Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi)
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/42
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Monografia Acesso aberto Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina: uma análise das discussões e tomadas de decisão na Covid-19.(2023) Teixeira, ArineO objetivo deste estudo consiste em analisar as discussões e tomadas de decisão realizadas pelo Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES/SC), durante o período de isolamento social provocado pela Pandemia da Covid-19. Com o intuito de alcançar tal propósito, conduziu-se uma análise dos padrões decisórios observados ao longo de dois anos dentro do CES/SC, levando em consideração as discussões e os atos administrativos emitidos o no intervalo compreendido entre março de 2020 e março de 2022. Vale destacar que o estudo se valeu da metodologia proposta por Lavalle, Voigt e Serafim (2016) e baseia-se na premissa de que a efetividade também se encontra no processo de construção de padrões decisórios e não somente nos impactos. A partir dessa análise, as discussões foram triadas e classificadas em cinco categorias distintas, a saber: Definição da Política, Fiscalização da Política, Gestão Administrativa, Autorregulação e Autogestão, e Regulação de Outras Instâncias. Este estudo, por sua vez, é descritivo, ancorado em uma abordagem qualitativa, e se apoia em pesquisa documental com respaldo bibliográfico. Dessa maneira, foi possível constatar que que o Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES/SC) manteve uma média equilibrada de padrões decisórios no período pandêmico. Os resultados das discussões indicam de forma consistente uma maior atividade decisória na definição de políticas, seguida pela fiscalização de políticas e gestão administrativa.Monografia Acesso aberto Maturidade em gestão do conhecimento: análise da Coordenadoria de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI.(2023) Dutra, BeatrizO presente estudo busca desenvolver a temática: Maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) na Coordenação de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI), voltada à GC na Administração Pública e em Instituições de Ensino Superior (IES). Para isso, os colaboradores da CAD foram submetidos a um questionário, baseado no Instrumento para Avaliação em GC para a Administração Pública desenvolvida por Helou (2015) e os resultados se dispuseram em nove Dimensões previamente definidas. Além do uso da metodologia adotada para expor os resultados encontrados, buscou-se validá-los através de referenciais bibliográficos que trazem autores que discutem a mesma temática, em diálogo com contribuições tragas por líderes da coordenadoria, Diretor Geral do ano de 2022, ano referente a pesquisa e ao Diretor de Administração do ano de 2022 e ainda atual no cargo que foram submetidos a uma entrevista de caráter semiestruturada. A presente pesquisa permitiu evidenciar os Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias para cada Dimensão de análise, e ainda obter o nível de maturidade em GC da coordenadoria, que se encontra no nível 3 (consciente) de maturidade, o que seguindo os parâmetros desenvolvidos por Helou (2015), significa que há iniciativas de GC, mas ocorrem de maneira isolada. Desta forma, um dos aspectos observados ao concluir a pesquisa é a necessidade da formulação de indicadores de desempenho, tendo em vista que ausência destes pode acarretar à impossibilidade de avaliar as contribuições e iniciativas voltadas à GC.