TCC (Teses e Dissertações)

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    Tese Acesso aberto
    Os saberes estatísticos do(a) professor(a) de matemática: um estudo a partir da formação inicial
    (2024) Rostirola, Sandra Cristina Martini
    As recentes mudanças do paradigma social de acesso à informação evocam que o cidadão do novo milênio possua competências cognitivas para interpretar a massa de dados a que é submetido cotidianamente, tomando decisões que impactarão na vivência de sua cidadania, tornando o conhecimento da estatística fundamental. Esses aspectos trazem a responsabilidade do desenvolvimento do letramento, do pensamento e do raciocínio estatístico para a escola e a seus professores. Contudo, é preciso conhecer a realidade da formação docente no que tange aos saberes estatísticos, corrigindo possíveis vulnerabilidades. Diante disso, esta tese de doutoramento objetivou investigar o contexto da formação inicial do(a) professor(a) de Matemática para o desenvolvimento de saberes estatísticos, entendendo suas perspectivas e suas fragilidades, a partir da hipótese de que as experiências cognitivas proporcionadas pelos formadores de professores, no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática, oportunizam a mobilização de saberes e aprendizagens estatísticas essenciais aos futuros professores de Matemática. Assim, a pesquisa, adotou uma abordagem com métodos mistos, por meio dos quais analisou algumas constituintes da formação inicial docente, em um contexto geral, e, posteriormente, em sua face particular. Nesse âmbito, a primeira parte da pesquisa buscou conhecer as tendências em formação estatística apontadas por um mapeamento sistemático de literatura, de informações curriculares e pedagógicas contidas em projetos pedagógicos de curso, e analisar o currículo implícito no Exame Enade. A segunda parte analisou multicasos envolvendo um professor e cinco licenciandos em Matemática de uma universidade pública e suas interações com os recursos relacionados à formação inicial docente por meio da Investigação Reflexiva, inerente à Abordagem Documental do Didático. Os métodos e as técnicas utilizadas se caracterizam por análises estatísticas (descritivas e inferenciais), Teoria da Resposta ao Item em seus Modelos de Três Parâmetros Logísticos e Resposta Nominal, associadas a concepções qualitativas-interpretativas, em uma atitude reflexiva. Os resultados apontam para um cenário em que não se distingue, ainda, em nível de diretriz legal, aspectos da Educação Estatística como medidas oficiais a serem cumpridas pelas instituições nos cursos de Licenciatura em Matemática. Contudo, algumas particularidades do conhecimento estatístico são apresentadas no Enade, recordando que estão presentes também nas diretrizes curriculares para a Educação Básica. No estudo de caso, é perceptível que o professor formador e as vivências das disciplinas colaboram para a instrumentalização de recursos que se transformarão nos documentos didáticos dos/as futuros/as professores/as, estando, esses, em transição.
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    Dissertação Acesso aberto
    Tessituras do estágio curricular supervisionado em educação física: um olhar no e para o cotidiano
    (2024) Bikel, Roque Luiz
    Esta pesquisa enfoca a questão da formação de professores de Educação Física, tendo como enfoque o contexto dos estágios curriculares supervisionados (ECS). O objetivo foi analisar o cotidiano do ECS, no interior de um curso de Licenciatura em Educação Física, a partir das relações existentes entre os participantes envolvidos e as instituições. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de objetivo exploratório que se valeu da observação participante e da entrevista semiestruturada como procedimento para compreender o fenômeno estudado, sendo utilizado como instrumento um diário de campo e um roteiro de entrevistas previamente elaborados. A análise de dados se baseou na codificação e, a partir da triangulação das fontes buscou-se problematizar e analisar a complexidade do objeto de estudo. Como resultados, destacou-se as relações entre Universidade e Escola ainda estão distantes na realização do estágio, onde os praticantes desempenham um papel crucial na mediação dessas relações, produzindo sentidos que carregam marcas de uma produção particular, o que impera em como esse praticante irá utilizar de táticas para negociar e moldar o espaço do ECS. Além disso, existem diferentes concepções de ECS pelos praticantes que retratam a organização, aproximação com o contexto profissional e relação teoria e prática. Nesse sentido, o lugar do ECS aparece vinculado a uma relação particular do praticante com o lugar em que ocupa. No entanto, foi consenso que o ECS se trata de um espaço de aproximação com a realidade da escola, sendo um lugar de aprendizado para a profissão. Ademais, trata-se de um espaço que carrega expectativas e representações particulares de cada praticante com o lugar em que ocupa e os novos que são assumidos com a chegada do estágio, os colocando em um ‘entre-lugar’. Os estagiários aparecem tendo o seu lugar/papel pautado sobre um espaço de aprendizado, vinculado ao semblante de estudante conferido pela Universidade, cujo custo sobre o empréstimo do lugar de professor na escola parece ser trazer a inovação. Quanto aos professores que acompanham o ECS verificou-se um duplo papel, tanto das orientadoras quanto dos supervisores, que buscam dar a tônica para o desenvolvimento profissional dos estagiários, incorporando novas camadas de significado sobre a multiplicidade de práticas. Por parte dos gestores notou-se a necessidade de mais pesquisas focadas em seu papel para além de âmbito burocrático. Além disso, foi identificado elementos pautados sobre um aprendizado profissional dos estagiários relacionado a escolhas, decisões e desafios próprios da profissão. Nesse processo, o estagiário lida com uma multiplicidade de informações, sendo constantemente exposto a diferentes elementos, dos quais, no andamento do ECS, vai selecionando e absorvendo aqueles que são mais relevantes ou necessários para seu desenvolvimento profissional. Por fim, o ECS foi visto como um processo dinâmico de negociação e adaptação, onde todos os praticantes utilizam táticas para moldar e reconfigurar elementos conforme as necessidades e objetivos, formando um tecido coeso de aprendizado e prática docente.
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    Dissertação Acesso aberto
    Intensificação do trabalho docente: uma análise das condições de trabalho dos professores de educação infantil
    (2024) Alencar, Karine Galindo de
    A dissertação compreendeu o esforço em sistematizar os estudos produzidos no período de (2020-2022) que analisaram os impactos do COVID-19 nas condições de trabalho dos professores da Educação Infantil. Conforme as informações sobre a pandemia da COVID-19 foram sendo divulgadas e amplamente discutidas, o mundo precisou passar por diversas modificações visando reduzir a disseminação da doença. Essas mudanças também foram necessárias na educação, acentuando o fenômeno da precarização e intensificação do trabalho docente. Em uma sociedade capitalista, o papel do Estado na produção destes fenômenos torna se ainda mais evidente com a implementação do Ensino Remoto na educação pública. O avanço da tecnologia com a Indústria 4.0 tem implicado na natureza das relações de trabalho e no setor educativo, transformando o trabalho docente. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar como os estudos revelam os impactos da COVID-19, no período de (2020-2022), no trabalho dos professores de Educação Infantil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento das produções acadêmicas divulgadas entre os anos de 2020 e 2022. A técnica de análise empregada no percurso investigativo consistiu na análise de conteúdo e as possíveis análises empreendidas foram fundamentadas nos preceitos marxistas presentes no materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciaram que o papel do Estado na produção do fenômeno de precarização durante a pandemia da COVID-19 foi acentuado por suas ações não proporcionarem as condições de trabalho necessárias para o professor desenvolver sua função. Houve igualmente impactos na educação, sendo os principais: uso do WhatsApp como uma plataforma digital para contatos, interação e envio de arquivos às famílias e crianças; acentuação do controle e monitoramento do trabalho docente e limitação da autonomia docente. Estes puderam ser relacionados às evidências de intensificação e precarização ocorridas no trabalho dos professores de Educação Infantil em virtude da implementação da Indústria 4.0. Em suma, neste estudo consta a caracterização dos impactos da COVID-19 no trabalho dos professores de Educação Infantil, presente nas produções acadêmicas investigadas.
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    Dissertação Acesso aberto
    Espoliação urbana e autoconstrução: o caso da ocupação Marielle Franco (Florianópolis – SC)
    (2024) Soares, Victória da Silva
    Este estudo tem como objetivo analisar o processo de autoconstrução na ocupação urbana Marielle Franco localizada no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis (SC), bem como as dinâmicas espoliativas vivenciadas pelos moradores. Destaca-se a autoconstrução como uma alternativa enfrentada pelas famílias de baixa renda para acessar o direito à moradia digna. A pesquisa, que adota uma abordagem qualitativa de estudo de caso, busca compreender as questões emergentes relacionadas à espoliação urbana e a autoconstrução na ocupação em estudo. Os principais métodos de coleta de dados incluem questionários e entrevistas semiestruturadas, além das fontes bibliográficas e documentais. Os resultados deste trabalho têm revelado um cenário desafiador no acesso precário e desigual à moradia em Florianópolis, acentuando a segregação socioespacial e contrariando a retórica da igualdade de acesso à cidade. Os resultados da pesquisa também evidenciam as disparidades socioespaciais e a constante luta pelo direito à moradia numa cidade autointitulada “Ilha da Magia”, trazendo à tona a constante da fuga do aluguel como variante proporcional no aumento de novas moradias na ocupação.
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    Dissertação Acesso aberto
    O intérprete educacional e os saberes necessários para a sua atuação nos anos finais do ensino fundamental
    (2024) Godoi, Jonas Bento de
    Este estudo teve como objetivo analisar quais saberes os Intérpretes Educacionais (IEs) utilizaram para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) em um período pós-pandêmico. Dispôs-se de objetivos específicos, encarregados de: elencar as dissertações e as teses relacionadas ao Intérprete Educacional (IE), publicadas entre 2013 a 2023; identificar os saberes utilizados pelos IEs nos anos finais do Ensino Fundamental do CA/UFSC; diferenciar todos os saberes identificados, bem como suas fontes de aquisição e formas de utilização; e discutir sobre a atuação do IE, sua presença em sala de aula e em todo o âmbito escolar. Metodologicamente, é uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de questões semiestruturadas e entrevistas realizadas com os IEs. Sua ferramenta analítica foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise, o corpus foi desconstruído, unitarizado, categorizado, descrito, argumentado/interpretado e elaborados metatextos, a fim de apresentar a dialogicidade do autor com a fala dos sujeitos investigados. Embasado em Tardif (2008), Saviani (1996), Pimenta (2005), Gauthier (2013) e Freire (2022), identificaram-se diversos saberes utilizados pelos IEs que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, compatíveis com a atuação dos docentes, conhecimentos importantes que guiam e aperfeiçoam suas práticas cotidianamente. Porém, a carência de uma formação específica para a interpretação educacional é nítida, refletida principalmente nos relatos de atuação no componente curricular de matemática. Mesmo os saberes pedagógicos suprindo algumas lacunas, urge pensar em uma formação específica para afagar a atuação dos IEs e garantir êxito no processo de ensino-aprendizagem de discentes surdos em escolas regulares inclusivas.
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    Dissertação Acesso aberto
    Lei geral de proteção de dados: impactos e desafios à política de informação
    (2024) Polimeno, Celso Domingos
    Este estudo tem como objetivo identificar a política de informação na Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e avaliar sua conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O principal objetivo é entender os desafios enfrentados pela Udesc na adaptação de sua política de informação à LGPD. Os objetivos específicos são: examinar as implicações da Sociedade da Informação na interpretação em evolução dos direitos fundamentais; descrever os princípios e procedimentos aplicáveis como um quadro teórico para a aplicação da LGPD na Administração Pública; identificar a política de informação da Udesc por meio da análise de documentos institucionais, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e alinhada com o propósito da LGPD; propor uma resolução que estabeleça as diretrizes a fim de fomentar uma política de informação mais adequada à Udesc em conformidade com os princípios da LGPD especificamente relacionadas aos direitos fundamentais. O referencial teórico abrange aspectos relacionados à Sociedade da Informação, aos direitos fundamentais de acesso à informação, privacidade e proteção de dados pessoais. O estudo também aborda os primeiros passos em direção à regulamentação da internet no Brasil e, mais especificamente, a LGPD, seus fundamentos, princípios e aspectos e procedimentos aplicados à Administração Pública. Ênfase é dada aos conceitos de informação, dados, dados pessoais e dados sensíveis. Por fim, o estudo explora o regime de informação e sua importância na compreensão da política de informação, bem como sua relação com a LGPD. A metodologia da TFD foi escolhida para a coleta de dados, visando refinar os dados para entender o processamento de dados pessoais na UDESC e se sua política de informação está em conformidade com a LGPD. O resultado da pesquisa verificou que a política de informação na Udesc é insuficiente para garantir a conformidade com a LGPD. Há necessidade de aprimorar a governança da informação, implementar um programa de governança em privacidade e regras de boas práticas como parte integrante da política de informação da Udesc a fim de garantir a proteção dos dados pessoais. A análise revela o caminho a ser percorrido pela instituição para promover uma política de informação adequada aos princípios da LGPD e aos direitos fundamentais. Como produto de pesquisa, foi elaborado um projeto de resolução a ser submetido pelo Reitor à Câmara de Administração e Planejamento (CAP) do Conselho Universitário (CONSUNI) da UDESC. A resolução aborda a aplicação da LGPD, cria e regulamenta o funcionamento do Comitê de Governança de Privacidade de Dados e do Grupo de Trabalho para Adequação e Conformidade com a LGPD, e regula a atividade do Encarregado pela Proteção de Dados. A aprovação da resolução é recomendada como uma forma de adaptar a política de informação da UDESC à LGPD.
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    Tese Acesso aberto
    Protagonismo negro: da elaboração à formação de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (Florianópolis/SC 1994-2016)
    (2023) Santos, Carina Santigo dos
    Na presente pesquisa, inserida no campo da História do Tempo Presente, filiei-me ao intento de historicizar a trajetória de luta no campo educacional do Movimento Negro, especialmente dos militantes intelectuais do Núcleo de Estudos Negros (NEN) na cidade de Florianópolis entre 1994 e 2016. Defendi a tese de que tais militantes elaboraram um audacioso projeto de educação antirracista e desenvolveram suas etapas, constituindo sentidos de História. Estes militantes atuaram ativamente para a formatação de um pensamento negro em educação, com a formulação de uma pedagogia; eleição de um representante para a Casa Legislativa a fim de aprovar a Lei Municipal 4.446/94, para tornar obrigatório o ensino de história afro-brasileira; participação nos movimentos de estruturação dos currículos e participação nas formações continuadas de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e educação das relações étnico-raciais. A fontes de pesquisa foram depoimentos, acervos institucionais (documentos disponibilizados pela Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis), impressos como jornais e livros. As categorias de análise alicerçaram-se na mobilização de memória e dever de memória (RICOEUR, 2007; TRAVERSO, 2012), culturas políticas (BERSTAIN, 1988) e currículo como campo de disputa política e espaço-tempo de fronteira cultural (SILVA, 2010; MACEDO, 2006). Para compreender o cenário das relações raciais amparei-me nos debates e conceitos discutidos por Fanon (2008), Kilomba (2019), Almeida (2019), Hall (1999), entre outros/as. Como resultados obtidos observa-se a estruturação de um pensamento negro em educação e sentidos de História construídos na trajetória de luta antirracista.
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    Dissertação Acesso aberto
    Personagens femininas nos conteúdos dos livros didáticos: a (in)visibilidade das mulheres africanas e afrodescendentes do século XIX na luta pela abolição da escravidão.
    (2023) Ronchi, Karinele
    O objetivo deste trabalho é investigar como as mulheres negras são representadas nos livrosdidáticos de história do segundo ano do Ensino Médio, nos capítulos que tratam da história do abolicionismo no Brasil e desenvolver um material de apoio disponibilizado através de QR CODE para a inclusão da história destas personagens aos estudos da disciplina de história. Adelina, a Charuteira; Luiza Mahin; Maria Felipa de Oliveira; Maria Firmina dos Reis; Mariana Crioula; Tia Simoa e Zeferina, serão as mulheres estudadas nesta pesquisa. As mulheres negras, africanas ou afro-brasileiras sofrem uma dupla subjugação estrutural, por serem mulheres e por serem negras, tema que vêm sendo questionado há décadas e paulatinamente ocorrendo relativos avanços, tanto na historiografia, quanto na inserção desses sujeitos nos livros didáticos. Para desenvolver essa pesquisa, foram analisados livros didáticos e foi desenvolvida uma pesquisa de campo, através de questionário respondido por docentes, que possuem conhecimento ou experiência no recorte de conteúdo proposto por este trabalho, no qual se evidenciou essa invisibilidade e, portanto, reforçou a relevância e atualidade do tema aqui desenvolvido. Essa dissertação está organizada em quatro capítulos: o primeiro capítulo faz uma abordagem sobre os livros didáticos de história e a representação de personagens negros; o segundo capítulo trata do tema de gênero com enfoque nas mulheres negras nos livros didáticos; o terceiro capítulo apresenta a pesquisa de campo; e no quarto capítulo trata-se da análise da história das mulheres africanas e afrodescendentes nos livros didáticos, seguido do desenvolvimento do produto final e sua aplicabilidade através da ferramenta do QR CODE.
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    Dissertação Acesso aberto
    Concurso vestibular da Udesc: um estudo comparativo da avaliação das características sociodemográficas dos alunos ingressantes no ensino superior antes e após a mudança no processo de seleção
    (2024) Machado, Mário César
    O acesso à educação é direito de todos e está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, esse direito também está previsto na Constituição Federal e, de igual forma, referendado na Lei de Diretrizes de Base da Educação-LDB/93, que tem como “[...] medidas basilares o princípio da igualdade entre as pessoas nas condições de acesso e permanência [...]” (Costa et al., 2018, p. 17). Para assegurar essas condições, o Estado brasileiro tem implementado, ao longo dos anos, políticas públicas que garantem o acesso e a permanência nos diferentes níveis de ensino. Mesmo assim, o Brasil possui diferenças significativas em relação às desigualdades educacionais. Muitos culpam o concurso de acesso ao ensino superior como o grande vilão. Mas na verdade, a maioria dos especialistas comungam da ideia de que são várias as condicionantes a considerar, quando o assunto é acesso ao ensino superior. Especificamente, a Universidade do Estado de Santa Catarina, até o processo pandêmico, construía o ranqueamento e sua relação de chamada(s), por meio de um concurso presencial. Utilizando-se, também, do sistema Sisu e oportunizando o ingresso para aqueles que realizassem a prova do Enem. Com o agravamento do quadro pandêmico e de isolamento social, a realização de novos concursos presenciais foi cancelada. As IES foram forçadas a lançar mão de nova sistemática de processo seletivo. Por sua vez, a Udesc aprovou o processo seletivo especial como concurso oficial de ingresso na universidade. Esse processo foi aplicado nos últimos seis concursos de ingresso. A construção do ranqueamento se dá pelo cálculo da média obtida no ensino médio e mantendo o ingresso via Sisu e ações afirmativas. Contudo, sendo possível ter ocorrido alteração do perfil do ingressante, utilizou-se informações prestadas pelos ingressantes nas matrículas dos processos pré e pós-pandemia para avaliar essa questão. Os dados analisados apresentam um perfil de ingressante próximo do que a Udesc busca enquanto uma instituição de ensino superior pública. Ao final da análise, percebeu-se que a universidade está selecionando, em sua maioria, ingressantes com idade menor que 23 anos, concluintes de escolas públicas e oriundos do Estado catarinense. Notou-se, também, que a seleção de egressos de escolas públicas e de candidatos, assim autodeclarados, sofreu um incremento significativo com a alteração do processo “Local”, que contemplou, além das modalidades anteriores, a análise de histórico do ensino médio como critério de seleção.
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    Dissertação Acesso aberto
    Valorização do patrimônio abiótico no geoparque mundial da Unesco caminhos dos cânions do sul: roteiros geoturísticos em Timbé do Sul e Morro Grande/SC
    (2023) Provedan, Bernardo Simon
    Este estudo visa contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável e da conservação do patrimônio natural nos municípios de Timbé do Sul e Morro Grande, por meio da elaboração de roteiros geoturísticos. Com o intuito de promover a visitação, valorização e conservação dos recursos naturais e culturais, foram conduzidas pesquisas para identificar locais de interesse patrimonial e criar roteiros geoturísticos específicos. Os resultados obtidos proporcionam uma visão abrangente das riquezas naturais e culturais desses municípios, enfatizando a importância do geoturismo na promoção do desenvolvimento local e na conservação ambiental. A região englobada por ambos os municípios exibe uma diversidade singular em aspectos naturais e culturais, destacando-se pelos atrativos de geodiversidade, biodiversidade e sua relevância na produção agrícola. A metodologia empregada abarcou técnicas de caracterização, tais como revisões bibliográficas, levantamentos de campo, inventário de geossítios e elaboração de roteiros. Os resultados obtidos compreendem a caracterização dos geossítios inventariados na proposta de estabelecimento do geoparque, assim como a identificação e caracterização de novos locais com potencial para se tornarem geossítios. Consequentemente, foram desenvolvidos roteiros geoturísticos para os municípios de Timbé do Sul e Morro Grande. Para Timbé do Sul, foram concebidos dois roteiros: i) o roteiro Rocinha/Serra Velha, que inclui os dois geossítios reconhecidos pelo GMUCCS e um local adicional de interesse turístico; e ii) o roteiro Figueira – Fortuna, que abrange quatro pontos de interesse turístico. No caso de Morro Grande, também foram elaborados dois roteiros: i) o roteiro Três Barras, englobando um geossítio reconhecido pelo GMUCCS e seis pontos de interesse turístico; e ii) o Roteiro das Cachoeiras de Morro Grande, que destaca um geossítio reconhecido pelo GMUCCS e mais quatro locais de interesse turístico. Além disso, para conectar ambos os municípios, foi criado o roteiro intermunicipal, composto por três pontos inventariados como geossítios e mais cinco pontos de interesse turístico. Esses roteiros têm como propósito promover a visitação, valorização e conservação do patrimônio natural dessas regiões.