TCC (Graduação)
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Relatório de estágio Acesso aberto Planejamento estratégico : uma proposta para o Hotel Maristela(2023) Coral, Samuel ZanetteA expansão do turismo na região da Serra Catarinense refletiu no aumento dos hotéis e pousadas, acirrando a concorrência e demandando serviços diferenciados para as empresas do ramo destacarem no mercado. Sendo assim, levantou-se a questão sobre como desenvolver um planejamento estratégico para o Hotel Maristela, levando em consideração suas características como um empreendimento familiar na região da Serra Catarinense, a fim de fortalecer sua posição no mercado e enfrentar os desafios do setor hoteleiro. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para o Hotel Maristela. A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa e quantitativa, principalmente por meio de conversas informais com os sócios e um questionário realizado com hóspedes do hotel. A pesquisa teve início com uma contextualização histórica sobre o hotel e sua relevância como destino turístico na região. Após isso, foram identificadas as oportunidades e ameaças presentes no setor hoteleiro local. Por meio da análise SWOT, foram identificados os pontos fortes e fracos do hotel. Com base nessas análises, foram estabelecidos objetivos de marketing, clientes, infraestrutura, finanças, e desenvolvido um plano de ação em diversas áreas. Dessa forma, pode-se concluir que os objetivos geral e específicos foram alcançados, onde espera-se que as recomendações apresentadas impulsionem o Hotel Maristela, promovendo melhorias na gestão, nos serviços prestados e nos resultados financeiros. Além disso, recomenda-se a monitoração de indicadores de desempenho a fim de avaliar o progresso e realizar ajustes necessários.Artigo Acesso aberto Métodos de custeio em gestão hospitalar : uma pesquisa bibliográfica da literatura financeira(2023) Costa, RodrigoA compreensão sistemática sobre os custos é impreterível para alcançar excelência operacional nas organizações da saúde, dos mais variados portes, sejam públicas, privadas e filantrópicas. O trabalho a seguir tem como objetivo desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização de sistemas de custeio em organizações hospitalares, baseando-se na literatura contábil/acadêmica publicada em bancos de dados e revistas científicas no período de 2013 a 2023. Observou-se, por meio dos artigos selecionados, que existe uma escassez em publicações e casos aplicados na estratégia hospitalar no que diz respeito ao uso das dos métodos de custeio, havendo margem para aperfeiçoamento tanto para o desenvolvimento da literatura de custos hospitalares, como na fundamentação financeira e decisória dos hospitais brasileiros.Monografia Acesso aberto Dropshipping e e-commerce : tendências, oportunidades e desafios para o futuro(2023) Moraes, Richard Müller deO presente trabalho aborda o mercado de e-commerce com dropshipping, um modelo de negócio que tem experimentado um crescimento significativo globalmente e também no Brasil. Esse modelo oferece eficiência e redução de custos na entrega de produtos aos clientes. O mercado de dropshipping atingiu cifras impressionantes em 2020, e a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos. No entanto, com a crescente competição nesse mercado, as empresas enfrentam desafios para se destacarem. Para isso, é fundamental focar na expansão nacional e global, personalização da experiência do cliente, gestão de estoque e logística eficientes, além de investir em tecnologia, automação e marketing digital. A gestão do relacionamento com fornecedores também é um aspecto crucial para garantir a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes. Nesse contexto, as empresas precisam estar atualizadas com as tendências do mercado e buscar constantemente inovação e diferenciação. O mercado de e-commerce com dropshipping oferece oportunidades e desafios, e o sucesso no setor requer uma abordagem estratégica e adaptativa. Com a devida atenção aos aspectos mencionados, as empresas têm a chance de aproveitar o potencial de crescimento desse mercado em constante evolução.Monografia Acesso aberto O mercado imobiliário de Florianópolis : as variáveis que tornam a capital cada vez mais valorizada(2023) Roldo, Marcelo AugustoEste trabalho, em formato de pesquisa qualitativa, tem como objetivo estudar o comportamento do mercado imobiliário da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, a fim de entender os fatores de valorização desse segmento na capital para gerar insights aos stakeholders do setor. De 2020 até abril 2023, notou-se um crescente aumento nos valores imobiliários no âmbito nacional, porém, destaca-se a cidade de Florianópolis, tendo uma variação acima da média das demais capitais brasileiras. Entender os fatores que impulsionaram esse aumento permite compreender melhor o cenário imobiliário da capital e também favorece investidores que atuam no segmento. A pesquisa, no formato de entrevista, teve como base as conversas realizadas com profissionais do setor, tanto no ramo de corretagem, como crédito e até mesmo pessoas que adquiriram imóveis ou se mudaram para a capital nestes últimos 3 anos. No total foram 8 entrevistados, com o intuito de aprofundar mais o assunto e entender as percepções e expectativas no mercado imobiliário de Florianópolis. Também foi usado como base as pesquisas realizadas por instituições da área, em especial o Índice FipeZap+, além de outros institutos de pesquisa como CBIC e IBGE. Como resultado, Florianópolis mostra-se acima da média nacional de valorização nos imóveis e entender quais são esses fatores são fundamentais para agregar valor ao segmento imobiliário da cidade e aos futuros investidores e moradores da capital catarinense.Relatório de estágio Acesso aberto Empreendedorismo feminino : o perfil de mulheres empreendedoras na Grande Florianópolis(2023) Mozer, Josilaine AparecidaO objetivo desta pesquisa é investigar e conhecer o perfil das mulheres empreendedoras da Grande Florianópolis. A metodologia aplicada classifica-se como aplicada; no que trata dos objetivos compreende-se como descritiva; quanto à abordagem é quantitativa e qualitativa; no que diz respeito aos procedimentos, bibliográfica e de levantamento. No que concerne ao instrumento de coleta dos dados, foi utilizado o questionário contendo 22 perguntas fechadas e duas perguntas abertas. Ele foi aplicado a uma amostra de 60 empreendedoras da Grande Florianópolis. Os dados foram exportados para o software Excel 2013 e os resultados foram apresentados na forma de gráficos e tabelas para análise e discussão. Os resultados mostraram que o perfil socioeconômico predominante da amostra é de mulheres casadas, que possuem pós-graduação, estão na faixa etária de 39 a 45 anos e de 46 a 52 anos e tem uma renda mensal entre R$ 3.001 e R$ 4.500. Além disso, a maioria não possui filhos. Quanto à participação na composição da renda familiar, a maioria das empreendedoras é responsável pelo total das despesas mensais da casa. Em relação à motivação para empreender, a autorrealização e a felicidade foram apontadas como a principal motivação para empreender, seguidas pelo potencial financeiro do negócio, necessidade econômica e oportunidades de mercado. Os principais desafios relatados pelas mulheres empreendedoras na Grande Florianópolis incluem a dupla jornada de trabalho, a falta de tempo para a família e a falta de recursos financeiros. Em relação às expectativas quanto às políticas de incentivo, as empreendedoras mencionaram a necessidade de maior acesso a informações e redes de apoio, incentivos financeiros, políticas públicas específicas, presença de referências femininas, capacitação pessoal e eventos que promovam networking e compartilhamento de experiências.Monografia Acesso aberto Scores de oportunidades : uma análise de qualificação de vendas(2023) Pires, Isabela PereiraO presente trabalho teve como objetivo identificar quais as variáveis que mais influenciam no fechamento das vendas de uma empresa de Florianópolis, cuja atividade fim é propor e implantar soluções de tecnologia para nuvem, Cloud Computing, Cibersegurança, redes de dados, virtualização, colaboração, para diferentes cenários. Desta forma, foi realizada uma pesquisa conclusiva explicativa de levantamento por meio de um questionário eletrônico com perguntas qualitativas e quantitativas, aplicada em uma amostra de 12 indivíduos, que ocupam o cargo de Executivo de Contas na empresa, os quais responderam o total de 90 formulários. A pesquisa realizada considerou as oportunidades (vendas) que estavam abertas e possuíam previsão de fechamento (conclusão) até o final do ano de 2022. Mediante os resultados obtidos, pode-se observar pouca influência da variável Prime (desconto na compra) para o fechamento, e de outro lado, uma grande relevância em aspectos: no fato da empresa atender perfeitamente o principal critério de decisão do cliente para efetuar a compra e do decisor da compra já ter visto a proposta e a oferta de negócios da empresa, sendo que das 61 oportunidades de venda que possuíam essas regalias, 25 delas foram concluídas.Monografia Acesso aberto Validação e desenvolvimento do modelo de negócios de uma solução para terapeutas holísticos(2023) Santos, Guilherme Machado dosO presente trabalho tem como objetivo validar uma oportunidade de mercado encontrada no segmento de terapeutas holísticos e o desenvolvimento de um modelo de negócio que atenda as necessidades destes profissionais. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a metodologia Customer Development de Steve Blank, que propõe um caminho eficaz para startups que desejam identificar modelos de negócio e lançar produtos com foco no mercado e no feedback de clientes. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas de profundidade com 30 terapeutas holísticos, buscando compreender sua rotina, comportamentos e necessidades do seu dia a dia de trabalho. Por consequência, após analisar o resultado da pesquisa foi construído o modelo de negócios, baseado na metodologia Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Os resultados obtidos demonstraram que a maior parte dos profissionais holísticos atuam na informalidade e possuem outras atividades ocupacionais para complemento de renda, além de não terem uma estrutura organizada de gestão do negócio e clientes. Assim, o modelo de negócio possui uma proposta de valor focada no desenvolvimento de soluções pautadas na profissionalização e crescimento do segmento, a partir de mentorias, consultorias, assessorias e gerenciamento de comunidade. A relevância deste trabalho está relacionada à crescente demanda por terapias holísticas e a necessidade de profissionalização deste segmento de profissionais, que até então possuem pouca ou nenhum tipo de assistência, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país e aprimoramento de habilidades empreendedoras.Plano de Negócios Acesso aberto Plano de Negócios : Bpo financeiro dentro da empresa de contabilidade(2023) Buquer, Enzo ReichA proposta da confecção do modelo de negócio é trazer de forma simplificada as ideias que foram utilizadas para não só o começo da empresa mas também com o intuito de demonstrar de forma clara como foi introduzido o modelo de negócio Canvas, assim com o intuito de trazer clareza a empresas que necessitam de uma organização maior na empresa que está atuando e sem contar o pensamento que se deve ter ao iniciar tal projeto, com o nível de especialização que se deve ter para poder gerenciar e estruturar um modelo canvas dentro da nova ideia que será colocada na pratica e cotidiano da empresa, Assim tendo em vista que uma empresa que se encontra no momento de escalonar a empresa contábil, a pesquisa desenvolvida visa trazer um modelo para esse público ter um horizonte no seu planejamento e se basear no estudo literário e empírico para sua própria confecção de modelo de negócio canvas para poder incluir os clientes da sua carteira contábil para ima empresa de gestão financeira.Relatório de estágio Acesso aberto Relatório de estágio obrigatório : registro de indicações geográficas como diferencial competitivo para as organizações(2023) Vieira, Débora de Souza PereiraA propriedade intelectual desempenha um papel de grande relevância para o mundo contemporâneo, sendo considerada um dos pilares da economia globalizada e abrangendo um campo de estudo multidisciplinar. Nesse contexto, é oportuno e necessário estudar o registro de indicações geográficas como meio de desenvolvimento, abarcando não apenas aspectos econômicos, mas também sociais, políticos, éticos, ambientais e culturais. Assim, a presente pesquisa objetivou verificar se o registro de Indicações Geográficas junto ao órgão competente caracteriza-se como diferencial competitivo para as organizações, impactando na gestão estratégica e nos processos decisórios cotidianos. Ressalta-se que a metodologia empregada se caracterizou como qualitativa, exploratória, bibliográfica e conclusiva, sendo que a amostra analisada em profundidade se constituiu por 2 elementos. Como resultados, foram apresentados, brevemente, os registros de indicações geográficas realizados pelo INPI até a data de realização da pesquisa, comprovando seu crescimento significativo e destacando as indicações geográficas catarinenses registradas. Após, foi realizada análise aprofundada das indicações geográficas catarinenses Vales da Uva Goethe (indicação de procedência) e Região de Corupá (denominação de origem), demonstrando os impactos positivos nas respectivas regiões após a concessão do registro. E, por fim, foram expostas as perspectivas para o futuro, por meio da indicação dos pedidos de registro em trâmite no INPI, bem como da apresentação de potenciais indicações geográficas catarinenses.Plano de Negócios Acesso aberto Elaboração de um posicionamento para a marca de cosmético Mousse de Maracujá(2023) Klafke, Clara MussiO presente trabalho tem como objetivo elaborar um posicionamento competitivo para a marca Mousse de Maracujá, dada a robustez do mercado de cosméticos e a acirrada concorrência. Para atingir o objetivo geral, foram estabelecidas finalidades específicas com foco no mapeamento do público e suas motivações, assim como nos concorrentes, na busca por um diferencial. Através da revisão de literatura sobre posicionamento, marcas fortes e emocionais e sobre o mercado de cosméticos, foi possível obter embasamento teórico e insights que direcionaram as pesquisas subsequentes. Adotou-se como metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa por entrevista e outra, contendo a mesma natureza, com base em levantamentos documentais. Os resultados indicaram a forte tendência do skincare¹ e dos benefícios sensoriais atrelados a ele, o que despertou na Mousse de Maracujá a vontade de posicionar-se como marca de skincare1 com cor, atendendo um público predominantemente feminino entre 20 e 30 anos, que valoriza a eficácia, multifuncionalidade e sustentabilidade. O posicionamento da marca será baseado em dois pilares: atributo e benefício dado ao diferencial de aliar os benefícios sensoriais, a exemplo de frescor, a um cosmético com pigmento, e na parte emocional, na intenção de estabelecer uma conexão profunda e duradoura com o consumidor. Dessa forma, visto a contemplação do objetivo geral, o trabalho obteve êxito e será de grande relevância para o crescimento e sucesso da Mousse de Maracujá.