TCC (Graduação)

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    Artigo Acesso restrito
    A importância da implementação de políticas de compliance na indústria da moda: uma discussão inicial
    (2023) Battisti, Marcela Machado
    O presente artigo tem como objetivo explorar como a implementação de práticas de Compliance na Indústria da Moda podem contribuir para o crescimento sustentável desse setor econômico, minimizando potenciais questões jurídicas relacionadas à conformidade com a legislação e evitando problemas legais decorrentes de comportamentos dissonantes com os princípios jurídicos. A crescente necessidade das empresas da indústria da moda de se adequarem às normas legais e éticas é de extrema relevância, aspirando o fortalecimento da confiança entre marca e seu público-alvo. A metodologia adotada para desenvolver este trabalho se baseia em uma revisão bibliográfica exploratória sobre os conceitos fundamentais de Compliance e do Fashion Law (em português, Direito da Moda), bem como seus benefícios e desafios da implementação na Indústria. Os principais resultados alcançados com esta pesquisa são entender como a adoção dessas políticas pode influenciar positivamente na gestão das empresas do setor da moda, promovendo um crescimento sustentável e minimizando potenciais problemas legais. Além disso, espera-se que este estudo possa servir como referência para outras empresas que desejam implementar ou aperfeiçoar suas práticas de compliance e governança corporativa. Considerando a relevância econômica do setor da moda e os desafios enfrentados por ele no que tange a conformidade legal, o estudo se mostra pertinente, podendo contribuir tanto para o campo acadêmico quanto para a prática empresarial, nos âmbitos do Direito e da Moda.
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    Relatório de estágio Acesso aberto
    Adoção de ferramentas para eficiência operacional no setor de contratos na aplicação de políticas públicas no SENAI/SC e SESI/SC
    (2024) Schreiner, Vanessa
    A utilização de recursos públicos por parte de empresas privadas tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de atividades que o Estado, de forma exclusiva, não teria condições de implementar com qualidade e com a mesma capilaridade, levando-se em consideração as necessidades específicas de determinados setores da economia, como a indústria. A criação de Entidades privadas, sem fins lucrativos, como o SESI e SENAI, viabiliza esse modelo de aplicação de recursos públicos e possibilita o atendimento de demandas específicas que esse setor possui. Porém, a aplicação de recursos públicos por organizações privadas implica na gestão, aplicação adequada, aderência às normas e transparência. Isso faz com que seja necessária uma adoção de processos eficientes, onde se possa aplicar métodos de gestão que mitiguem desperdícios, falhas no cumprimento de normas de contratações e gestão de terceiros. O presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a gestão de contratos firmados pelo SESI e SENAI, com base no critério de avaliação de políticas públicas da promoção de eficiência administrativa e de como ela contribui para garantir a conformidade de regras preestabelecidas pelos órgãos de controle e da gestão adequada dos recursos públicos aplicados para as atividades fim dessas Entidades. A base desse estudo são as avaliações de políticas públicas, com foco na avaliação in itinere, onde se pretende demonstrar, através de um estudo comparativos de indicadores de resultados de conformidade, que o acompanhamento e melhoria da eficiência operacional de processos da aplicação de políticas públicas, durante sua implementação, contribuem para a melhoria de indicadores de resultados na aplicação de recursos públicos. Essa análise é realizada, através de uma pesquisa qualitativa, demonstrando a comparação do percentual de atendimentos dentro das normas e conformidades exigidos, antes e depois da implantação da ferramenta Power BI, para acompanhamento dos atendimentos em andamento do setor de contratos dessas Entidades.