TCC (Graduação)

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Fazeres especiais: memória, arte e docência
    (2023) Pedrini, Monica da Silva
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Fazeres especiais: memória, arte e docência” estabelece diálogos com as memórias e produções das mulheres de minha família e tem por objetivo salientar a importância e o pertencimento do artesanato na arte, bem como, enfatizar sua potência no ensino de artes visuais na educação básica. Partindo do conceito de fazeres especiais, formulado pela autora Ivone Mendes Richter (2008), e de entrevistas com minhas avós, discorro sobre minhas memórias relacionadas aos lares familiares, lugares repletos de artesanatos. Ancorada na perspectiva da Cultura Visual, e em conversa com autores como Belidson Dias (2011), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), analiso o desvalor presente na dualidade arte/artesanato. Ressalto, também, a importância das técnicas manuais, que se fazem presentes tanto na geração de renda familiar quanto no cenário da arte contemporânea. Por fim, relato minhas experiências e práticas artísticas durante a pandemia de COVID-19, e como elas se desdobraram em um projeto de estágio docente realizado com a turma 211 do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Assim, partindo de entrevistas, diálogos com autores e experiência docente, reafirmo a importância do artesanato como forma legítima de arte, o qual desenvolve uma linguagem e expressão própria.
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    A pergunta enquanto ativação: experiência em mediação na 13ª Bienal do Mercosul
    (2023) Marcon, Ana Zanette
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe refletir acerca das concepções de mediação em arte, através da análise da sua terminologia, e da sua prática contemporânea, no papel do mediador, a partir da minha experiência como mediadora durante a 13ª Bienal do Mercosul. Através da experiência prática em mediação e seus desdobramentos teóricos, identifico a pergunta como um elemento propositor de diálogos e catalisador do pensamento crítico, estando presente tanto na reflexão teórica, quanto na ação participativa proporcionadas pelo encontro com a arte.