TCC (Graduação)
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Monografia Acesso aberto Um jogo sério para o aprendizado do átomo de Bohr(2019) Silva, Willeson Thomas daO presente trabalho tem por objetivo desenvolver um jogo visando o aprendizado na disciplina de química, focando em conteúdos que exploram o nível atômico. Foi desenvolvido para alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando-se aperfeiçoar o conhecimento sobre o modelo atômico de Bohr. O jogo possui duas fases cada qual com três missões. O jogo passa-se em um cenário de batalha entre dois mundos, no qual o protagonista é uma nave, que terá por objetivo destruir outras naves inimigas de outros mundos que estão invadindo o planeta. Nesse cenário de guerra a nave tem o objetivo de não apenas impedir a invasão das naves inimigas com a destruição destas, como também destruir os pontos de radiações resultantes da batalha, nave mãe e objetos espaciais. No contexto de aprendizagem, o jogador terá de carregar as munições da nave, tendo para isso de usar dos conhecimentos do modelo atômico de Bohr para carregá-la com as munições correspondentes. Testou-se a hipótese aos alunos que jogaram o jogo sério focado no modelo do átomo de Bohr a fim de verificar se estes adquiriram conhecimento significativo sobre o assunto abordado. O jogo foi desenvolvido na plataforma Unreal Engine 4 utilizando-se da linguagem de programação Blueprint. O jogo executa em Windows 64 bits. Foi executado um teste com 28 alunos do 1º ano do ensino médio. Para avaliar o conhecimento adquirido foi aplicado pré e pós-teste. A partir dos testes foi possível estabelecer e verificar à hipótese quanto à obtenção de novos conhecimentos. Concluindo-se através de análises estatísticas com 95% de confiança que a aplicação contribuiu com o aumento do aprendizado dos alunos sobre o modelo atômico de Bohr.Monografia Acesso aberto Doa-me uma memória(2023) Branga, Raquel SchutzO presente trabalho é apresentado como finalização do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida o projeto artístico “Doa-me uma memória” que foi desenvolvido na disciplina de Curadoria com a Professora Regina Melim, consiste em uma chamada para ocorrer uma troca, inicio doando uma memória minha, e quem quisesse poderia doar uma memória sua de volta. O projeto aconteceu de forma remota, por meio do Google Forms, e desta forma as memórias foram doadas. As memórias que permeiam o trabalho são memórias pessoais, memórias doadas, memórias capturadas de antigos filmes filmados em VHS de arquivos pessoais, memórias de tempos que se passaram, de tempos que foram construídos, e de tempos somente. O tcc é composto por 2 partes, em que a primeira consiste num livro de artista, dividido em 5 capítulos, intitulados: Uma memória, Memórias de infância, Memoriar, Tempo empoleirado, Tempo atemporal. Uma memória é constituído por memórias que foram doadas, e produções visuais feitas a partir destas memórias. Memórias de infância traz a nostalgia como plano de fundo e conversa com quem lê, através de fotografias de objetos pessoais de minha infância. Memoriar é um capítulo que traz a experiência de monitoria de uma disciplina de licenciatura dentro da faculdade, e dialoga com a psicologia e o conceito de memória. Tempo empoleirado é a poeira das casas de nossas avós, as memórias e lembranças que vivem dentro daquele tempo específico. Tempo atemporal e as diferentes formas de tempo, capítulo que brinca com a temporalidade, muito baseada em reflexões de Ricardo Basbaum. A segunda parte agrupa algumas proposições educativas ligadas aos capítulos. E para a construção deste trabalho, foram feitos diálogos com artistas e autores como Anna Maria Guash, Ricardo Basbaum, Svetlana Boym, Elida Tessler, Yoko Ono e Sophia Brightwell.Monografia Acesso aberto Taiá: material educativo sobre arte contemporânea brasileira(2023) Rossinsk, Flavia GabrielleTaiá é um material educativo que se propõe a contribuir para expansão do repertório em arte contemporânea brasileira de alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio – as decisões acerca da construção do material foram grandemente influenciadas pelos estágios supervisionados da licenciatura. O trabalho conta com um manual para confecção do material didático/objeto de ensino, a ser construído com materiais reutilizáveis do dia-a-dia escolar. As obras e artistas selecionados para compor a seleção imagética do material seguem alguns eixos temáticos específicos: questões de gênero e sexualidade, raça, classe e território. Além da proposta de expansão de repertório, o material conta com uma série de perguntas propositoras que agem na mediação e promoção de encontros entre os estudantes e as obras. Diversas dinâmicas podem ser trabalhadas em sala de aula com o uso do material, com algumas proposições colocadas neste trabalho, buscando assim contribuir como material educativo complementar a educadores em seu cotidiano de ensino e planejamentos.