TCC (Graduação)

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Resultados da Pesquisa

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    Artigo Acesso restrito
    A formação acadêmica do profissional de educação física para o empreendedorismo na indústria do esporte.
    (2024) Santos, Kamile Lorencetti dos
    O objetivo desta pesquisa foi analisar a oferta de disciplinas na área do empreendedorismo, nas estruturas curriculares das universidades federais e estaduais do Brasil, que ofertam o curso de Bacharelado em Educação Física. Essa busca foi realizada utilizando como método uma pesquisa descritiva-documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. Dentro desse objetivo geral, foi definido dois objetivos específicos: o primeiro foi baseado na procura por disciplinas específicas ao empreendedorismo e o segundo a disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo (que englobam diferentes fatores envolvendo o tema central). 11 universidades públicas oferecem disciplinas específicas sobre empreendedorismo, enquanto 46 instituições oferecem disciplinas relacionadas ao tema. Durante a pesquisa foi possível verificar a distribuição geográfica dessas universidades que ofertam o curso, os resultados apontaram uma predominância nas regiões Sudeste (35,1%), Sul (22,8%) e Nordeste (22,8%). Contudo, apesar de estarem presentes, ainda é reduzido o número de currículos com um eixo curricular direcionado para essa área. Recomenda-se a inclusão de disciplinas interligadas ao empreendedorismo e estágios obrigatórios ligados a essa área, a fim de auxiliar na inclusão do profissional de educação física ao mercado de trabalho atual; no entanto, são necessários mais estudos sobre este assunto.
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    Plano de Negócios Acesso aberto
    Plano de negócios: estudo da viabilidade de um spa esotérico em Florianópolis
    (2022) Ferreira, Daniella Souza
    Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar a viabilidade da implementação de um SPA com temática esotérica na cidade de Florianópolis/SC por meio de um plano de negócios. A partir da pesquisa bibliográfica, foi feita uma base de referencial teórico, tanto para estruturar o plano de negócios, quanto para compreender as diferentes questões que o projeto quer abordar na sua atuação. A metodologia foi definida com base na análise dos dados coletados para o estudo e na análise das melhores ferramentas a serem utilizadas durante o desenvolvimento do trabalho. Foi estruturada e posteriormente aplicada, uma pesquisa de campo, com o intuito de levantar informações desconhecidas, escassas ou indisponíveis através de dados secundários, como percepções e hábitos de clientes em potencial, para a validação de ideias do projeto. O plano de negócios conta com um sumário executivo, uma análise de mercado, que inclui análise dos clientes e dos possíveis concorrentes, um plano de marketing, um plano operacional, um plano financeiro e uma avaliação estratégica, todos seguindo os modelos tradicionais da literatura. Com base nas informações levantadas e nos planos desenvolvidos, entendeu-se que o empreendimento estudado seria viável.