Método tecnologia na educação postural (TEP): posturas dinâmicas e conhecimento teórico de adolescentes de uma escola pública de Florianópolis

Tipo de documento

Artigo

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso restrito

Centro

CEFID

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Editora

Autor

Jordão, Ana Beatriz Martins

Orientador

Coorientador

Nascimento, Gabriella Lavarda do

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Resumo

A adolescência é marcada por mudanças posturais decorrentes do desenvolvimento musculoesquelético. O Método Tecnologia na Educação Postural (TEP) apresenta estratégias teórico-práticas, com ferramentas da tecnologia destinadas a educação postural em atividades de vida diária para adolescentes. OBJETIVO: Avaliar posturas dinâmicas e conhecimento teórico sobre postura e educação em saúde de adolescentes antes e após a aplicação do Método TEP. MÉTODO: Estudo de caráter longitudinal quase-experimental para adolescentes de 15 a 18 anos em uma escola pública em Florianópolis, submetidos a um programa de educação postural. Foi realizada anamnese, avaliação da postura dinâmica e questionário de conhecimento teórico sobre postura e educação em saúde pré e pósintervenção da TEP. O método TEP foi composto por um encontro por semana, durante 3 semanas, abordando temas como anatomia, ergonomia, hábitos posturais e atividade física, com sessões teóricas e práticas, incluindo jogos interativos para fortalecer o aprendizado. Para análise estatística foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) na sua versão 20.0. Para verificar a normalidade na distribuição dos dados, realizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Aplicaram-se o teste t de Student Pareado em casos de distribuição normal e o teste de Wilcoxon em casos de distribuição não-normal. Para as variáveis categóricas ordinais, o teste de Wilcoxon foi empregado. O nível de significância adotado foi de 5% (p≤0,05). RESULTADOS: Participaram do estudo 70 adolescentes, com média de idade 16 ± 0,96 no sexo masculino (n=40) e 16,3 ± 0,79 no sexo feminino (n=30). Após o Método TEP, as posturas dinâmicas antes e depois da intervenção apresentaram melhora na execução (p<0,001). A mediana da pontuação geral do Questionário de Conhecimentos Teóricos aumentou de 8,00 para 14,00 (p<0,001). Quando as questões foram agrupadas em domínios específicos, como atividades de vida diária e anatomia musculoesquelética, houve melhora em ambas as pontuações (p<0,001). CONCLUSÕES: Houve melhora significativa na execução de posturas dinâmicas e conhecimento teórico sobre postura e educação e saúde dos adolescentes após aplicação do método TEP. Com isso, o Método TEP revelou-se eficaz na promoção da prática de exercícios, no aprendizado sobre educação postural e em saúde, na promoção de bons hábitos posturais e na conscientização corporal entre os adolescentes.

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