TCC (Teses e Dissertações)
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Dissertação Acesso aberto Concurso vestibular da Udesc: um estudo comparativo da avaliação das características sociodemográficas dos alunos ingressantes no ensino superior antes e após a mudança no processo de seleção(2024) Machado, Mário CésarO acesso à educação é direito de todos e está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, esse direito também está previsto na Constituição Federal e, de igual forma, referendado na Lei de Diretrizes de Base da Educação-LDB/93, que tem como “[...] medidas basilares o princípio da igualdade entre as pessoas nas condições de acesso e permanência [...]” (Costa et al., 2018, p. 17). Para assegurar essas condições, o Estado brasileiro tem implementado, ao longo dos anos, políticas públicas que garantem o acesso e a permanência nos diferentes níveis de ensino. Mesmo assim, o Brasil possui diferenças significativas em relação às desigualdades educacionais. Muitos culpam o concurso de acesso ao ensino superior como o grande vilão. Mas na verdade, a maioria dos especialistas comungam da ideia de que são várias as condicionantes a considerar, quando o assunto é acesso ao ensino superior. Especificamente, a Universidade do Estado de Santa Catarina, até o processo pandêmico, construía o ranqueamento e sua relação de chamada(s), por meio de um concurso presencial. Utilizando-se, também, do sistema Sisu e oportunizando o ingresso para aqueles que realizassem a prova do Enem. Com o agravamento do quadro pandêmico e de isolamento social, a realização de novos concursos presenciais foi cancelada. As IES foram forçadas a lançar mão de nova sistemática de processo seletivo. Por sua vez, a Udesc aprovou o processo seletivo especial como concurso oficial de ingresso na universidade. Esse processo foi aplicado nos últimos seis concursos de ingresso. A construção do ranqueamento se dá pelo cálculo da média obtida no ensino médio e mantendo o ingresso via Sisu e ações afirmativas. Contudo, sendo possível ter ocorrido alteração do perfil do ingressante, utilizou-se informações prestadas pelos ingressantes nas matrículas dos processos pré e pós-pandemia para avaliar essa questão. Os dados analisados apresentam um perfil de ingressante próximo do que a Udesc busca enquanto uma instituição de ensino superior pública. Ao final da análise, percebeu-se que a universidade está selecionando, em sua maioria, ingressantes com idade menor que 23 anos, concluintes de escolas públicas e oriundos do Estado catarinense. Notou-se, também, que a seleção de egressos de escolas públicas e de candidatos, assim autodeclarados, sofreu um incremento significativo com a alteração do processo “Local”, que contemplou, além das modalidades anteriores, a análise de histórico do ensino médio como critério de seleção.Dissertação Acesso aberto Espoliação urbana e autoconstrução: o caso da ocupação Marielle Franco (Florianópolis – SC)(2024) Soares, Victória da SilvaEste estudo tem como objetivo analisar o processo de autoconstrução na ocupação urbana Marielle Franco localizada no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis (SC), bem como as dinâmicas espoliativas vivenciadas pelos moradores. Destaca-se a autoconstrução como uma alternativa enfrentada pelas famílias de baixa renda para acessar o direito à moradia digna. A pesquisa, que adota uma abordagem qualitativa de estudo de caso, busca compreender as questões emergentes relacionadas à espoliação urbana e a autoconstrução na ocupação em estudo. Os principais métodos de coleta de dados incluem questionários e entrevistas semiestruturadas, além das fontes bibliográficas e documentais. Os resultados deste trabalho têm revelado um cenário desafiador no acesso precário e desigual à moradia em Florianópolis, acentuando a segregação socioespacial e contrariando a retórica da igualdade de acesso à cidade. Os resultados da pesquisa também evidenciam as disparidades socioespaciais e a constante luta pelo direito à moradia numa cidade autointitulada “Ilha da Magia”, trazendo à tona a constante da fuga do aluguel como variante proporcional no aumento de novas moradias na ocupação.Dissertação Acesso aberto Identificação dos serviços ecossistêmicos providos pela Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC.(2023) Martins, LarissaA Lagoa da Conceição (LC) é uma laguna costeira localizada no município de Florianópolis, estado de Santa Catarina. É conhecida por ser um importante ponto turístico, especialmente em função de sua beleza natural e de múltiplas possibilidades de usos associados, como recreação, navegação, pesca artesanal, gastronomia, dentre outros. No entanto, esse ecossistema possui um histórico de continua degradação ambiental e modificação das suas características naturais. Na tentativa de melhor conhecer e entender a dinâmica socioambiental desse ecossistema e auxiliar na gestão dessa lagoa costeira, propõe-se, no presente esforço, realizar a identificação dos serviços ecossistêmicos providos pela Lagoa da Conceição. Para isso foram aplicados questionários junto aos usuários da lagoa para a investigação das atividades realizadas no local, assim como percepções a respeito desse ecossistema. As respostas foram examinadas e o seu conteúdo relacionado com distintos tipos de serviços ecossistêmicos, avaliando-se também o estado atual da Lagoa da Conceição, conforme a metodologia da Avaliação Ecossistêmica do Milênio. Os resultados indicaram que, apesar das mudanças ambientais decorrentes dasatividades antrópicas, esse ecossistema ainda provem uma variedade de serviços ecossistêmicos culturais, assim como serviços de provisão de alimentos. No entanto, verificou-se que esses serviços foram alterados em decorrência das mudanças ambientais ocorridas na laguna e seu entorno, afetando o bem-estar de seus usuários. O cenário atual demonstra uma transição socioeconômica na Lagoa da Conceição. Identificou-se uma elevada porcentagem na provisão dos serviços ecossistêmicos culturais de lazer e ecoturismo, sentido de lugar e valorização estética e uma pequena porcentagem dos serviços de provisão de alimento e dos culturais atrelados à identificação cultural açoriana como sistema de conhecimento, valores educacionais, identidade cultural, relações sociais e valores do patrimônio cultural. Tal fato denota perda cultural e de conhecimento tradicional que tende a acelerar a degradação ambiental da Lagoa da Conceição.Tese Acesso aberto Indígenas mulheres: política, lutas e saberes em terras nordestinas(2023) Andrade, Andreza de OliveiraO texto apresentado é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto às comunidades indígenas Mendonça do Amarelão – RN e Jenipapo-kanindé – CE e parte da centralidade das mulheres como lideranças nestas comunidades para problematizar aspectos da cultura política das comunidades à luz de uma perspectiva descolonial das práticas políticas, das relações de gênero e da organização coletiva dos povos originários de modo geral e das indígenas mulheres de modo específico. As protagonistas desta trama histórica foram Tayse Potyguara (liderança Mendonça), Cacique Pequena e Cacika Irê (lideranças Jenipapo-kanindé), cujas atuações políticas se estendem para além de seus territórios, reverberando tanto no Movimento Indígena quanto em políticas institucionais. Elas são o fio condutor que leva à uma análise historiográfica que as associa à uma ampla tradição de resistência e atuação política das indígenas mulheres no Brasil. A partir do uso da metodologia da história oral e guiada pelas memórias destas mulheres, busco delinear elementos de um cenário histórico de ampla resistência dos povos originários em um recorte espacial no Nordeste, região que abriga a segunda maior parcela de população indígena no país. Suas memórias são os fios que ajudam a conectar a história do tempo presente, no qual se percebe o fortalecimento da militância e da presença das indígenas mulheres nos espaços políticos e de poder institucional, à ancestralidade que trazem consigo, que nos remete à sua luta e de seus povos contra todas as formas de colonialidade, e que é travada a partir de seus corpos-território, de sua organização política e da influência que tradicionalmente exercem junto às suas comunidades. A partir da critica social inscrita no campo do chamado giro decolonial busquei constituir análises acerca das práticas de resistência das indígenas mulheres tanto a partir de suas organizações coletivas no âmbito de suas comunidades, quanto para além delas, chamando atenção para o protagonismo que a epistemologia assume como instrumento de uma resistência política atravessada pela constituição de uma cultura histórica na qual seus povos são protagonistas do enredo histórico. Algo que se faz notar a partir da centralidade que a produção de conhecimento assume nos discursos e na militância das interlocutoras, quando elas mesmas se inscrevem como produtoras de conhecimento. Interessadas em ocupar espaços acadêmicos como forma de constituir à crítica à colonialidade desde os espaços coloniais como a academia. Em função disso se dá a análise de suas escrevivências apresentadas a partir da produção de suas próprias pesquisas acadêmicas.Tese Acesso aberto Infâncias e cidade: percursos geográficos das crianças em Florianópolis/SC(2024) Steinbach, GreicyEsta tese insere-se na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED/PPGE). O objetivo principal da investigação é compreender como as crianças vivenciam experiências nos espaços da cidade a partir do trabalho de campo proposto por uma instituição pública estadual de Educação Básica localizada em Florianópolis/SC. Os objetivos específicos desta pesquisa são: discutir sobre as infâncias na cidade, com destaque para as concepções de criança e a pluralidade da infância; identificar as espacialidades produzidas pelas crianças na cidade de Florianópolis/SC ao vivenciarem os espaços nos trabalhos de campo; descrever quais espaços as crianças frequentam, como qualificam esses espaços, quais os seus desejos e expectativas com relação à cidade e como se deslocam, interagem e se divertem; e analisar as contribuições das crianças, focalizando a complexidade de relações sociais, institucionais e individuais que se constituem na e atravessam a cidade. Para tanto, utilizamos um referencial teórico baseado na Geografia da Infância e na Sociologia da Infância. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos e levantamento dos dados, este estudo tem raízes nas proposições das pesquisas de caráter qualitativo, de natureza exploratória/descritiva, com abordagem etnográfica. Os sujeitos da pesquisa são as crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual localizada em Florianópolis/SC. A pesquisa buscou discutir questões conceituais e da prática pedagógica acerca dos temas infâncias, criança e cidade, mobilidade infantil, cidadania infantil e participação com a intenção de apresentar como esses conceitos veem permeando os estudos acerca das vivências das crianças no contexto da cidade de Florianópolis/SC. Os resultados revelam: como as crianças percebem e vivenciam a cidade de Florianópolis/SC, enfatizando a importância de considerar suas experiências e interações nos espaços urbanos; a relevância de envolver ativamente as crianças nos processos de transformação urbana, reconhecendo-as como sujeitos históricos e detentores de direitos e saberes próprios. Fatores como institucionalização, domesticação, insularização, dualização, fragmentação e restrição da autonomia e mobilidade são vistos como barreiras à plena cidadania infantil, impactando as rotinas das crianças, limitando suas experiências e moldando suas percepções do espaço e participação na cidade. Ao proporcionarmos às crianças a experiência das oportunidades encontradas do lado de fora das instituições educativas, estabelecemos uma conexão que vincula o conteúdo curricular a outras formas de aprendizagem, construindo um conhecimento mais amplo e autêntico, real, mais vibrante e pulsante. Nesse contexto, é fundamental conceber as infâncias como um cenário marcado pela diversidade social, cultural, política, econômica e geográfica, levando em consideração a pluralidade e a heterogeneidade das crianças.Dissertação Acesso aberto Intensificação do trabalho docente: uma análise das condições de trabalho dos professores de educação infantil(2024) Alencar, Karine Galindo deA dissertação compreendeu o esforço em sistematizar os estudos produzidos no período de (2020-2022) que analisaram os impactos do COVID-19 nas condições de trabalho dos professores da Educação Infantil. Conforme as informações sobre a pandemia da COVID-19 foram sendo divulgadas e amplamente discutidas, o mundo precisou passar por diversas modificações visando reduzir a disseminação da doença. Essas mudanças também foram necessárias na educação, acentuando o fenômeno da precarização e intensificação do trabalho docente. Em uma sociedade capitalista, o papel do Estado na produção destes fenômenos torna se ainda mais evidente com a implementação do Ensino Remoto na educação pública. O avanço da tecnologia com a Indústria 4.0 tem implicado na natureza das relações de trabalho e no setor educativo, transformando o trabalho docente. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar como os estudos revelam os impactos da COVID-19, no período de (2020-2022), no trabalho dos professores de Educação Infantil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento das produções acadêmicas divulgadas entre os anos de 2020 e 2022. A técnica de análise empregada no percurso investigativo consistiu na análise de conteúdo e as possíveis análises empreendidas foram fundamentadas nos preceitos marxistas presentes no materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciaram que o papel do Estado na produção do fenômeno de precarização durante a pandemia da COVID-19 foi acentuado por suas ações não proporcionarem as condições de trabalho necessárias para o professor desenvolver sua função. Houve igualmente impactos na educação, sendo os principais: uso do WhatsApp como uma plataforma digital para contatos, interação e envio de arquivos às famílias e crianças; acentuação do controle e monitoramento do trabalho docente e limitação da autonomia docente. Estes puderam ser relacionados às evidências de intensificação e precarização ocorridas no trabalho dos professores de Educação Infantil em virtude da implementação da Indústria 4.0. Em suma, neste estudo consta a caracterização dos impactos da COVID-19 no trabalho dos professores de Educação Infantil, presente nas produções acadêmicas investigadas.Dissertação Acesso aberto Lei geral de proteção de dados: impactos e desafios à política de informação(2024) Polimeno, Celso DomingosEste estudo tem como objetivo identificar a política de informação na Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e avaliar sua conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O principal objetivo é entender os desafios enfrentados pela Udesc na adaptação de sua política de informação à LGPD. Os objetivos específicos são: examinar as implicações da Sociedade da Informação na interpretação em evolução dos direitos fundamentais; descrever os princípios e procedimentos aplicáveis como um quadro teórico para a aplicação da LGPD na Administração Pública; identificar a política de informação da Udesc por meio da análise de documentos institucionais, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e alinhada com o propósito da LGPD; propor uma resolução que estabeleça as diretrizes a fim de fomentar uma política de informação mais adequada à Udesc em conformidade com os princípios da LGPD especificamente relacionadas aos direitos fundamentais. O referencial teórico abrange aspectos relacionados à Sociedade da Informação, aos direitos fundamentais de acesso à informação, privacidade e proteção de dados pessoais. O estudo também aborda os primeiros passos em direção à regulamentação da internet no Brasil e, mais especificamente, a LGPD, seus fundamentos, princípios e aspectos e procedimentos aplicados à Administração Pública. Ênfase é dada aos conceitos de informação, dados, dados pessoais e dados sensíveis. Por fim, o estudo explora o regime de informação e sua importância na compreensão da política de informação, bem como sua relação com a LGPD. A metodologia da TFD foi escolhida para a coleta de dados, visando refinar os dados para entender o processamento de dados pessoais na UDESC e se sua política de informação está em conformidade com a LGPD. O resultado da pesquisa verificou que a política de informação na Udesc é insuficiente para garantir a conformidade com a LGPD. Há necessidade de aprimorar a governança da informação, implementar um programa de governança em privacidade e regras de boas práticas como parte integrante da política de informação da Udesc a fim de garantir a proteção dos dados pessoais. A análise revela o caminho a ser percorrido pela instituição para promover uma política de informação adequada aos princípios da LGPD e aos direitos fundamentais. Como produto de pesquisa, foi elaborado um projeto de resolução a ser submetido pelo Reitor à Câmara de Administração e Planejamento (CAP) do Conselho Universitário (CONSUNI) da UDESC. A resolução aborda a aplicação da LGPD, cria e regulamenta o funcionamento do Comitê de Governança de Privacidade de Dados e do Grupo de Trabalho para Adequação e Conformidade com a LGPD, e regula a atividade do Encarregado pela Proteção de Dados. A aprovação da resolução é recomendada como uma forma de adaptar a política de informação da UDESC à LGPD.Dissertação Acesso aberto Memória e testemunho sobre a ditadura militar brasileira em obras de Fernando Gabeira (1979 – 2012)(2022) Gonsalves, Nicolas FernandesA presente pesquisa tem como proposta analisar a memória e o testemunho sobre a ditadura militar brasileira a partir das obras O que é isso, companheiro? (1979) e Onde está tudo aquilo agora? (2012), de Fernando Gabeira. Os livros foram selecionados por possuírem relatos sobre as vivências do autor durante a ditadura militar e por terem sido escritos em momentos distintos. Desta forma, será analisado como a narrativa testemunhal de Gabeira foi transformada com o passar do tempo, buscando compreender quais são as permanências e as rupturas presentes, bem como a influência das vivências do autor e dos contextos de publicação na escrita. O objetivo principal é entender como o tempo age sobre as memórias dos indivíduos. As obras serão analisadas sob a perspectiva da História do Tempo Presente, para, assim, compreender também como os eventos do passado afetam o nosso presente e como a ditadura militar deixou marcas no Brasil até os dias de hoje.Dissertação Acesso aberto Memórias, testemunhos e militâncias: a trajetória de dez mulheres na ditadura chilena(2023) Reynaud, Catiuscia AlvesEste estudo intitulado “Memórias, Testemunhos e Militâncias: A Trajetória de Dez Mulheres na Ditadura Chilena” examina as trajetórias de dez mulheres chilenas que militaram contra a ditadura militar de seu país. Neste sentido, tem como objetivo destacar como elas se envolveram na resistência política, social e feminista durante um período de autoritarismo e repressão. As fontes da pesquisa são entrevistas realizadas pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) da Universidade Federal de Santa Catarina. Essas fontes documentais possibilitam analisar como foram as experiências delas dentro dos movimentos feministas, nas organizações de mulheres e nos movimentos de luta armada. As entrevistas revelam ainda as complexas intersecções entre gênero, política e memória, explorando como essas mulheres desenvolveram uma consciência de gênero. Isto é, um posicionamento reflexivo referente as desigualdades entre homens e mulheres, ao entrar em contato com as discussões e teorias feministas em meio às lutas políticas. Através da análise das trajetórias individuais e das histórias coletivas das mulheres, a pesquisa oferece uma visão das experiências das atividades femininas durante a ditadura chilena. Além disso, destaca o papel crucial das mulheres na luta pela democracia, na luta pelos direitos humanos, bem como, na luta por mais direitos das mulheres e por mais igualdade de gênero. Esta dissertação pretende contribuir para pensar e compreender parte da militância feminina nos movimentos e grupos de mulheres no Chile, o ativismo feminista no contexto de ditadura militar do país e a importância dos testemunhos de mulheres para a historiografia. A pesquisa destaca a importância fundamental das memórias, testemunhos e militâncias dessas mulheres na construção da história contemporânea, partindo do campo da História do Tempo Presente para pensar no passado que se encontra vivo na memória de cada uma delas. A solidariedade emerge como um elemento essencial de resistência e sobrevivência entre as mulheres chilenas. Nesse sentido, é possível identificar a união entre as mulheres nos movimentos de mulheres e nos movimentos e grupos feministas. Assim como perceber a importância do feminismo na luta contra a ditadura e na luta por mais direitos das mulheres.Dissertação Acesso aberto O intérprete educacional e os saberes necessários para a sua atuação nos anos finais do ensino fundamental(2024) Godoi, Jonas Bento deEste estudo teve como objetivo analisar quais saberes os Intérpretes Educacionais (IEs) utilizaram para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) em um período pós-pandêmico. Dispôs-se de objetivos específicos, encarregados de: elencar as dissertações e as teses relacionadas ao Intérprete Educacional (IE), publicadas entre 2013 a 2023; identificar os saberes utilizados pelos IEs nos anos finais do Ensino Fundamental do CA/UFSC; diferenciar todos os saberes identificados, bem como suas fontes de aquisição e formas de utilização; e discutir sobre a atuação do IE, sua presença em sala de aula e em todo o âmbito escolar. Metodologicamente, é uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de questões semiestruturadas e entrevistas realizadas com os IEs. Sua ferramenta analítica foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise, o corpus foi desconstruído, unitarizado, categorizado, descrito, argumentado/interpretado e elaborados metatextos, a fim de apresentar a dialogicidade do autor com a fala dos sujeitos investigados. Embasado em Tardif (2008), Saviani (1996), Pimenta (2005), Gauthier (2013) e Freire (2022), identificaram-se diversos saberes utilizados pelos IEs que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, compatíveis com a atuação dos docentes, conhecimentos importantes que guiam e aperfeiçoam suas práticas cotidianamente. Porém, a carência de uma formação específica para a interpretação educacional é nítida, refletida principalmente nos relatos de atuação no componente curricular de matemática. Mesmo os saberes pedagógicos suprindo algumas lacunas, urge pensar em uma formação específica para afagar a atuação dos IEs e garantir êxito no processo de ensino-aprendizagem de discentes surdos em escolas regulares inclusivas.Dissertação Acesso aberto Ordenamento espacial e jurídico sobre a redução de riscos de desastres no Brasil(2024) Souza, Filipe Bellincanta deEsta dissertação visa analisar a distribuição do Marco de Sendai em nível internacional e sua incorporação no Brasil. A metodologia compreendeu a análise documental entre o Marco de Sendai e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – Lei 12.608/12 para explicar e descrever suas aproximações como ordenamentos espaciais e jurídicos na escala nacional brasileira. A aplicação do método comparativo possibilitou um melhor correlacionamento dos objetos de estudos. A interação do Marco de Sendai é ramificada por um objetivo de criar a cultura de desastres e seu alcance entre escalas global-regional e nacional-local, bem como incluiu quatro prioridades que dispõe orientação para melhor perceber como a norma deve se adaptar para a ocorrência de desastres e melhor condução de decisões pelos policymakers. A sua incorporação no Brasil se deu pelo Plano Plurianual 2016-2019 que detém caráter executório e normativo que adentra ao âmbito dos arranjos institucionais, educacionais, pluralidade étnica, diversidade e proteção ambiental e vulneráveis. O desdobramento da governança multinível no Brasil adere o aspecto top-down a partir de o Brasil ser signatário do Marco de Sendai, mas permite que sua aderência social ocorra pelo nível regional e sua redistribuição de normas espaciais e jurídicas se dê pelo aspecto bottom-up. Além, foram desenvolvidas 13 (treze) recomendações orientadoras correspondentes à mesma quantidade de princípios do Marco de Sendai para dar luz à visão da cultura de desastres que ainda é crescente, mas frágil, e que constituiu ao cidadão, à organização da sociedade civil e agentes políticos adentrarem ao seu escopo de redução de riscos de desastres em nível institucional para políticas espaciais e jurídicas.Tese Acesso aberto Os saberes estatísticos do(a) professor(a) de matemática: um estudo a partir da formação inicial(2024) Rostirola, Sandra Cristina MartiniAs recentes mudanças do paradigma social de acesso à informação evocam que o cidadão do novo milênio possua competências cognitivas para interpretar a massa de dados a que é submetido cotidianamente, tomando decisões que impactarão na vivência de sua cidadania, tornando o conhecimento da estatística fundamental. Esses aspectos trazem a responsabilidade do desenvolvimento do letramento, do pensamento e do raciocínio estatístico para a escola e a seus professores. Contudo, é preciso conhecer a realidade da formação docente no que tange aos saberes estatísticos, corrigindo possíveis vulnerabilidades. Diante disso, esta tese de doutoramento objetivou investigar o contexto da formação inicial do(a) professor(a) de Matemática para o desenvolvimento de saberes estatísticos, entendendo suas perspectivas e suas fragilidades, a partir da hipótese de que as experiências cognitivas proporcionadas pelos formadores de professores, no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática, oportunizam a mobilização de saberes e aprendizagens estatísticas essenciais aos futuros professores de Matemática. Assim, a pesquisa, adotou uma abordagem com métodos mistos, por meio dos quais analisou algumas constituintes da formação inicial docente, em um contexto geral, e, posteriormente, em sua face particular. Nesse âmbito, a primeira parte da pesquisa buscou conhecer as tendências em formação estatística apontadas por um mapeamento sistemático de literatura, de informações curriculares e pedagógicas contidas em projetos pedagógicos de curso, e analisar o currículo implícito no Exame Enade. A segunda parte analisou multicasos envolvendo um professor e cinco licenciandos em Matemática de uma universidade pública e suas interações com os recursos relacionados à formação inicial docente por meio da Investigação Reflexiva, inerente à Abordagem Documental do Didático. Os métodos e as técnicas utilizadas se caracterizam por análises estatísticas (descritivas e inferenciais), Teoria da Resposta ao Item em seus Modelos de Três Parâmetros Logísticos e Resposta Nominal, associadas a concepções qualitativas-interpretativas, em uma atitude reflexiva. Os resultados apontam para um cenário em que não se distingue, ainda, em nível de diretriz legal, aspectos da Educação Estatística como medidas oficiais a serem cumpridas pelas instituições nos cursos de Licenciatura em Matemática. Contudo, algumas particularidades do conhecimento estatístico são apresentadas no Enade, recordando que estão presentes também nas diretrizes curriculares para a Educação Básica. No estudo de caso, é perceptível que o professor formador e as vivências das disciplinas colaboram para a instrumentalização de recursos que se transformarão nos documentos didáticos dos/as futuros/as professores/as, estando, esses, em transição.Dissertação Acesso aberto Personagens femininas nos conteúdos dos livros didáticos: a (in)visibilidade das mulheres africanas e afrodescendentes do século XIX na luta pela abolição da escravidão.(2023) Ronchi, KarineleO objetivo deste trabalho é investigar como as mulheres negras são representadas nos livrosdidáticos de história do segundo ano do Ensino Médio, nos capítulos que tratam da história do abolicionismo no Brasil e desenvolver um material de apoio disponibilizado através de QR CODE para a inclusão da história destas personagens aos estudos da disciplina de história. Adelina, a Charuteira; Luiza Mahin; Maria Felipa de Oliveira; Maria Firmina dos Reis; Mariana Crioula; Tia Simoa e Zeferina, serão as mulheres estudadas nesta pesquisa. As mulheres negras, africanas ou afro-brasileiras sofrem uma dupla subjugação estrutural, por serem mulheres e por serem negras, tema que vêm sendo questionado há décadas e paulatinamente ocorrendo relativos avanços, tanto na historiografia, quanto na inserção desses sujeitos nos livros didáticos. Para desenvolver essa pesquisa, foram analisados livros didáticos e foi desenvolvida uma pesquisa de campo, através de questionário respondido por docentes, que possuem conhecimento ou experiência no recorte de conteúdo proposto por este trabalho, no qual se evidenciou essa invisibilidade e, portanto, reforçou a relevância e atualidade do tema aqui desenvolvido. Essa dissertação está organizada em quatro capítulos: o primeiro capítulo faz uma abordagem sobre os livros didáticos de história e a representação de personagens negros; o segundo capítulo trata do tema de gênero com enfoque nas mulheres negras nos livros didáticos; o terceiro capítulo apresenta a pesquisa de campo; e no quarto capítulo trata-se da análise da história das mulheres africanas e afrodescendentes nos livros didáticos, seguido do desenvolvimento do produto final e sua aplicabilidade através da ferramenta do QR CODE.Dissertação Acesso aberto Práticas espaciais e relações de pertencimento LGBTI+ no centro de Florianópolis(2023) Miranda, Bruno Jordão DeEsta dissertação aborda o direito à cidade como contexto para investigar as práticas espaciais relacionadas às dinâmicas e experiências urbanas LGBTI+ de lazer noturno no espaço público, com foco na porção conhecida como "Centro Leste" em Florianópolis. O estudo analisa como subgrupos identitários queer impulsionam a ocupação do espaço público na área de estudo, destacando as suas microterritorializações, lugaridades e o processo de subjetivação da representação estética identitária dos sujeitos na configuração dos fenômenos urbanos contemporâneos na área. Também analiso o processo de negociação do “estar juntos” durante o lazer noturno entre as populações queer com o comércio local, as instituições hegemônicas e outros grupos dissidentes que ocupam essas ruas para o lazer. Num cenário contraditório, ressaltando os paradigmas sociais que acompanham o tempo, a partir de um método cartográfico exploratório qualitativo, analiso quais são as práticas espaciais, lugaridades e territorialidades dos subgrupos queer no Centro Leste, refletindo o dinamismo espacial gerado por elas.Tese Acesso aberto Protagonismo negro: da elaboração à formação de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (Florianópolis/SC 1994-2016)(2023) Santos, Carina Santigo dosNa presente pesquisa, inserida no campo da História do Tempo Presente, filiei-me ao intento de historicizar a trajetória de luta no campo educacional do Movimento Negro, especialmente dos militantes intelectuais do Núcleo de Estudos Negros (NEN) na cidade de Florianópolis entre 1994 e 2016. Defendi a tese de que tais militantes elaboraram um audacioso projeto de educação antirracista e desenvolveram suas etapas, constituindo sentidos de História. Estes militantes atuaram ativamente para a formatação de um pensamento negro em educação, com a formulação de uma pedagogia; eleição de um representante para a Casa Legislativa a fim de aprovar a Lei Municipal 4.446/94, para tornar obrigatório o ensino de história afro-brasileira; participação nos movimentos de estruturação dos currículos e participação nas formações continuadas de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e educação das relações étnico-raciais. A fontes de pesquisa foram depoimentos, acervos institucionais (documentos disponibilizados pela Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis), impressos como jornais e livros. As categorias de análise alicerçaram-se na mobilização de memória e dever de memória (RICOEUR, 2007; TRAVERSO, 2012), culturas políticas (BERSTAIN, 1988) e currículo como campo de disputa política e espaço-tempo de fronteira cultural (SILVA, 2010; MACEDO, 2006). Para compreender o cenário das relações raciais amparei-me nos debates e conceitos discutidos por Fanon (2008), Kilomba (2019), Almeida (2019), Hall (1999), entre outros/as. Como resultados obtidos observa-se a estruturação de um pensamento negro em educação e sentidos de História construídos na trajetória de luta antirracista.Tese Acesso aberto Relação causal entre compreensão e fluência de leitura: contribuição do ensino explícito no 4º ano do ensino fundamental(2023) Silvano, Juliane Dutra da RosaNo contexto de uma sociedade letrada, é essencial que os estudantes sejam capazes, no processo de escolarização, de dominar as habilidades de leitura, de modo que possam utilizálas de maneira eficiente em suas vidas escolares e sociais. O domínio de tais habilidades envolve aspectos da decodificação e, também, da compreensão leitora, sendo a fluência de leitura a conexão entre eles. Esse papel da fluência no processo que leva à compreensão de leitura evidencia a existência de uma relação fluência-compreensão, porém ainda não está clara a sua direção. É nessa ligação que a presente pesquisa se aprofunda, tendo por objetivo verificar a direcionalidade da influência entre a fluência e a compreensão de leitura, via ensino explícito de tais habilidades, com a aplicação de programas de ensino de compreensão e de fluência a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, durante 22 semanas. Para tal, foi realizado um estudo de intervenção com 125 estudantes dessa série, todos da rede pública de ensino do município de Florianópolis-SC, mas pertencentes a escolas diferentes, que foram distribuídos em nove turmas, seis experimentais e três controles. Cada grupo experimental recebeu um tipo de intervenção. No primeiro, houve a aplicação de um programa de ensino de compreensão de leitura (N= 28); no segundo, um programa de fluência de leitura (N= 28); e, o terceiro recebeu ambos os programas de ensino (N= 24). Os estudantes do grupo controle (N= 45) não receberam nenhum tipo de intervenção por meio da pesquisa. Todos os participantes foram avaliados nos momentos pré e pós-intervenção, objetivando-se, com isso, analisar os seus níveis de desempenho em variáveis vinculadas às habilidades de decodificação, fluência e compreensão leitora, via testes de leitura de palavras e pseudopalavras, de avaliação de fluência de leitura textual, de questões de compreensão textual e de leitura e compreensão de sentenças. Também foi aplicado às professoras regentes das turmas participantes um questionário acerca das variáveis envolvidas no decorrer da aplicação dos programas de ensino de modo a relacioná-lo com os resultados estatísticos obtidos. Os resultados revelam que o ensino explícito de fluência de leitura tem influência mais efetiva nos componentes de velocidade e precisão de leitura. Já o ensino de compreensão de leitura influencia tanto nas habilidades de compreensão quanto nas de fluência. E, no que se referem ao ensino concomitante de fluência e compreensão, os resultados dão indicativos de influência recíproca entre fluência e compreensão, mas não tão expressiva quanto à obtida pelo grupo que recebeu intervenções apenas em compreensão. O grupo que obteve os melhores desempenhos foi o grupo que recebeu intervenções exclusivas em Compreensão de Leitura, o que coincide com os resultados do questionário aplicado às professoras, por meio do qual é indicado que a única professora que teve contato prévio em sua formação com o ensino de fluência e compreensão foi justamente a professora deste grupo. Portanto, a direcionalidade da influência entre as habilidades de fluência e compreensão de leitura demonstra estar no sentido da compreensão para a fluência, com o ensino explícito exclusivo de compreensão influenciando tanto para maior avanço nos desempenhos da própria compreensão quanto nos de fluência de leitura e com a formação inicial/ continuada de professores revelando-se como uma variável importante nesse processo.Dissertação Acesso aberto Sistema sócioecológico da Lagoa de Garopaba/SC: uma análise a partir do conhecimento ecológico tradicional dos pescadores artesanais(2023) Marques, Larissa MaliseA Lagoa de Garopaba, situada no município de Garopaba, região Centro-Sul Catarinense, é um sistema utilizado por distintos atores sociais, em atividades de lazer e econômica. Dentre estes atores, destacam-se os pescadores artesanais, os quais atuam em distintas modalidades pesqueiras na Lagoa de Garopaba. No presente esforço, analisou-se os aspectos sociais, econômicos e culturais dos pescadores locais que atuam na Lagoa de Garopaba, bem como empregou-se o Conhecimento Ecológico dos mesmos para caracterizar as práticas e estratégias de pesca, e as ameaças para a atividade pesqueira na área de estudo, bem como os conflitos socioambientais entre os atores sociais. O procedimento metodológico consistiu na coleta dos dados por meio de entrevistas de 32 pescadores usando questionário semiestruturado, focado nos aspectos quali-quantitativos. A escolha dos entrevistados foi feita a partir do método Bola de Neve. As entrevistas foram gravadas, para uma posterior análise do conteúdo. A partir desta, extraiu-se variáveis e covariáveis, as quais foram empregadas para elaboração de gráficos e tabelas. Os resultados evidenciaram que os pescadores são em maioria do sexo masculino (n =30). Em geral, os pescadores utilizam distintos conhecimentos, práticas de manejo e estratégias de pesca, transmitidos pela tradição. Os pescadores apontaram que a poluição por esgoto doméstico e a alta ocupação residencial do entorno são impactos que ameaçam a lagoa. Segundo os pescadores, por conta destes fatores, alterou-se a dinâmica de abertura artificial de sua barra, provocando mudanças nos seus sistemas e gerando conflitos entre diferentes atores, como por exemplos pescadores de distintas modalidades. De maneira geral, foi possível evidenciar que a Lagoa de Garopaba abriga uma atividade pesqueira tradicional que atuam sobre variados recursos biológicos, com valores sociais, culturais e econômicos, que molda o modo de vida dos pescadores locais. Adicionalmente, conclui-se que a pesca e seus atores estão intimamente relacionados, e que a estrutura deste Sistema Socioecológico é dinâmica e suscetível a influência negativa de ameaças e de fatores externos, como a poluição e abertura da barra.Dissertação Acesso aberto Tessituras do estágio curricular supervisionado em educação física: um olhar no e para o cotidiano(2024) Bikel, Roque LuizEsta pesquisa enfoca a questão da formação de professores de Educação Física, tendo como enfoque o contexto dos estágios curriculares supervisionados (ECS). O objetivo foi analisar o cotidiano do ECS, no interior de um curso de Licenciatura em Educação Física, a partir das relações existentes entre os participantes envolvidos e as instituições. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de objetivo exploratório que se valeu da observação participante e da entrevista semiestruturada como procedimento para compreender o fenômeno estudado, sendo utilizado como instrumento um diário de campo e um roteiro de entrevistas previamente elaborados. A análise de dados se baseou na codificação e, a partir da triangulação das fontes buscou-se problematizar e analisar a complexidade do objeto de estudo. Como resultados, destacou-se as relações entre Universidade e Escola ainda estão distantes na realização do estágio, onde os praticantes desempenham um papel crucial na mediação dessas relações, produzindo sentidos que carregam marcas de uma produção particular, o que impera em como esse praticante irá utilizar de táticas para negociar e moldar o espaço do ECS. Além disso, existem diferentes concepções de ECS pelos praticantes que retratam a organização, aproximação com o contexto profissional e relação teoria e prática. Nesse sentido, o lugar do ECS aparece vinculado a uma relação particular do praticante com o lugar em que ocupa. No entanto, foi consenso que o ECS se trata de um espaço de aproximação com a realidade da escola, sendo um lugar de aprendizado para a profissão. Ademais, trata-se de um espaço que carrega expectativas e representações particulares de cada praticante com o lugar em que ocupa e os novos que são assumidos com a chegada do estágio, os colocando em um ‘entre-lugar’. Os estagiários aparecem tendo o seu lugar/papel pautado sobre um espaço de aprendizado, vinculado ao semblante de estudante conferido pela Universidade, cujo custo sobre o empréstimo do lugar de professor na escola parece ser trazer a inovação. Quanto aos professores que acompanham o ECS verificou-se um duplo papel, tanto das orientadoras quanto dos supervisores, que buscam dar a tônica para o desenvolvimento profissional dos estagiários, incorporando novas camadas de significado sobre a multiplicidade de práticas. Por parte dos gestores notou-se a necessidade de mais pesquisas focadas em seu papel para além de âmbito burocrático. Além disso, foi identificado elementos pautados sobre um aprendizado profissional dos estagiários relacionado a escolhas, decisões e desafios próprios da profissão. Nesse processo, o estagiário lida com uma multiplicidade de informações, sendo constantemente exposto a diferentes elementos, dos quais, no andamento do ECS, vai selecionando e absorvendo aqueles que são mais relevantes ou necessários para seu desenvolvimento profissional. Por fim, o ECS foi visto como um processo dinâmico de negociação e adaptação, onde todos os praticantes utilizam táticas para moldar e reconfigurar elementos conforme as necessidades e objetivos, formando um tecido coeso de aprendizado e prática docente.Dissertação Acesso aberto Valorização do patrimônio abiótico no geoparque mundial da Unesco caminhos dos cânions do sul: roteiros geoturísticos em Timbé do Sul e Morro Grande/SC(2023) Provedan, Bernardo SimonEste estudo visa contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável e da conservação do patrimônio natural nos municípios de Timbé do Sul e Morro Grande, por meio da elaboração de roteiros geoturísticos. Com o intuito de promover a visitação, valorização e conservação dos recursos naturais e culturais, foram conduzidas pesquisas para identificar locais de interesse patrimonial e criar roteiros geoturísticos específicos. Os resultados obtidos proporcionam uma visão abrangente das riquezas naturais e culturais desses municípios, enfatizando a importância do geoturismo na promoção do desenvolvimento local e na conservação ambiental. A região englobada por ambos os municípios exibe uma diversidade singular em aspectos naturais e culturais, destacando-se pelos atrativos de geodiversidade, biodiversidade e sua relevância na produção agrícola. A metodologia empregada abarcou técnicas de caracterização, tais como revisões bibliográficas, levantamentos de campo, inventário de geossítios e elaboração de roteiros. Os resultados obtidos compreendem a caracterização dos geossítios inventariados na proposta de estabelecimento do geoparque, assim como a identificação e caracterização de novos locais com potencial para se tornarem geossítios. Consequentemente, foram desenvolvidos roteiros geoturísticos para os municípios de Timbé do Sul e Morro Grande. Para Timbé do Sul, foram concebidos dois roteiros: i) o roteiro Rocinha/Serra Velha, que inclui os dois geossítios reconhecidos pelo GMUCCS e um local adicional de interesse turístico; e ii) o roteiro Figueira – Fortuna, que abrange quatro pontos de interesse turístico. No caso de Morro Grande, também foram elaborados dois roteiros: i) o roteiro Três Barras, englobando um geossítio reconhecido pelo GMUCCS e seis pontos de interesse turístico; e ii) o Roteiro das Cachoeiras de Morro Grande, que destaca um geossítio reconhecido pelo GMUCCS e mais quatro locais de interesse turístico. Além disso, para conectar ambos os municípios, foi criado o roteiro intermunicipal, composto por três pontos inventariados como geossítios e mais cinco pontos de interesse turístico. Esses roteiros têm como propósito promover a visitação, valorização e conservação do patrimônio natural dessas regiões.