TCC (Graduação)

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Planejamento estratégico : uma proposta para o Hotel Maristela
    (2023) Coral, Samuel Zanette
    A expansão do turismo na região da Serra Catarinense refletiu no aumento dos hotéis e pousadas, acirrando a concorrência e demandando serviços diferenciados para as empresas do ramo destacarem no mercado. Sendo assim, levantou-se a questão sobre como desenvolver um planejamento estratégico para o Hotel Maristela, levando em consideração suas características como um empreendimento familiar na região da Serra Catarinense, a fim de fortalecer sua posição no mercado e enfrentar os desafios do setor hoteleiro. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para o Hotel Maristela. A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa e quantitativa, principalmente por meio de conversas informais com os sócios e um questionário realizado com hóspedes do hotel. A pesquisa teve início com uma contextualização histórica sobre o hotel e sua relevância como destino turístico na região. Após isso, foram identificadas as oportunidades e ameaças presentes no setor hoteleiro local. Por meio da análise SWOT, foram identificados os pontos fortes e fracos do hotel. Com base nessas análises, foram estabelecidos objetivos de marketing, clientes, infraestrutura, finanças, e desenvolvido um plano de ação em diversas áreas. Dessa forma, pode-se concluir que os objetivos geral e específicos foram alcançados, onde espera-se que as recomendações apresentadas impulsionem o Hotel Maristela, promovendo melhorias na gestão, nos serviços prestados e nos resultados financeiros. Além disso, recomenda-se a monitoração de indicadores de desempenho a fim de avaliar o progresso e realizar ajustes necessários.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Planejamento estratégico da empresa Greenhouse Suculentas
    (2022) Baldança, Lavínia Samborski
    O presente estudo possui dois momentos a serem apresentados. O primeiro com foco na análise do ambiente em que a empresa de plantas ornamentais Greenhouse Suculentas está inserida, bem como as características que ela apresenta como organização. Para obtenção de dados para análise, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória com entrevista em profundidade com clientes e sócios da empresa. A partir disso, apresenta-se o segundo momento do trabalho, que consiste na criação e proposta de aplicação de um modelo de planejamento estratégico para a empresa estudada. Com os dados obtidos e analisados, foi possível definir a base estratégica corporativa; compreender os ambientes externo e interno; estabelecer o plano de ação para as diferentes áreas abordadas e expor métodos para o controle e avaliação de resultados. Deste modo, o maior enfoque deste trabalho foi contribuir de maneira significativa no gerenciamento da empresa a partir da coleta e análise de dados, maximizando recursos, minimizando custos, otimizando processos e gerando oportunidades de crescimento para a mesma.