TCC (Graduação)
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Monografia Acesso aberto O antropoceno além do humano e do disciplinar: um estudo de caso da plataforma Feral Atlas(2023) Brugnera, Simone PortelaNos últimos setenta anos, a intensificação das crises climáticas e ecológicas, predominantemente impulsionada por ações antrópicas, sinalizaram a possibilidade de ingressarmos em uma nova era geológica: o Antropoceno. Enquanto a comunidade científica consente quanto aos impactos humanos no sistema Terra, a formalização desse conceito permanece em debate, incorporando critérios geológicos, históricos, sociais e políticos. Este cenário, revelador da complexidade do estado emergente atual, desafia as formas tradicionais de compreensão. Neste contexto, surge a indagação que norteia este trabalho: como podemos aprender sobre o Antropoceno considerando suas complexidades? Propomos, como hipótese inicial, que a abordagem transdisciplinar e os estudos multiespécies se configuram como uma possível resposta a essa questão. Para fundamentar plenamente essa hipótese, empregamos três principais métodos de pesquisa: exploratório, qualitativo e dedutivo. O primeiro método visou oferecer uma base sólida a respeito da contextualização da proposta do Antropoceno em sua dimensão formal e informal e a introdução das abordagens transdisciplinar e dos estudos multiespécies. Já o estudo de caso da plataforma Feral Atlas: The More-than-Human Anthropocene, por meio do método qualitativo descritivo, teve como propósito exemplificar como a transdisciplinaridade e os estudos multiespécies podem ser aplicados e integrados nos repertórios de estudos do ensino superior. A conclusão deste trabalho buscou, por meio da metodologia dedutiva, relacionar as ideias e descobertas discutidas ao longo da pesquisa, consolidando a hipótese inicial de que a abordagem transdisciplinar e multiespécie são indispensáveis para a compreensão do Antropoceno. Assim, seguindo a estrutura delineada, pretendeu-se não apenas explorar e reflexionar conceitualmente esse campo de pesquisa, como também apresentar práticas de abordagens integradoras para entendimento dos desafios complexos que o estado emergente atual impõe.Monografia Acesso aberto A interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da natureza(2023) Oliveira, Luciane de; Nereu Nuncio FelicianoA presente pesquisa trata da influência da tecnologia na sociedade e na educação, destacando os efeitos da Revolução Tecnológica, da cultura digital, do desenvolvimento econômico e social e da interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da natureza. Após a pesquisa bibliográfica foi planejado uma sequência didática (SD) na área de Ciências da Natureza com o intuito de responder ao questionamento norteador da pesquisa: como promover a aprendizagem por meio de jogos digitais e criar experiências que proporcionem a aprendizagem significativa na área de Ciências da Natureza, tendo em vista o avanço da tecnologia. Portanto, o objetivo do estudo, consistiu em investigar como os jogos digitais podem promover a aprendizagem significativa na área de Ciências da Natureza, por meio de uma sequência didática com o jogo The Sims 4. Para tanto, apresentamos como resultado da pesquisa uma proposta de sequência didática (SD) com o uso de jogos digitais e sua possível aplicabilidade ao ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente, o componente curricular de Biologia. No mesmo sentido espera-se que tal relato sirva de material de consulta para profissionais da educação para nortear seu trabalho em atividades pedagógicas com jogos digitais.Monografia Acesso aberto Aspectos jurídicos da aplicabilidade da lei federal nº 14.285/2021 nas áreas de preservação permanente (APPs) localizadas em zona urbana(2023) Barrey, GilbertoConsiderando os problemas e controvérsias da aplicabilidade do código florestal Federal nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs) de curso d´águas em Zonas Urbanas, este trabalho tem como objetivo, analisar os aspectos jurídicos relativos à proteção e cumprimento das normas ambientais em Áreas de Preservação Permanente - APP’s, em especial a aplicação da Lei Federal nº 12.651/2012 em áreas de curso d’água em zonas urbanas, considerando-se a Lei Federal nº 14.285/2021, que delega autonomia para que os municípios regulem o tema, bem como o seu impacto para os órgãos licenciadores. O estudo se propõe a compreender os desafios da cidade de Florianópolis/SC no tocante ao licenciamento ambiental considerando as regras existentes, assim como a possibilidade de serem alteradas com a criação de uma legislação local, avaliando os requisitos impostos pela lei federal supracitada e as normativas disponibilizadas pelo órgão estadual e municipal que regulam o tema. A modalidade de pesquisa é do tipo social bibliográfica de natureza exploratória e irá considerar os aspectos qualitativos para atender aos objetivos propostos, cujo propósito será proporcionar maior familiaridade com o problema considerando os aspectos técnicos e sua dinâmica operacional no tocante ao Licenciamento Ambiental e Fiscalização, com vistas a construir hipóteses que poderão ser utilizadas no processo de criação de um texto legislativo. Caberá aos agentes públicos compreenderem as novas demandas de uso do solo e harmonizá-las com uso do recurso natural água, buscando sempre compatibilizar os interesses sociais aos econômicos, com a adoção de condutas que garantam a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações sem prejudicar, ou até mesmo impedir, o direito de utilização da propriedade e o direito à moradia e o desenvolvimento urbano.Monografia Acesso aberto Recursos e utilização da holografia: o auxílio de hologramas para o ensino na educação a distância(2023) Minatto, Cláudio Castelan; Denise Martignago GhellereO conhecimento histórico da descoberta da holografia nos mostra ao longo da história, que por muitos anos seus recursos ficaram quase sem evidências e pouco eram empregados. A holografia, como recurso metodológico na Educação a Distância (EaD) em Geografia, apresenta um potencial significativo para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais interativo e imersivo. Essa tecnologia, que cria imagens tridimensionais por meio de técnicas de interferência e difração de luz, pode ser utilizada para simular fenômenos geográficos complexos e detalhados de forma visualmente impactante. No entanto, o objetivo desta pesquisa é propor a utilização de uma metodologia aplicada ao uso de hologramas na Educação a Distância. Desta forma o presente trabalho propõe a utilização de metodologias ativas, para estudantes de licenciatura em geografia, com ênfase em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso da holografia. Assim, são apresentadas as etapas de desenvolvimento da atividade de ensino, na qual os estudantes poderão construir uma pirâmide holográfica no ensino de geografia, podendo visualizar uma imagem holográfica que demonstrará as fases da lua.Monografia Acesso aberto Contribuições da horta escolar para o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis(2023) Worel, Carolina LopesO presente trabalho tem como objetivo, identificar as contribuições do projeto “Horta Escolar” para o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis, assim como para o cumprimento de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), especialmente no que tange a agricultura sustentável e a qualidade da educação, objetivos 2 e 4, respectivamente. Para tanto, considerou-se o projeto da horta escolar do Centro Educacional Municipal Nova Esperança, localizado no município de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina. Percebendo a necessidade de incluir práticas ambientais sustentáveis no cotidiano da escola, assim como contribuir com a educação ambiental das crianças, os professores propuseram um projeto intitulado “O MELHOR TEMPERO É O AMOR” que busca envolver os alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) de forma prática e coletiva, no projeto da horta da escola. Segundo relato dos professores envolvidos, além de introduzir os conceitos e princípios da sustentabilidade ambiental, o projeto contribuiu para a compreensão e percepção por parte de todos envolvidos, sobre a importância das práticas ambientais sustentáveis, assim como para melhorar a qualidade da educação.