Método tecnologia na educação postural (TEP): posturas dinâmicas e conhecimento teórico de adolescentes de uma escola pública de Florianópolis
Tipo de documento
Artigo
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso restrito
Coleção
Centro
CEFID
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Editora
Autor
Jordão, Ana Beatriz Martins
Orientador
Coorientador
Nascimento, Gabriella Lavarda do
Resumo
A adolescência é marcada por mudanças posturais decorrentes do desenvolvimento musculoesquelético. O Método Tecnologia na Educação Postural (TEP) apresenta estratégias teórico-práticas, com ferramentas da tecnologia destinadas a educação postural em atividades de vida diária para adolescentes. OBJETIVO: Avaliar posturas dinâmicas e conhecimento teórico sobre postura e educação em saúde de adolescentes antes e após a aplicação do Método TEP. MÉTODO: Estudo de caráter longitudinal quase-experimental para adolescentes de 15 a 18 anos em uma escola pública em Florianópolis, submetidos a um programa de educação postural. Foi realizada anamnese, avaliação da postura dinâmica e questionário de conhecimento teórico sobre postura e educação em saúde pré e pósintervenção da TEP. O método TEP foi composto por um encontro por semana, durante 3 semanas, abordando temas como anatomia, ergonomia, hábitos posturais e atividade física, com sessões teóricas e práticas, incluindo jogos interativos para fortalecer o aprendizado. Para análise estatística foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) na sua versão 20.0. Para verificar a normalidade na distribuição dos dados, realizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Aplicaram-se o teste t de Student Pareado em casos de distribuição normal e o teste de Wilcoxon em casos de distribuição não-normal. Para as variáveis categóricas ordinais, o teste de Wilcoxon foi empregado. O nível de significância adotado foi de 5% (p≤0,05). RESULTADOS: Participaram do estudo 70 adolescentes, com média de idade 16 ± 0,96 no sexo masculino (n=40) e 16,3 ± 0,79 no sexo feminino (n=30). Após o Método TEP, as posturas dinâmicas antes e depois da intervenção apresentaram melhora na execução (p<0,001). A mediana da pontuação geral do Questionário de Conhecimentos Teóricos aumentou de 8,00 para 14,00 (p<0,001). Quando as questões foram agrupadas em domínios específicos, como atividades de vida diária e anatomia musculoesquelética, houve melhora em ambas as pontuações (p<0,001). CONCLUSÕES: Houve melhora significativa na execução de posturas dinâmicas e conhecimento teórico sobre postura e educação e saúde dos adolescentes após aplicação do método TEP. Com isso, o Método TEP revelou-se eficaz na promoção da prática de exercícios, no aprendizado sobre educação postural e em saúde, na promoção de bons hábitos posturais e na conscientização corporal entre os adolescentes.
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