A alteridade na relação professor-criança durante a passagem do 5° para o 6° ano do ensino fundamental
Tipo de documento
Artigo
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Coleção
Centro
FAED
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Editora
Autor
Wielecosseles, Julia Izabeth Silva
Orientador
Gonçalves, Gisele
Coorientador
Resumo
Este artigo apresenta como tema a alteridade na relação professor criança diante das alterações dos processos educativos na passagem do 5° para o 6° ano. O objetivo geral é compreender de que maneira a alteridade na relação professor-criança pode auxiliar nessa passagem, considerando as alterações que acontecem na organização dos processos educativos. Como problema de pesquisa se perguntou: De que maneira a alteridade na relação professor criança pode auxiliar na passagem do 5° para o 6° ano, em função das alterações que ocorrem na organização dos processos educativos? Nos objetivos específicos, se explicou como se constitui a relação professor-criança na perspectiva da alteridade, em seguida, se identificou quais são as alterações que ocorrem nos processos educativos durante essa passagem, e por fim, se discutiu de que maneira a alteridade pode auxiliar na passagem do 5° para o 6° ano. Quanto a metodologia, essa pesquisa se classificou como exploratória, qualitativa e de natureza básica, sendo uma análise de conteúdo da literatura nacional a partir dos pressupostos de Bardin (2006). Assim, foram sistematizadas 2 categorias de análises: “Alteridade na relação professor criança” e “Alterações na organização dos processos educativos”. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se que: a transição dos anos iniciais para os anos finais é marcada pela alteração da unidocência para pluridocência; de modo estrutural, há um sistema de ensino que falta em estabelecer medidas e práticas de acolhimento; na prática pedagógica, o olhar atento, a disposição em ouvir e ajudar fazem parte do acolhimento proposto pela alteridade, e demonstram uma responsabilidade pela formação integral da criança e do adolescente.
Abstract
Palavras-chave
Alteridade, Transição do 5º para o 6 º ano, Organização dos processos educativos
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