Curso de Artes Visuais - Licenciatura
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/4
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Monografia Acesso aberto A pergunta enquanto ativação: experiência em mediação na 13ª Bienal do Mercosul(2023) Marcon, Ana ZanetteO presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe refletir acerca das concepções de mediação em arte, através da análise da sua terminologia, e da sua prática contemporânea, no papel do mediador, a partir da minha experiência como mediadora durante a 13ª Bienal do Mercosul. Através da experiência prática em mediação e seus desdobramentos teóricos, identifico a pergunta como um elemento propositor de diálogos e catalisador do pensamento crítico, estando presente tanto na reflexão teórica, quanto na ação participativa proporcionadas pelo encontro com a arte.Monografia Acesso aberto Atelier superior de artes e técnica (Vkhutemas): contribuições para a pedagogia histórico-crítica(2023) Canal, Maria HeloísaO Atelier Superior de Artes e Técnica (Vkhutemas) foi uma instituição russa que promoveu ao proletariado educação democrática, gratuita e a nível superior com intuito de formar artistas, arquitetos e designers que produzissem a arte deste novo período que se iniciava, o pós-revolução Russa. Devido ao pouco conhecimento sobre esta instituição no Brasil e, por conseguinte, ao pouco material escrito, o objetivo do trabalho é fazer um levantamento bibliográfico do que se tem escrito no Brasil sobre o assunto e, através deste levantamento, selecionar no conteúdo escritos sobre ela, elementos que possam ser utilizados no ensino de artes, sob o viés de ensino pensado pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para fazer esta pesquisa, utilizou se do método de análise do Materialismo Histórico-Dialético, e pesquisou-se em sites como: Scielo, Portal CAPES, Scielo e Academia.Edu, bem como no Google e Google Acadêmico, através da palavra-chave “Vkhutemas”. Como resultados foram encontrados 18 trabalhos, sendo eles divididos em Livro, Teses, Dissertações, Monografia, Artigos científicos, Artigos de Revistas e tradução de um discurso. Através destes trabalhos, selecionou-se alguns para identificar contribuições para o ensino de artes atual, tendo como norte a PHC, que defende o ensino de conteúdos cientificamente, filosoficamente e artisticamente elaborados para formação de conceitos para a humanização e como ferramentas para a emancipação humana. A partir dos trabalhos selecionados, pode-se sugerir a incorporação do conteúdo em si desenvolvido na instituição, como o construtivismo, para os conteúdos ensinados no ensino básico e superior, bem como o desdobramento a partir dos Estudos Propedêuticos Desenho, Cor, Espaço e Volume de conteúdos básicos, teóricos e práticos, para formação dos estudantes no contexto atual e com componentes atualizados, o que pode ser aprofundado a partir de outras pesquisas em trabalhos futuros. Outra contribuição colhida a partir do estudo da escola, e que reforça pressupostos da PHC, é o ensino que coloca a análise da realidade concreta, como com o estudo das condições econômicas em que se está inserida a produção, como ponto central para se entender as condições de vida, também como caminho para a emancipação humana da sociedade de classes. Entende-se que as proposições deste ensino aplicadas no contexto econômico atual não irão atingir patamares iguais aos alcançados no ensino da URSS, devido às questões fundantes de bases econômicas e sociais, contudo, podem mostrar o percurso e o horizonte para onde se deseja chegar.Monografia Acesso aberto Doa-me uma memória(2023) Branga, Raquel SchutzO presente trabalho é apresentado como finalização do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida o projeto artístico “Doa-me uma memória” que foi desenvolvido na disciplina de Curadoria com a Professora Regina Melim, consiste em uma chamada para ocorrer uma troca, inicio doando uma memória minha, e quem quisesse poderia doar uma memória sua de volta. O projeto aconteceu de forma remota, por meio do Google Forms, e desta forma as memórias foram doadas. As memórias que permeiam o trabalho são memórias pessoais, memórias doadas, memórias capturadas de antigos filmes filmados em VHS de arquivos pessoais, memórias de tempos que se passaram, de tempos que foram construídos, e de tempos somente. O tcc é composto por 2 partes, em que a primeira consiste num livro de artista, dividido em 5 capítulos, intitulados: Uma memória, Memórias de infância, Memoriar, Tempo empoleirado, Tempo atemporal. Uma memória é constituído por memórias que foram doadas, e produções visuais feitas a partir destas memórias. Memórias de infância traz a nostalgia como plano de fundo e conversa com quem lê, através de fotografias de objetos pessoais de minha infância. Memoriar é um capítulo que traz a experiência de monitoria de uma disciplina de licenciatura dentro da faculdade, e dialoga com a psicologia e o conceito de memória. Tempo empoleirado é a poeira das casas de nossas avós, as memórias e lembranças que vivem dentro daquele tempo específico. Tempo atemporal e as diferentes formas de tempo, capítulo que brinca com a temporalidade, muito baseada em reflexões de Ricardo Basbaum. A segunda parte agrupa algumas proposições educativas ligadas aos capítulos. E para a construção deste trabalho, foram feitos diálogos com artistas e autores como Anna Maria Guash, Ricardo Basbaum, Svetlana Boym, Elida Tessler, Yoko Ono e Sophia Brightwell.Monografia Acesso aberto Fazeres especiais: memória, arte e docência(2023) Pedrini, Monica da SilvaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Fazeres especiais: memória, arte e docência” estabelece diálogos com as memórias e produções das mulheres de minha família e tem por objetivo salientar a importância e o pertencimento do artesanato na arte, bem como, enfatizar sua potência no ensino de artes visuais na educação básica. Partindo do conceito de fazeres especiais, formulado pela autora Ivone Mendes Richter (2008), e de entrevistas com minhas avós, discorro sobre minhas memórias relacionadas aos lares familiares, lugares repletos de artesanatos. Ancorada na perspectiva da Cultura Visual, e em conversa com autores como Belidson Dias (2011), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), analiso o desvalor presente na dualidade arte/artesanato. Ressalto, também, a importância das técnicas manuais, que se fazem presentes tanto na geração de renda familiar quanto no cenário da arte contemporânea. Por fim, relato minhas experiências e práticas artísticas durante a pandemia de COVID-19, e como elas se desdobraram em um projeto de estágio docente realizado com a turma 211 do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Assim, partindo de entrevistas, diálogos com autores e experiência docente, reafirmo a importância do artesanato como forma legítima de arte, o qual desenvolve uma linguagem e expressão própria.Monografia Acesso aberto Me ateia(2023) Brito, Ligia Cristina deMe aTeia é um testemunho reflexivo sobre o percurso de tornar-me professora-artista. A trajetória de tornar-me professora, um exercício contínuo de alteridade, se dá na excepcionalidade dos Encontros. Do intuito de propor Encontros ímpares, nasce a proposição artística ‘Teia relacional’, que, nas ações inadvertidas de olhar, fazer nós, esticar, costurar, trançar, cair; evidencia jogos presentes nos emaranhamentos cotidianos. Por meio da ativação do dispositivo ‘Teia’, acionado entre nós e tramas em tecido elástico vermelho, em diferentes locais: universidade, escola, centro da cidade, batalha de rap e Eja Pop Rua, foi possível vivenciar novos arranjos de grupo, compreendendo que a qualquer tempo e espaço podem se formar novas composições. Essas, se convertem em tramas efêmeras de aprendizagem. O texto busca pinçar na minha trajetória como professora, algumas respostas no experienciar, ancorando-as em torno dos conceitos de espaço, tempo, corpo e olhar. A questão que permeia essa trajetória é: o que é possível ao processo de trabalhar em coletividades/grupos?Monografia Acesso aberto Memórias fotográficas(2023) Kair, Vandaci MagagninCom o advento da fotografia o ser humano acreditou que era possível capturar o tempo e aumentar a sensação de controle, dando a impressão de congelar por um momento o “para sempre”. Com essa pesquisa, pretendo mostrar um pouco sobre a contribuição das imagens como ferramenta para a descrição de tempo e espaço, usando a fotografia como uma metáfora de memória. Compreender as questões que envolvem a fotografia como parte essencial da memória é refletir sobre o que capturamos e o que não capturamos. É perceber o fragmento como um elemento subjetivo de cada olhar na construção da imagem fotográfica. Para isso, apresento aqui nessa pesquisa também a experiência com a Ong Centro de Educação Popular - CEDEP, onde aconteceu a oficina sobre Memórias Fotográficas. O trabalho buscou refletir através dos participantes o quanto a fotografia se tornou um elemento importante na construção da vida no contemporâneo, bem como na memória do passado.Monografia Acesso aberto Ser~pen~te~ar: movimento da transformação, da casa para o sagrado(2023) Souza, Isadora Carlos eEste trabalho se inicia com a composição de uma série artística, passando pelos territórios da pintura, colagem, xilogravura, vídeo arte, desenho. As imagens foram gatilhos para a criação de uma obra literária pela linguagem de conto. O conceito do projeto, apresenta uma trilogia de temas: casa > serpente > candomblé. A investigação da transformação de uma mulher negra e periférica sob a imagética da serpente na religião do candomblé, associada pela orixá Yewá. O desenvolvimento desta pesquisa, é uma análise entre eu e minha orientadora com base teórica na escrevivênciaMonografia Acesso aberto Taiá: material educativo sobre arte contemporânea brasileira(2023) Rossinsk, Flavia GabrielleTaiá é um material educativo que se propõe a contribuir para expansão do repertório em arte contemporânea brasileira de alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio – as decisões acerca da construção do material foram grandemente influenciadas pelos estágios supervisionados da licenciatura. O trabalho conta com um manual para confecção do material didático/objeto de ensino, a ser construído com materiais reutilizáveis do dia-a-dia escolar. As obras e artistas selecionados para compor a seleção imagética do material seguem alguns eixos temáticos específicos: questões de gênero e sexualidade, raça, classe e território. Além da proposta de expansão de repertório, o material conta com uma série de perguntas propositoras que agem na mediação e promoção de encontros entre os estudantes e as obras. Diversas dinâmicas podem ser trabalhadas em sala de aula com o uso do material, com algumas proposições colocadas neste trabalho, buscando assim contribuir como material educativo complementar a educadores em seu cotidiano de ensino e planejamentos.Monografia Acesso aberto Um olhar sobre vivência e TDAH: artes visuais e saberes(2023) Nasser, Maristela Scheitel GomesO trabalho apresenta uma perspectiva sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) por alguém que possui o diagnóstico. Falarei de ensino-aprendizagem da perspectiva de outros estudantes com TDAH e de possíveis caminhos para incluir e acolher esses estudantes em seu percurso educativo, usando de uma pesquisa online para gerar interação com esse grupo. Também trago a vivência através de imagens e processos artísticos.