TCC (Graduação)

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    Monografia Acesso aberto
    Biblioteca Q-Learning para desenvolvimento de simulações com agentes na plataforma Netlogo
    (2019) Kons, Kevin
    Este trabalho apresenta uma extensão para a plataforma NetLogo que possibilita aos desenvolvedores de simulações com agentes incorporarem o comportamento de aprendizagem por reforço Q-Learning. A extensão incorporou novos comandos ao NetLogo para que o desenvolvedor possa facilmente especificar os seguintes elementos de aprendizagem por reforço: estados, ações, recompensa, seleção de ações, cláusula de fim de episódio, reinício de episódio, taxa de aprendizagem e fator de desconto. Além disto, a extensão fornece comandos para ativar o algoritmo de aprendizagem Q-Learning. A partir da extensão criada, os desenvolvedores não precisam se preocupar em implementar estruturas de dados para os elementos de aprendizagem e nem o algoritmo Q-Learning, facilitando o desenvolvimento de simulações. A corretude da implementação da extensão foi verificada através desenvolvimento do cenário clássico de aprendizagem cliff walking. Neste cenário, a simulação desenvolvida com a extensão encontrou a política ótima, evidenciando a corretude da sua implementação. Para verificar a complexidade de uso da extensão, foi realizada uma comparação das características do código de uma simulação que utiliza a extensão com uma simulação implementada sem a extensão. A partir desta comparação foi possivel observar que o código de uma simulação que utilize a extensão é menos complexo. A extensão desenvolvida está disponível para uso da comunidade através do extension manager do NetLogo, juntamente com documentação e exemplo de utilização.
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    Monografia Acesso aberto
    Um jogo sério para o aprendizado do átomo de Bohr
    (2019) Silva, Willeson Thomas da
    O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um jogo visando o aprendizado na disciplina de química, focando em conteúdos que exploram o nível atômico. Foi desenvolvido para alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando-se aperfeiçoar o conhecimento sobre o modelo atômico de Bohr. O jogo possui duas fases cada qual com três missões. O jogo passa-se em um cenário de batalha entre dois mundos, no qual o protagonista é uma nave, que terá por objetivo destruir outras naves inimigas de outros mundos que estão invadindo o planeta. Nesse cenário de guerra a nave tem o objetivo de não apenas impedir a invasão das naves inimigas com a destruição destas, como também destruir os pontos de radiações resultantes da batalha, nave mãe e objetos espaciais. No contexto de aprendizagem, o jogador terá de carregar as munições da nave, tendo para isso de usar dos conhecimentos do modelo atômico de Bohr para carregá-la com as munições correspondentes. Testou-se a hipótese aos alunos que jogaram o jogo sério focado no modelo do átomo de Bohr a fim de verificar se estes adquiriram conhecimento significativo sobre o assunto abordado. O jogo foi desenvolvido na plataforma Unreal Engine 4 utilizando-se da linguagem de programação Blueprint. O jogo executa em Windows 64 bits. Foi executado um teste com 28 alunos do 1º ano do ensino médio. Para avaliar o conhecimento adquirido foi aplicado pré e pós-teste. A partir dos testes foi possível estabelecer e verificar à hipótese quanto à obtenção de novos conhecimentos. Concluindo-se através de análises estatísticas com 95% de confiança que a aplicação contribuiu com o aumento do aprendizado dos alunos sobre o modelo atômico de Bohr.
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    Monografia Acesso aberto
    Design thinking no processo de inovação do desenvolvimento de software: Revisão Sistemática
    (2019) Wagner Luis Sousa da Luz
    Pensando nas dificuldades atuais que os produtos de software têm em oferecer soluções inovadoras, o estudo atual tem como objetivo identificar a aplicabilidade da abordagem Design Thinking para o desenvolvimento de softwares inovadores. Para isso, a pesquisa atual realizou uma Revisão Sistematizada da Literatura onde foram utilizadas as máquinas de busca ACM Digital Library, Scopus e IEEE Xplore Digital Library, onde 219 artigos foram encontrados e posteriormente 11 foram selecionados de acordo com os objetivos do trabalho. Ao analisar os artigos filtrados, foram levantados bons desempenhos do Design Thinking no desenvolvimento de software levando em consideração o fator inovação - principalmente pelo fato de ser centrado no ser humano e assim facilitar a exploração de ideias para a resolução de problemas por maior complexos que sejam. Algumas vantagens e desvantagens em sua aplicação também foram levantadas com base nos artigos filtrados, sendo a capacidade de levantar uma visão mais clara do sistema, flexibilidade de adoção em metodologias iterativas, contribuição de ideias e soluções inovadoras e maior alcance das expectativas dos usuários, citadas como benéficas. Já como negativo é citado o desconhecimento técnico da abordagem, falta de estruturação e priorização de requisitos. Por maior que sejam as contribuições do Design Thinking no processo de software, é essencial semear uma cultura que incentive as ideias nas empresas e em todo o seu âmbitos para se alcançar os objetivos em relação a softwares inovadores.
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    Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento e avaliação de um novo componente baseado em path relinking para o algoritmo Memplas no problema QCARS
    (2019) Funk, Tiago
    Este trabalho é um estudo sobre o problema Quota Car Traveling Salesman (QCaRS). Este problema consiste em minimizar o custo de uma viagem entre um grupo de cidades, visitando apenas um subgrupo, e garantindo a visita de cidades que cumpram com uma satisfação mínima para o viajante. Cada cidade possui uma quota, que indica a satisfação do viajante em visitá-la. O viajante precisa também minimizar o custo do percurso. Este trabalho propôs desenvolver e avaliar um componente baseado em Path Relinking para o algoritmo genético MemPlas proposto por Goldbarg et al. (2016). A hipótese considerada neste trabalho é de que a substituição do componente Plasmídeo pelo Path Relinking poderia trazer resultados melhores considerando qualidade de soluções. Dois experimentos foram realizados para avaliar esta hipótese. O primeiro experimento evidenciou que os resultados apresentados pelas três variações do algoritmo não apresentavam diferenças quando todas as instâncias foram analisadas juntas. Ao realizar uma análise por instância, notou-se que o algoritmo MemPlas mais o novo componente Path Relinking apresentou melhoras em algumas instâncias. No segundo experimento, ao remover o componente de busca local, o algoritmo MemPlas original apresentou os melhores resultados no geral e na análise instância por instância, rejeitando a hipótese.
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    Monografia Acesso aberto
    Aplicativo para dispositivos móveis voltado para workflow de aprovação
    (2019) Nardelli, Mauricio Ventura
    O presente trabalho busca trazer uma solução para empresas fornecedora de sistema de informação que adotam em seus produtos o processo de workflow de aprovação e que ainda não possuem um meio alternativo de disponibilizar esta funcionalidade em um dispositivo móvel fornecendo assim aos seus clientes mais rapidez no processo de tomada de decisão e reduzindo o custo da implementação de um novo produto. Com este cenário, foi desenvolvido uma interface de programação de aplicativo para que a companhia desenvolvedora de sistema de informação possa registrar e consultar as suas requisições. Para a ação sobre as requisições pelo dispositivo móvel se deu a necessidade do desenvolvimento de um aplicativo e a construção do mesmo demandou planejamento por meio da diagramação, dentre eles caso de uso, digrama de componente, diagrama de classe entre outros que são apresentados ao longo do trabalho. Com o término da implementação do projeto, o aplicativo foi avaliado com 2 pessoas a fim de levantar resultados quanto a usabilidade e desempenho.
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    Monografia Acesso aberto
    Aplicativo para auxiliar a comunicação de indivíduos autistas
    (2019) Camargo, Marcos Rufino de
    É notável a importância de ferramentas que ampliem a acessibilidade das pessoas com algum tipo de deficiência, e cada vez mais, aumenta-se a necessidade de aplicativos e softwares pensados para que haja inclusão, não apenas no meio digital, mas também que permitam e auxiliem numa maior independência destes indivíduos na vida real. Com este foco, o presente trabalho busca auxiliar indivíduos portadores do espectro autista. O Autismo afeta principalmente o desenvolvimento e a capacidade de socialização com outras pessoas. Impactando diretamente na sua qualidade de vida. Diversas técnicas de comunicação alternativas foram desenvolvidas ao longo do tempo buscando auxiliar o processo comunicativo de indivíduos autistas. Dentre as diversas técnicas, pode-se destacar o PECS (Picture Exchange Communication System - Sistema de Comunicação Por Troca de Figuras). Neste trabalho, é realizado o desenvolvimento de uma aplicação móvel com o objetivo de servir como ferramenta de apoio no desenvolvimento da comunicação de pessoas portadoras de autismo.
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    Monografia Acesso aberto
    Aplicação de projeção física de indivíduos para auxílio na avaliação de profissionais da saúde
    (2019) Müller, Ivens Diego
    Analisar o plano alimentar e a rotina de pacientes pode ser trabalhoso. Há diversos fatores e muita informação que precisa ser processada para que a análise da alimentação de uma pessoa possa ser verificada. Mesmo existindo diversos sistemas presentes no mercado, o foco deles não é especificamente mostrar a adequação calórica de maneira gráfica para os nutricionistas. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema que, com base na alimentação e rotina de uma pessoa, apresenta gráficos mostrando o consumo e gasto calórico, equilíbrio energé- tico e realiza a estimativa de peso, percentual de gordura e massa muscular em um período de avaliação. Um experimento foi realizado com pessoas com o objetivo de validar a estimativa física fornecida pelo sistema, com foco maior na visualização dos gráficos gerados. Uma avaliação com nutricionistas foi realizada com o objetivo de verificar se a apresentação gráfica do consumo e gasto calórico de pacientes pode trazer benefícios ao nutricionista. O resultado da avaliação com nutricionistas apresenta evidências de que o sistema desenvolvido traz benefícios e pode ser útil na análise da alimentação e rotina de um paciente.
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    Monografia Acesso aberto
    Aplicação da classificação multi-class em decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal
    (2019) Machado, Felipe Lana
    Este trabalho apresenta um estudo que começa na mineração, preparação e processamento de dados até o treinamento e verificação estatística dos resultados. Sendo que, o objetivo do trabalho é apresentar uma alternativa à forma como as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal são classificadas em assuntos, de forma a automatizar em partes este trabalho que hoje é realizado de forma manual. Para isso, foram utilizadas três arquiteturas distintas, sendo duas redes neurais CNN e o BERT. Após o treinamento, foram realizados dois experimentos, um gerando 50 resultados distintos composto pela acurácia, precisão, sensibilidade e F1-Score para cada um dos modelos. E outro experimento utilizando todos os dados disponibilizados para teste, que gerou uma matriz binária onde é representado os acertos e erros para cada uma das decisões em cada um dos modelos. Por fim, foram realizado quatro testes estatísticos que permitiram dizer qual dos modelos apresentou a melhor performance e como estes resultados se comparam a outros trabalhos correlatos.
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    Monografia Acesso aberto
    Súmula eletrônica com divulgação de resultados via rede social para o JIUDESC
    (2019) Siedschlag, Douglas Felipe Bussmann
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um software com o objetivo de gerenciar as súmulas de uma partida de futsal dos jogos internos da UDESC e, em tempo real, disponibilizar os dados ocorridos durante ela para que o público não presente nos ginásios possa ficar a par do seu andamento. A súmula digital ainda oferece outras soluções para problemas como transporte e confiabilidade da súmula de papel, imparcialidade na descrição dos ocorridos, erros de ortografia e de caligrafia, além do espaço físico ocupado para armazenamento. A ferramenta descrita foi elaborada para a Web utilizando partes do universo JavaScript como o framework Meteor e diversos pacotes para facilitar a implementação de etapas comuns e vitais na programação de um website. Além do gerenciamento de súmulas, ela ainda é capaz de publicar os eventos gerados em tempo real no Twitter, uma rede social amplamente difundida à época de desenvolvimento desse trabalho. Essa integração com a plataforma dá-se graças à API disponibilizada por ela. Como estratégias de validação, a ferramenta foi utilizada durante um treinamento de futebol entre alunos da UDESC coordenado por um profissional de Educação Física e foi disponibilizada para a Coordenadoria de Eventos (CEVEN) da UDESC testá-la e avaliá-la. Sugestões de melhorias foram discutidas e implementadas em sua última versão.
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    Monografia Acesso aberto
    Análise da experiência do usuário interagindo com interfaces que adotam o material design como design visual
    (2019) Martins, Douglas de Souza
    O presente trabalho busca avaliar se o design system da Google (Material Design) colabora em um resultado positivo na satisfação do usuário ao interagir com interfaces que fazem uso desta tecnologia. Foi desenvolvido um software utilizando o Material Design com o objetivo de realizar uma pesquisa com diferentes usuários. O ponto avaliativo do trabalho é a Experiência do Usuário resultante do contato com o software. A pesquisa, dividida em duas etapas, focou primeiramente em analisar um conjunto de interfaces utilizando as Heurísticas de Nielsen e, posteriormente, com um conjunto de usuários interagindo com as mesmas interfaces analisadas anteriormente. Foram detectados diversos problemas na primeira etapa da pesquisa, e para cada problema, uma solução foi desenvolvida utilizando as diretrizes do Material Design. Na segunda etapa da pesquisa, alguns usuários detectaram alguns problemas que foram analisados na primeira etapa, mas que suas soluções não atenderam todos os usuários. A principal limitação do trabalho foi o número de pessoas que avaliaram as interfaces nas duas etapas da pesquisa. Ao final, constatou-se que os usuários estavam satisfeitos ao interagir com as interfaces avaliadas.