TCC (Especialização)

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/68

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Acesso restrito
    A lei 10.639/03 e o livro didático : implicações para o ensino de história
    (2023) Silva, Ilson Ferreira da
    Conquista do movimento negro e dos demais movimentos antirracistas do Brasil, a Lei 10639/03 completou 20 anos em 2023. Ela trouxe consigo a necessidade de mudanças no modo de pensar e organizar o conhecimento em sala de aula, tornando-se um marco na introdução de um tema pouco presente, até então, no universo escolar: o reconhecimento da importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. Para atingir aos objetivos da lei, o livro didático exerce um papel central, pois, ele constitui-se em um importante instrumento viabilizador, uma vez que é uma das principais fontes de informação utilizadas pelos professores e alunos em sala de aula. Assim, a abordagem adequada do conteúdo relacionado à história e cultura afro-brasileira e africana é essencial para o cumprimento da legislação. Este artigo analisou os livros didáticos de História do 6º e dos 7º anos, selecionados para as escolas municipais do município Palhoça/SC para o período de 2020 até 2023, com o objetivo de compreender de que modo este material pedagógico inclui os temas da Lei, tanton os textos quanto nas imagens e ilustrações que compõem a obra
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Acesso restrito
    Educação para as relações étnico-raciais : o Youtube como ferramenta pedagógica na construção da identidade negra
    (2023) Decezaro, Francisco
    O Brasil apresenta uma diversidade de povos e aspectos culturais. Sendo a escola um espaço de concentração de pessoas, se reconhece a necessidade de trazer para o contexto da sala de aula discussões a respeito dessas diferentes culturas. Considerando o grande interesse dos adolescentes e jovens pelas mídias sociais, este artigo teve como objetivo principal identificar a possibilidade do uso de uma delas como ferramenta pedagógica na construção da identidade negra: o Youtube, categorizada por Hakam et al. (2014) como uma comunicação de conteúdo. A primeira parte deste artigo apresenta uma análise da legislação sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais, principalmente a partir de Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003, bem como do Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Fundamental. Em seguida, explora os canais Canal Preto, Gabi Oliveira e Papo de Pretas. Concluímos que o Youtube pode ser uma ferramenta pedagógica para a construção da identidade negra de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, já que oportuniza a aproximação dos conteúdos da realidade vivenciada por eles.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Acesso restrito
    Inclusão e a formação inicial e continuada de professores
    (2023) Vianna, Herlene Melo Cruz
    O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o processo deformação inicial e continuada de professores, considerando as dificuldades da realidade vivida em sala devido aos novos desafios trazidos pela inclusão. Em um primeiro momento, discute a diversidade encontrada dentro de sala de aula e o papel da escola para que a inclusão se concretize na prática. Posteriormente, aborda a importância do processo de formação inicial e continuada para a construção de uma educação plural e democrática. Esperamos que esse estudo contribua para uma reflexão deste tema que é significativo para a sociedade.
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Modelo analítico de desempenho para virtualização com Xen
    (2010) Pfitscher, Ricardo Jose
    Uma tendência recente no gerenciamento de servidores de rede, particularmente na hospedagem de servidores web, tem sido a consolidação de múltiplos servidores em um único hardware, com o objetivo de reduzir custos operacionais e atingir maior eficiência na utilização dos recursos computacionais disponíveis. Uma tecnologia chave para a consolidação de servidores é a virtualização, que permite que cada servidor execute em uma máquina virtual isolada das demais máquinas virtuais no mesmo hardware, facilitando assim o gerenciamento de cada servidor. Por outro lado, o desempenho dos servidores virtualizados pode não satisfazer os requisitos de usuários ou aplicações. Atualmente, o desempenho de servidores em ambientes de virtualização precisa ser avaliado experimentalmente, ou seja, é preciso implantar o servidor em uma máquina virtual para depois verificar se o seu desempenho é adequado. Embora existam modelos analíticos de desempenho de servidores de rede, esses modelos não levam em consideração o uso de ambientes de virtualização. Visando preencher esta lacuna, este trabalho propõe um modelo analítico de desempenho para servidores web virtualizados no ambiente Xen. Este modelo foi validado experimentalmente, e os resultados obtidos demonstram que ele pode ser usado com sucesso para fins de planejamento de capacidade.