impediram a produção de soluções satisfatórias. Apesar de insuficientes, esses resultados permitiram avançar na discussão sobre processos alternativos e não poluentes para o tingimento de artigos têxteis, ao passo em que possibilitaram o entendimento de que a biopigmentação pode ser uma alternativa para a coexistência simbiótica entre a indústria têxtil e os ecossistemas que a cercam.
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    Artigo Acesso restrito
    A importância da implementação de políticas de compliance na indústria da moda: uma discussão inicial
    (2023) Battisti, Marcela Machado
    O presente artigo tem como objetivo explorar como a implementação de práticas de Compliance na Indústria da Moda podem contribuir para o crescimento sustentável desse setor econômico, minimizando potenciais questões jurídicas relacionadas à conformidade com a legislação e evitando problemas legais decorrentes de comportamentos dissonantes com os princípios jurídicos. A crescente necessidade das empresas da indústria da moda de se adequarem às normas legais e éticas é de extrema relevância, aspirando o fortalecimento da confiança entre marca e seu público-alvo. A metodologia adotada para desenvolver este trabalho se baseia em uma revisão bibliográfica exploratória sobre os conceitos fundamentais de Compliance e do Fashion Law (em português, Direito da Moda), bem como seus benefícios e desafios da implementação na Indústria. Os principais resultados alcançados com esta pesquisa são entender como a adoção dessas políticas pode influenciar positivamente na gestão das empresas do setor da moda, promovendo um crescimento sustentável e minimizando potenciais problemas legais. Além disso, espera-se que este estudo possa servir como referência para outras empresas que desejam implementar ou aperfeiçoar suas práticas de compliance e governança corporativa. Considerando a relevância econômica do setor da moda e os desafios enfrentados por ele no que tange a conformidade legal, o estudo se mostra pertinente, podendo contribuir tanto para o campo acadêmico quanto para a prática empresarial, nos âmbitos do Direito e da Moda.
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    Monografia Acesso aberto
    Memórias fotográficas
    (2023) Kair, Vandaci Magagnin
    Com o advento da fotografia o ser humano acreditou que era possível capturar o tempo e aumentar a sensação de controle, dando a impressão de congelar por um momento o “para sempre”. Com essa pesquisa, pretendo mostrar um pouco sobre a contribuição das imagens como ferramenta para a descrição de tempo e espaço, usando a fotografia como uma metáfora de memória. Compreender as questões que envolvem a fotografia como parte essencial da memória é refletir sobre o que capturamos e o que não capturamos. É perceber o fragmento como um elemento subjetivo de cada olhar na construção da imagem fotográfica. Para isso, apresento aqui nessa pesquisa também a experiência com a Ong Centro de Educação Popular - CEDEP, onde aconteceu a oficina sobre Memórias Fotográficas. O trabalho buscou refletir através dos participantes o quanto a fotografia se tornou um elemento importante na construção da vida no contemporâneo, bem como na memória do passado.
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    Monografia Acesso aberto
    Escrevo como quem manda cartas de amor
    (2023) Lucas, Silvia Carolina
    “Escrevo como quem manda cartas de amor.” A partir deste trecho da música Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, do rapper Emicida, pretendo escrever sobre tudo o que pra mim significa amor e que me atravessa, aquilo que em algum momento me fez transbordar afeto. O que fez com que eu me tornasse quem sou foi o elo de todas as pessoas e coisas que me transpassam. Desde os meus romances, minha família, meus brinquedos de infância, músicas, filmes e livros. Pensando em como relembrar e retratar estes afetos, sobretudo levando em conta a ausência da representação dos afetos de pessoas negras, realizo proposições poéticas e escritas a partir destas situações que me afetaram. Este trabalho, portanto, é composto de pinturas, desenhos, publicações e escritos que tem como ponto de partida meus afetos e como estes são responsáveis pela forma com a qual lido com o amor e por quem eu me tornei hoje. Os escritos tomam principalmente a forma de cartas que são escritas de um lugar íntimo e subjetivo, endereçadas para meus afetos e permeadas pelas minhas afecções.
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    Monografia Acesso aberto
    Doa-me uma memória
    (2023) Branga, Raquel Schutz
    O presente trabalho é apresentado como finalização do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida o projeto artístico “Doa-me uma memória” que foi desenvolvido na disciplina de Curadoria com a Professora Regina Melim, consiste em uma chamada para ocorrer uma troca, inicio doando uma memória minha, e quem quisesse poderia doar uma memória sua de volta. O projeto aconteceu de forma remota, por meio do Google Forms, e desta forma as memórias foram doadas. As memórias que permeiam o trabalho são memórias pessoais, memórias doadas, memórias capturadas de antigos filmes filmados em VHS de arquivos pessoais, memórias de tempos que se passaram, de tempos que foram construídos, e de tempos somente. O tcc é composto por 2 partes, em que a primeira consiste num livro de artista, dividido em 5 capítulos, intitulados: Uma memória, Memórias de infância, Memoriar, Tempo empoleirado, Tempo atemporal. Uma memória é constituído por memórias que foram doadas, e produções visuais feitas a partir destas memórias. Memórias de infância traz a nostalgia como plano de fundo e conversa com quem lê, através de fotografias de objetos pessoais de minha infância. Memoriar é um capítulo que traz a experiência de monitoria de uma disciplina de licenciatura dentro da faculdade, e dialoga com a psicologia e o conceito de memória. Tempo empoleirado é a poeira das casas de nossas avós, as memórias e lembranças que vivem dentro daquele tempo específico. Tempo atemporal e as diferentes formas de tempo, capítulo que brinca com a temporalidade, muito baseada em reflexões de Ricardo Basbaum. A segunda parte agrupa algumas proposições educativas ligadas aos capítulos. E para a construção deste trabalho, foram feitos diálogos com artistas e autores como Anna Maria Guash, Ricardo Basbaum, Svetlana Boym, Elida Tessler, Yoko Ono e Sophia Brightwell.
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    Monografia Acesso aberto
    Fazeres especiais: memória, arte e docência
    (2023) Pedrini, Monica da Silva
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Fazeres especiais: memória, arte e docência” estabelece diálogos com as memórias e produções das mulheres de minha família e tem por objetivo salientar a importância e o pertencimento do artesanato na arte, bem como, enfatizar sua potência no ensino de artes visuais na educação básica. Partindo do conceito de fazeres especiais, formulado pela autora Ivone Mendes Richter (2008), e de entrevistas com minhas avós, discorro sobre minhas memórias relacionadas aos lares familiares, lugares repletos de artesanatos. Ancorada na perspectiva da Cultura Visual, e em conversa com autores como Belidson Dias (2011), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), analiso o desvalor presente na dualidade arte/artesanato. Ressalto, também, a importância das técnicas manuais, que se fazem presentes tanto na geração de renda familiar quanto no cenário da arte contemporânea. Por fim, relato minhas experiências e práticas artísticas durante a pandemia de COVID-19, e como elas se desdobraram em um projeto de estágio docente realizado com a turma 211 do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Assim, partindo de entrevistas, diálogos com autores e experiência docente, reafirmo a importância do artesanato como forma legítima de arte, o qual desenvolve uma linguagem e expressão própria.
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    Monografia Acesso aberto
    Da criança ao artista: um diário sobre a minha história na arte e como a infância moldou minha visão criativa
    (2023) Marques, Marta Maria
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo de se tornar uma espécie de Diário do Artista, com uma linguagem pessoal e assuntos intimistas. Aqui abordarei toda minha trajetória na arte, desde a infância até a vida adulta; também me aprofundar em assuntos como gostos pessoais, autoconhecimento como neuro divergente e trajetória na internet, desde o anonimato à experiência de figura pública.
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    Monografia Acesso aberto
    Um olhar sobre vivência e TDAH: artes visuais e saberes
    (2023) Nasser, Maristela Scheitel Gomes
    O trabalho apresenta uma perspectiva sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) por alguém que possui o diagnóstico. Falarei de ensino-aprendizagem da perspectiva de outros estudantes com TDAH e de possíveis caminhos para incluir e acolher esses estudantes em seu percurso educativo, usando de uma pesquisa online para gerar interação com esse grupo. Também trago a vivência através de imagens e processos artísticos.
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    Monografia Acesso aberto
    Atelier superior de artes e técnica (Vkhutemas): contribuições para a pedagogia histórico-crítica
    (2023) Canal, Maria Heloísa
    O Atelier Superior de Artes e Técnica (Vkhutemas) foi uma instituição russa que promoveu ao proletariado educação democrática, gratuita e a nível superior com intuito de formar artistas, arquitetos e designers que produzissem a arte deste novo período que se iniciava, o pós-revolução Russa. Devido ao pouco conhecimento sobre esta instituição no Brasil e, por conseguinte, ao pouco material escrito, o objetivo do trabalho é fazer um levantamento bibliográfico do que se tem escrito no Brasil sobre o assunto e, através deste levantamento, selecionar no conteúdo escritos sobre ela, elementos que possam ser utilizados no ensino de artes, sob o viés de ensino pensado pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para fazer esta pesquisa, utilizou se do método de análise do Materialismo Histórico-Dialético, e pesquisou-se em sites como: Scielo, Portal CAPES, Scielo e Academia.Edu, bem como no Google e Google Acadêmico, através da palavra-chave “Vkhutemas”. Como resultados foram encontrados 18 trabalhos, sendo eles divididos em Livro, Teses, Dissertações, Monografia, Artigos científicos, Artigos de Revistas e tradução de um discurso. Através destes trabalhos, selecionou-se alguns para identificar contribuições para o ensino de artes atual, tendo como norte a PHC, que defende o ensino de conteúdos cientificamente, filosoficamente e artisticamente elaborados para formação de conceitos para a humanização e como ferramentas para a emancipação humana. A partir dos trabalhos selecionados, pode-se sugerir a incorporação do conteúdo em si desenvolvido na instituição, como o construtivismo, para os conteúdos ensinados no ensino básico e superior, bem como o desdobramento a partir dos Estudos Propedêuticos Desenho, Cor, Espaço e Volume de conteúdos básicos, teóricos e práticos, para formação dos estudantes no contexto atual e com componentes atualizados, o que pode ser aprofundado a partir de outras pesquisas em trabalhos futuros. Outra contribuição colhida a partir do estudo da escola, e que reforça pressupostos da PHC, é o ensino que coloca a análise da realidade concreta, como com o estudo das condições econômicas em que se está inserida a produção, como ponto central para se entender as condições de vida, também como caminho para a emancipação humana da sociedade de classes. Entende-se que as proposições deste ensino aplicadas no contexto econômico atual não irão atingir patamares iguais aos alcançados no ensino da URSS, devido às questões fundantes de bases econômicas e sociais, contudo, podem mostrar o percurso e o horizonte para onde se deseja chegar.
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    Monografia Acesso aberto
    Me ateia
    (2023) Brito, Ligia Cristina de
    Me aTeia é um testemunho reflexivo sobre o percurso de tornar-me professora-artista. A trajetória de tornar-me professora, um exercício contínuo de alteridade, se dá na excepcionalidade dos Encontros. Do intuito de propor Encontros ímpares, nasce a proposição artística ‘Teia relacional’, que, nas ações inadvertidas de olhar, fazer nós, esticar, costurar, trançar, cair; evidencia jogos presentes nos emaranhamentos cotidianos. Por meio da ativação do dispositivo ‘Teia’, acionado entre nós e tramas em tecido elástico vermelho, em diferentes locais: universidade, escola, centro da cidade, batalha de rap e Eja Pop Rua, foi possível vivenciar novos arranjos de grupo, compreendendo que a qualquer tempo e espaço podem se formar novas composições. Essas, se convertem em tramas efêmeras de aprendizagem. O texto busca pinçar na minha trajetória como professora, algumas respostas no experienciar, ancorando-as em torno dos conceitos de espaço, tempo, corpo e olhar. A questão que permeia essa trajetória é: o que é possível ao processo de trabalhar em coletividades/grupos?