TCC (Graduação)

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Monografia Acesso aberto
    Uso de visão computacional para detecção e reconhecimento de trabalhadores sem capacete
    (2024) Reinert, Ana Cristina Vasconcellos
    No Brasil, milhares de trabalhadores que necessitam de equipamento de segurança individual acabam sofrendo acidentes de trabalho, muitas vezes graves, pela falta de utilização destes. Além disso, a fiscalização de obras é uma tarefa complexa e não garante que os responsáveis consigam monitorar todos os colaboradores simultaneamente. Este trabalho propõe uma alternativa para auxiliar na tarefa de fiscalização em obra, tendo como objetivo utilizar visão computacional para identificar colaboradores sem capacete e reportar aos responsáveis, por meio de envio de e-mails. Para desenvolver o sistema, foram treinados modelos de detecção de objetos, capazes de diferenciar pessoas com capacete de pessoas sem capacete. Posteriormente, o modelo com melhor desempenho foi utilizado junto do algoritmo de reconhecimento facial, que identifica o colaborador e reporta, através de emails automatizados. Testes foram realizados a partir de gravações com pessoas, como forma de comparar os modelos de detecção de objetos e escolher o melhor modelo. Conforme a análise, o YoloV8 se saiu superior na precisão do modelo sendo, portanto, escolhido para ser utilizado no sistema proposto, juntamente do reconhecimento facial e envio de email.
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Biblioteca Q-Learning para desenvolvimento de simulações com agentes na plataforma Netlogo
    (2019) Kons, Kevin
    Este trabalho apresenta uma extensão para a plataforma NetLogo que possibilita aos desenvolvedores de simulações com agentes incorporarem o comportamento de aprendizagem por reforço Q-Learning. A extensão incorporou novos comandos ao NetLogo para que o desenvolvedor possa facilmente especificar os seguintes elementos de aprendizagem por reforço: estados, ações, recompensa, seleção de ações, cláusula de fim de episódio, reinício de episódio, taxa de aprendizagem e fator de desconto. Além disto, a extensão fornece comandos para ativar o algoritmo de aprendizagem Q-Learning. A partir da extensão criada, os desenvolvedores não precisam se preocupar em implementar estruturas de dados para os elementos de aprendizagem e nem o algoritmo Q-Learning, facilitando o desenvolvimento de simulações. A corretude da implementação da extensão foi verificada através desenvolvimento do cenário clássico de aprendizagem cliff walking. Neste cenário, a simulação desenvolvida com a extensão encontrou a política ótima, evidenciando a corretude da sua implementação. Para verificar a complexidade de uso da extensão, foi realizada uma comparação das características do código de uma simulação que utiliza a extensão com uma simulação implementada sem a extensão. A partir desta comparação foi possivel observar que o código de uma simulação que utilize a extensão é menos complexo. A extensão desenvolvida está disponível para uso da comunidade através do extension manager do NetLogo, juntamente com documentação e exemplo de utilização.
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento e avaliação de um novo componente baseado em path relinking para o algoritmo Memplas no problema QCARS
    (2019) Funk, Tiago
    Este trabalho é um estudo sobre o problema Quota Car Traveling Salesman (QCaRS). Este problema consiste em minimizar o custo de uma viagem entre um grupo de cidades, visitando apenas um subgrupo, e garantindo a visita de cidades que cumpram com uma satisfação mínima para o viajante. Cada cidade possui uma quota, que indica a satisfação do viajante em visitá-la. O viajante precisa também minimizar o custo do percurso. Este trabalho propôs desenvolver e avaliar um componente baseado em Path Relinking para o algoritmo genético MemPlas proposto por Goldbarg et al. (2016). A hipótese considerada neste trabalho é de que a substituição do componente Plasmídeo pelo Path Relinking poderia trazer resultados melhores considerando qualidade de soluções. Dois experimentos foram realizados para avaliar esta hipótese. O primeiro experimento evidenciou que os resultados apresentados pelas três variações do algoritmo não apresentavam diferenças quando todas as instâncias foram analisadas juntas. Ao realizar uma análise por instância, notou-se que o algoritmo MemPlas mais o novo componente Path Relinking apresentou melhoras em algumas instâncias. No segundo experimento, ao remover o componente de busca local, o algoritmo MemPlas original apresentou os melhores resultados no geral e na análise instância por instância, rejeitando a hipótese.
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Aplicação de projeção física de indivíduos para auxílio na avaliação de profissionais da saúde
    (2019) Müller, Ivens Diego
    Analisar o plano alimentar e a rotina de pacientes pode ser trabalhoso. Há diversos fatores e muita informação que precisa ser processada para que a análise da alimentação de uma pessoa possa ser verificada. Mesmo existindo diversos sistemas presentes no mercado, o foco deles não é especificamente mostrar a adequação calórica de maneira gráfica para os nutricionistas. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema que, com base na alimentação e rotina de uma pessoa, apresenta gráficos mostrando o consumo e gasto calórico, equilíbrio energé- tico e realiza a estimativa de peso, percentual de gordura e massa muscular em um período de avaliação. Um experimento foi realizado com pessoas com o objetivo de validar a estimativa física fornecida pelo sistema, com foco maior na visualização dos gráficos gerados. Uma avaliação com nutricionistas foi realizada com o objetivo de verificar se a apresentação gráfica do consumo e gasto calórico de pacientes pode trazer benefícios ao nutricionista. O resultado da avaliação com nutricionistas apresenta evidências de que o sistema desenvolvido traz benefícios e pode ser útil na análise da alimentação e rotina de um paciente.