Inclusão e a formação inicial e continuada de professores
Tipo de documento
Artigo
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso restrito
Centro
CEAD
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Editora
Autor
Vianna, Herlene Melo Cruz
Orientador
Bastian, Tânia Mara de
Coorientador
Resumo
O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o processo deformação inicial e continuada de professores, considerando as dificuldades da realidade vivida em sala devido aos novos desafios trazidos pela inclusão. Em um primeiro momento, discute a diversidade encontrada dentro de sala de aula e o papel da escola para que a inclusão se concretize na prática. Posteriormente, aborda a importância do processo de formação inicial e continuada para a construção de uma educação plural e democrática. Esperamos que esse estudo contribua para uma reflexão deste tema que é significativo para a sociedade.
Abstract
The article presents a bibliographic review on the process of initial and continued teacher training, considering the difficulties of the reality experienced in the classroom due to the new challenges brought about by inclusion. At first, it discusses the diversity found within the classroom and the role of the school for inclusion to materialize in practice. Subsequently, it addresses the importance of the initial and continuing training process for the construction of a plural and democratic education. We hope that this study contributes to a reflection on this topic, which is significantfor society.
Palavras-chave
Citação
DOI
URL permanente
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil