Dissertações e Teses defendidas na Udesc

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    Dissertação Acesso aberto
    A linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil: proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixo
    (2024) Pasquali, Matheus Mesquita
    O presente trabalho traz a proposta da aplicação do contrabaixo e a de fazer uma análise das linhas de baixo no gênero da milonga e de alguns ritmos similares, como o rasguido doble, a chamarra e o chamamé, originários da fusão e das diversas influências comuns entre os países da América do Sul e característicos na região sul do Brasil, levando em conta não única e exclusivamente o quesito prático para a obtenção de uma sonoridade autêntica, moderna e coesa mas também os quesitos conceituais por trás dos gêneros, que dialogam com os conceitos de clave e rítmica aditiva. Será feita uma análise considerando que algumas das claves são exatamente as mesmas usadas em outros estilos musicais como o baião e o carimbó, remontando a um possível antepassado africano. As transcrições de algumas obras do repertório sulino serão utilizadas para corroborar as conclusões levantadas, bem como entrevistas com alguns músicos atuantes da cena musical em questão.
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    Tese Acesso aberto
    A prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de desterro (SC) e do Rio Grande (RS)
    (2024) Meneses, Marcele Pedrotti Dutra
    A investigação visa compreender a circulação e a prática musical das companhias líricas entre 1850 e 1880, no contexto do projeto civilizatório existente no século XIX, na rota das cidades do Rio de Janeiro, Desterro e Rio Grande. A pesquisa é de caráter documental e utiliza como fonte os jornais da época, que são um meio comunicação do cotidiano com notícias sobre as atividades culturais e políticas, que carregam questões ideológicas. No Brasil, durante a segunda metade do século XIX, existia um circuito de companhias líricas que se deslocavam em navios a vapor e paquetes pela costa marítima e desembarcavam em diversos portos do país. As apresentações eram realizadas em teatros, que no Segundo Império (1840-1889) eram considerados espaços de civilidade dentro dos moldes europeus, em termos do processo civilizatório. A relação do teatro lírico e o processo civilizatório no século XIX é refletida a partir de conceitos sobre o comportamento, normas de conduta, controle e organização social do autor Norbert Elias (1994; 2001), tópicos que são utilizados para se compreender a centralização no gosto do Imperador e da Corte durante o Segundo Império. Assuntos encontrados durante a passagem dessas formações nas cidades pesquisadas foram discutidos, como: gestão da companhia, a venda dos ingressos, repertório, recepção e gosto musical, e as crônicas serão tratadas a partir do conceito da pragmática do gosto de Antoine Hennion (2011). A relação dos músicos locais/residentes com o circuito musical também foi abordada, tendo em vista o repertório executado e sua atuação como artista na cidade. O conceito de circuito parte da ideia de Vermes (2016) para a contextualização sobre os elementos que são delineados a partir dele. O circuito musical foi considerado nesta pesquisa como indústria, comércio e arte, e seu estudo permite compreender as conexões artísticas, culturais, políticas e as interligações entre as cidades em questão.
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    Dissertação Acesso aberto
    O autoconhecimento para a profissão do músico no Brasil
    (2024) Lima, Karolina Santos de
    O autoconhecimento é o aprendizado que um indivíduo desenvolve a respeito de si mesmo de forma consciente e monitorada, conscientizando-se de experiências que refletem no próprio repertório comportamental aprendido. A presente pesquisa aborda o autoconhecimento como um princípio para o músico no exercício da sua profissão no Brasil. Para isso, a metodologia foi fundamentada a partir de bibliografias usando a técnica qualitativa. De acordo com pesquisas recentes, é visto que essa profissão é desafiadora no Brasil, tendo-se preocupações e inseguranças quanto às questões ocupacionais e financeiras. O autoconhecimento é eficaz para o bem-estar do ser humano e poderia ser explorado e relacionado aos músicos em contextos profissionais e ocupacionais. O principal objetivo desta pesquisa foi constatar de que modo o autoconhecimento pode contribuir no bem-estar psicológico, físico e emocional do músico. Como objetivos específicos, desenvolveram-se estratégias para construir novos repertórios comportamentais no intuito de beneficiá-los, considerando determinadas questões históricas, disciplinares e sociais no Brasil que refletem em concepções que podem presenciar ao exercer essa profissão. Os resultados apontam que a utilização do autoconhecimento para o músico no Brasil pode promover diferentes benefícios como o reconhecimento à aspectos históricos e sociais da própria profissão, desenvolver e aplicar estratégias para progredir na carreira, e novas reflexões a respeito de si enquanto músico. Sendo assim, sugere-se o prosseguimento de mais pesquisas nesse âmbito.
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    Tese Acesso aberto
    Do motivo à linha originária: autonomia da arte musical na obra de Heinrich Schenker
    (2024) Nabuco, Ivan Gonçalves
    A pesquisa tematiza o problema da consistência do discurso musical. Trata-se, nesse sentido, em linhas bastante gerais, do problema do conteúdo musical, isto é, da unidade, da coerência deste conteúdo, e, consequentemente, da condição artística da música – portanto, de um problema que pode ser colocado nos termos de uma autonomia da arte musical. O texto se concentra mais especificamente sobre o modo como o musicólogo Heinrich Schenker (1868-1935) aborda o problema, particularmente na obra Novas Teorias e Fantasias Musicais (Neue Musikalische Theorien und Phantasien). A questão do estatuto artístico da música funciona, nesse sentido, como fio condutor para uma caracterização desta obra segundo a sua pretensão em realizar uma abordagem da música como arte. Questão fundamental de uma estética musical ou de uma filosofia da música, mas também – de acordo com Schenker – de uma teoria musical, o problema da condição artística da música é considerado a partir da tese hanslickiana da identidade entre forma e conteúdo enquanto elemento característico da música em comparação com outras formas de arte. Para tanto, procura-se primeiramente problematizar a noção de uma autonomia da arte em geral segundo seus fundamentos filosóficos a partir de Kant como modo de acesso à questão de uma autonomia da arte musical em particular. A compreensão de tal identidade (entre forma e conteúdo) como caráter distintivo da música funda-se, em Hanslick e, inicialmente, também em Schenker, sobre a identificação do motivo como o conteúdo especificamente musical. E, justamente por conta de tal identificação, como o elemento capaz de, garantindo um conteúdo para a música, torná-la “verdadeira arte” (wirkliche Kunst). A discussão a respeito de uma autonomia da arte musical conduz, nesse sentido, a uma consideração panorâmica de obra de Schenker – das continuidades e descontinuidades dentro desta obra, representada essencialmente pelo reconhecimento de uma insuficiência do motivo na determinação da coerência (portanto, do conteúdo) musical, e da necessidade de outro conceito, capaz de determinar a continuidade inteligível do discurso: a linha originária (Urlinie) e o contraponto originário (Ursatz). Trata-se, nesse sentido, de uma problematização acerca da inteligibilidade do discurso musical, mas também acerca da coerência interna da obra de Schenker. A caracterização desta obra, de um modo geral, enquanto o esforço pela realização de uma determinação dos princípios artísticos da música encontra ainda na doutrina kantiana do gênio um fundamento para algumas questões relevantes da obra de Schenker (como, por exemplo, a necessidade de algo como o gráfico analítico), e para a sua retórica de um modo geral. A apreensão de questões fundamentais da teoria musical a partir da estética (filosofia) é justificada, por fim, pela imbricação de tais questões (musicais e filosóficas) a partir de uma reflexão, típica da modernidade, do problema da arte (e da sua autonomia) como fundamento para o surgimento de estéticas particulares, e da própria estética musical.