Curso de Ciências Contábeis

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/46

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Monografia Acesso aberto
    Proposição de métricas de avaliação de desempenho para o setor de compras e para seleção de fornecedores em cooperativas de crédito
    (2024) Borba, Marlon Luiz de
    O objetivo desta pesquisa foi desenvolver painéis multicritérios para avaliação do setor de compras e seleção de fornecedores, sob a perspectiva do cooperativismo. Este estudo caracteriza-se como um artigo tecnológico, descritiva e qualitativa. Para a avaliação de desempenho do setor de compras, utilizou-se um painel de desempenho aperfeiçoado do Balanced Scorecard (BSC), e a seleção de fornecedores, um painel de seleção multicritérios, ambos referentes ao período de 2023/2024. Foi empregado o método de valoração linear para função de valor, permitindo demonstrar matematicamente os julgamentos de valor que o gestor atribui a cada critério. Como resultado, foram desenvolvidos dois painéis: um de desempenho composto por 4 perspectivas, divididas em 15 objetivos estratégicos, com indicadores, metas, iniciativas e responsáveis estabelecidos; o segundo, um painel de seleção composto por 4 perspectivas, divididas em 13 critérios e perguntas estratégicas para tomada de decisão. Por meio da pontuação global, no painel de avaliação de desempenho identificou-se a situação atual de 35 pontos e atribuiu-se a meta de alcançar 58 pontos. A representação gráfica pode subsidiar o gestor na priorização de ações corretivas. No painel de seleção de fornecedores são analisados múltiplos fatores que afetam positiva ou negativamente o sucesso na escolha de um fornecedor, resultando em uma pontuação de classificação dos fornecedores. Os resultados corroboram estudos anteriores sobre o uso do BSC em avaliação de desempenho e aplicação de multicritérios na seleção de fornecedores. A metodologia auxilia na comunicação e implementação da estratégia, bem como na avaliação de desempenho organizacional. Além disso, a pesquisa oferece contribuições práticas ao demonstrar aos gestores como desenvolver painéis de avaliação de desempenho organizacional e seleção de fornecedores sob a perspectiva do cooperativismo, identificando e criando os critérios necessários para a mensuração e tomada de decisão. Contribui também para a literatura ao abordar uma organização de terceiro setor, sem fins lucrativos, que avalia seu setor de compras que se encontra em fase de estruturação, e realiza a seleção de seus parceiros considerando critérios específicos do cooperativismo. A pesquisa apresenta ainda contribuição social, por se trata-se de uma empresa sem fins lucrativos, onde todo impacto financeiro positivo gerado por uma boa gestão e seleção defornecedores beneficiará os cooperados, além de promover o desenvolvimento e fomento do empreendedorismo na região local.
  • Monografia Acesso aberto
    Entre linhas e números: o investidor é manipulado por narrativas contábeis?
    (2024) Schmeider, Bruna Gabriela
    A decisão de investir em um negócio gera muitas incertezas, e para diminuir essas incertezas se faz necessário uma análise prévia do investimento em questão. Dentre as análises a serem realizadas, a contabilidade se faz presente por meio de demonstrações financeiras, as quais por vezes são acompanhadas de narrativas, seja do próprio relatório da administração ou de interpretações de terceiros quanto a qualidade dos resultados das empresas. De qualquer forma, estas narrativas podem ser fieis às demonstrações, ou então serem manipuladas com o enquadramento de ênfase, a fim de influenciar a decisão do investidor. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar a influência do enquadramento de ênfase na propensão de investimentos. Para isso, realizou-se um experimento com uma amostra de 114 estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma universidade de Santa Catarina. Foram aplicadas três versões do questionário, todas com a mesma demonstração do resultado do exercício, o que as diferencia são as narrativas contábeis que possuem enquadramento de ênfase positiva, negativa ou combinada. Para análise dos dados, utilizou-se o método Kruskal Wallis em busca de identificar possíveis diferenças de médias na propensão de investimento em cada cenário analisado. Os resultados indicam que o enquadramento de ênfase não possui impacto na propensão de investimento. Nota-se que os usuários tomaram como base para tomada de decisão somente a demonstração do resultado, tendo a narrativa apenas como apoio. O que se justifica por conta dos indivíduos da pesquisa serem estudantes de ciências contábeis, visto que os mesmos possuem os conhecimentos para análise da demonstração. Com isso, o estudo contribui com a literatura ao revelar que o enquadramento de ênfase, para empresas com demonstrações reais, ou seja, com resultados não manipulados, não afeta a propensão de investimentos. Contribui com empresas na divulgação de seus resultados, ao tratarem as narrativas de divulgações, e para os investidores, na análise das informações das empresas em que buscam aplicar seus recursos. O que aponta a importância de conhecimento e análise das demonstrações contábeis, visto que, os respondentes não sofreram influência do enquadramento de ênfase nas narrativas, por já possuirem o conhecimento prévio de uma demonstração do resultado.
  • Monografia Acesso aberto
    A relação entre alfabetização financeira, materialismo e compra compulsiva na propensão ao endividamento
    (2024) Oliveira, Ana Beatriz Linhares Coelho de
    De acordo com a literatura, indivíduos não alfabetizados financeiramente estão mais propensos a acumulação de dívidas, além de que homens e mulheres percebem o dinheiro de maneiras diferentes, devido a gestão financeira distinta e ao nível mais baixo de alfabetização financeira do gênero feminino. Logo, o objetivo do estudo é analisar a relação da alfabetização financeira e do gênero no comportamento dos consumidores e em sua propensão ao endividamento. Elaborou-se uma survey para coletar os dados, com uma amostra de 135 estudantes de ciências contábeis em uma universidade de Santa Catarina. Foram realizados testes de hipóteses para analisar os dados, por meio da técnica de modelagem de equações estruturais (Strucuctural Equation Modeling – SEM), estimada pelo método dos mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares – PLS). Obteve-se que pessoas com níveis maiores de alfabetização financeira tendem a comprar menos compulsivamente, a relação indireta entre alfabetização financeira e propensão ao endividamento também foi encontrada, pois a diminuição do comportamento compulsivo de compra causada pela alfabetização financeira, diminui a probabilidade de endividamento. O materialismo apresentou uma diminuição quando a alfabetização financeira está presente. Entretanto, a relação indireta entre a alfabetização financeira, materialismo e propensão ao endividamento não foi comprovada. Por fim, não se encontrou distinção entre os gêneros, de modo a não confirmar a hipótese que de mulheres são mais propensas a compras compulsivas, materialismo e ao endividamento. Esse estudo contribui para preencher uma lacuna na literatura visto a ausência de estudos que buscaram identificar uma relação indireta entre o materialismo, compra compulsiva, alfabetização financeira e propensão ao endividamento. Complementa ainda, os estudos já existentes que abordam as relações diretas entre as variáveis, por explorar os efeitos mediadores do comportamento compulsivo de compra e do materialismo na relação entre alfabetização financeira e propensão ao endividamento. Esta pesquisa é importante pois ressalta a alfabetização financeira como principal fator para evitar o endividamento das famílias e para que desenvolvam consciência sobre seus desejos futuros e momentâneos, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Além disso, pôde desmistificar a ideia do consumo excessivo por parta do gênero feminino.