A linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil: proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixo

Tipo de documento

Dissertação

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEART

Instituição

Programa

Programa de Pós-Graduação em Música

Área do conhecimento

Lingüística, Letras e Artes

Editora

Autor

Pasquali, Matheus Mesquita

Coorientador

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Fascículo

Resumo

O presente trabalho traz a proposta da aplicação do contrabaixo e a de fazer uma análise das linhas de baixo no gênero da milonga e de alguns ritmos similares, como o rasguido doble, a chamarra e o chamamé, originários da fusão e das diversas influências comuns entre os países da América do Sul e característicos na região sul do Brasil, levando em conta não única e exclusivamente o quesito prático para a obtenção de uma sonoridade autêntica, moderna e coesa mas também os quesitos conceituais por trás dos gêneros, que dialogam com os conceitos de clave e rítmica aditiva. Será feita uma análise considerando que algumas das claves são exatamente as mesmas usadas em outros estilos musicais como o baião e o carimbó, remontando a um possível antepassado africano. As transcrições de algumas obras do repertório sulino serão utilizadas para corroborar as conclusões levantadas, bem como entrevistas com alguns músicos atuantes da cena musical em questão.

Abstract

This paper proposes the application of the double bass and an analysis of the bass lines in the milonga genre and some similar rhythms, such as the rasguido doble, the chamarra and the chamamé, originating from the fusion and the diverse influences common to the countries of South America and characteristic of the southern region of Brazil, taking into account not only the practical aspect of obtaining an authentic, modern and cohesive sound but also the conceptual aspects behind the genres, which dialogue with the concepts of clave and additive rhythm. An analysis will be made considering that some of the clave are exactly the same as those used in other musical styles such as baião and carimbó, dating back to a possible African ancestor. Transcriptions of some works from the southern repertoire will be used to corroborate the conclusions raised, as well as interviews with some musicians active in the musical scene in question.

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