TCC (Teses e Dissertações)

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    Tese Acesso aberto
    Os saberes estatísticos do(a) professor(a) de matemática: um estudo a partir da formação inicial
    (2024) Rostirola, Sandra Cristina Martini
    As recentes mudanças do paradigma social de acesso à informação evocam que o cidadão do novo milênio possua competências cognitivas para interpretar a massa de dados a que é submetido cotidianamente, tomando decisões que impactarão na vivência de sua cidadania, tornando o conhecimento da estatística fundamental. Esses aspectos trazem a responsabilidade do desenvolvimento do letramento, do pensamento e do raciocínio estatístico para a escola e a seus professores. Contudo, é preciso conhecer a realidade da formação docente no que tange aos saberes estatísticos, corrigindo possíveis vulnerabilidades. Diante disso, esta tese de doutoramento objetivou investigar o contexto da formação inicial do(a) professor(a) de Matemática para o desenvolvimento de saberes estatísticos, entendendo suas perspectivas e suas fragilidades, a partir da hipótese de que as experiências cognitivas proporcionadas pelos formadores de professores, no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática, oportunizam a mobilização de saberes e aprendizagens estatísticas essenciais aos futuros professores de Matemática. Assim, a pesquisa, adotou uma abordagem com métodos mistos, por meio dos quais analisou algumas constituintes da formação inicial docente, em um contexto geral, e, posteriormente, em sua face particular. Nesse âmbito, a primeira parte da pesquisa buscou conhecer as tendências em formação estatística apontadas por um mapeamento sistemático de literatura, de informações curriculares e pedagógicas contidas em projetos pedagógicos de curso, e analisar o currículo implícito no Exame Enade. A segunda parte analisou multicasos envolvendo um professor e cinco licenciandos em Matemática de uma universidade pública e suas interações com os recursos relacionados à formação inicial docente por meio da Investigação Reflexiva, inerente à Abordagem Documental do Didático. Os métodos e as técnicas utilizadas se caracterizam por análises estatísticas (descritivas e inferenciais), Teoria da Resposta ao Item em seus Modelos de Três Parâmetros Logísticos e Resposta Nominal, associadas a concepções qualitativas-interpretativas, em uma atitude reflexiva. Os resultados apontam para um cenário em que não se distingue, ainda, em nível de diretriz legal, aspectos da Educação Estatística como medidas oficiais a serem cumpridas pelas instituições nos cursos de Licenciatura em Matemática. Contudo, algumas particularidades do conhecimento estatístico são apresentadas no Enade, recordando que estão presentes também nas diretrizes curriculares para a Educação Básica. No estudo de caso, é perceptível que o professor formador e as vivências das disciplinas colaboram para a instrumentalização de recursos que se transformarão nos documentos didáticos dos/as futuros/as professores/as, estando, esses, em transição.
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    Dissertação Acesso aberto
    Tessituras do estágio curricular supervisionado em educação física: um olhar no e para o cotidiano
    (2024) Bikel, Roque Luiz
    Esta pesquisa enfoca a questão da formação de professores de Educação Física, tendo como enfoque o contexto dos estágios curriculares supervisionados (ECS). O objetivo foi analisar o cotidiano do ECS, no interior de um curso de Licenciatura em Educação Física, a partir das relações existentes entre os participantes envolvidos e as instituições. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de objetivo exploratório que se valeu da observação participante e da entrevista semiestruturada como procedimento para compreender o fenômeno estudado, sendo utilizado como instrumento um diário de campo e um roteiro de entrevistas previamente elaborados. A análise de dados se baseou na codificação e, a partir da triangulação das fontes buscou-se problematizar e analisar a complexidade do objeto de estudo. Como resultados, destacou-se as relações entre Universidade e Escola ainda estão distantes na realização do estágio, onde os praticantes desempenham um papel crucial na mediação dessas relações, produzindo sentidos que carregam marcas de uma produção particular, o que impera em como esse praticante irá utilizar de táticas para negociar e moldar o espaço do ECS. Além disso, existem diferentes concepções de ECS pelos praticantes que retratam a organização, aproximação com o contexto profissional e relação teoria e prática. Nesse sentido, o lugar do ECS aparece vinculado a uma relação particular do praticante com o lugar em que ocupa. No entanto, foi consenso que o ECS se trata de um espaço de aproximação com a realidade da escola, sendo um lugar de aprendizado para a profissão. Ademais, trata-se de um espaço que carrega expectativas e representações particulares de cada praticante com o lugar em que ocupa e os novos que são assumidos com a chegada do estágio, os colocando em um ‘entre-lugar’. Os estagiários aparecem tendo o seu lugar/papel pautado sobre um espaço de aprendizado, vinculado ao semblante de estudante conferido pela Universidade, cujo custo sobre o empréstimo do lugar de professor na escola parece ser trazer a inovação. Quanto aos professores que acompanham o ECS verificou-se um duplo papel, tanto das orientadoras quanto dos supervisores, que buscam dar a tônica para o desenvolvimento profissional dos estagiários, incorporando novas camadas de significado sobre a multiplicidade de práticas. Por parte dos gestores notou-se a necessidade de mais pesquisas focadas em seu papel para além de âmbito burocrático. Além disso, foi identificado elementos pautados sobre um aprendizado profissional dos estagiários relacionado a escolhas, decisões e desafios próprios da profissão. Nesse processo, o estagiário lida com uma multiplicidade de informações, sendo constantemente exposto a diferentes elementos, dos quais, no andamento do ECS, vai selecionando e absorvendo aqueles que são mais relevantes ou necessários para seu desenvolvimento profissional. Por fim, o ECS foi visto como um processo dinâmico de negociação e adaptação, onde todos os praticantes utilizam táticas para moldar e reconfigurar elementos conforme as necessidades e objetivos, formando um tecido coeso de aprendizado e prática docente.
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    Dissertação Acesso aberto
    Intensificação do trabalho docente: uma análise das condições de trabalho dos professores de educação infantil
    (2024) Alencar, Karine Galindo de
    A dissertação compreendeu o esforço em sistematizar os estudos produzidos no período de (2020-2022) que analisaram os impactos do COVID-19 nas condições de trabalho dos professores da Educação Infantil. Conforme as informações sobre a pandemia da COVID-19 foram sendo divulgadas e amplamente discutidas, o mundo precisou passar por diversas modificações visando reduzir a disseminação da doença. Essas mudanças também foram necessárias na educação, acentuando o fenômeno da precarização e intensificação do trabalho docente. Em uma sociedade capitalista, o papel do Estado na produção destes fenômenos torna se ainda mais evidente com a implementação do Ensino Remoto na educação pública. O avanço da tecnologia com a Indústria 4.0 tem implicado na natureza das relações de trabalho e no setor educativo, transformando o trabalho docente. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar como os estudos revelam os impactos da COVID-19, no período de (2020-2022), no trabalho dos professores de Educação Infantil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento das produções acadêmicas divulgadas entre os anos de 2020 e 2022. A técnica de análise empregada no percurso investigativo consistiu na análise de conteúdo e as possíveis análises empreendidas foram fundamentadas nos preceitos marxistas presentes no materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciaram que o papel do Estado na produção do fenômeno de precarização durante a pandemia da COVID-19 foi acentuado por suas ações não proporcionarem as condições de trabalho necessárias para o professor desenvolver sua função. Houve igualmente impactos na educação, sendo os principais: uso do WhatsApp como uma plataforma digital para contatos, interação e envio de arquivos às famílias e crianças; acentuação do controle e monitoramento do trabalho docente e limitação da autonomia docente. Estes puderam ser relacionados às evidências de intensificação e precarização ocorridas no trabalho dos professores de Educação Infantil em virtude da implementação da Indústria 4.0. Em suma, neste estudo consta a caracterização dos impactos da COVID-19 no trabalho dos professores de Educação Infantil, presente nas produções acadêmicas investigadas.
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    Dissertação Acesso aberto
    Espoliação urbana e autoconstrução: o caso da ocupação Marielle Franco (Florianópolis – SC)
    (2024) Soares, Victória da Silva
    Este estudo tem como objetivo analisar o processo de autoconstrução na ocupação urbana Marielle Franco localizada no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis (SC), bem como as dinâmicas espoliativas vivenciadas pelos moradores. Destaca-se a autoconstrução como uma alternativa enfrentada pelas famílias de baixa renda para acessar o direito à moradia digna. A pesquisa, que adota uma abordagem qualitativa de estudo de caso, busca compreender as questões emergentes relacionadas à espoliação urbana e a autoconstrução na ocupação em estudo. Os principais métodos de coleta de dados incluem questionários e entrevistas semiestruturadas, além das fontes bibliográficas e documentais. Os resultados deste trabalho têm revelado um cenário desafiador no acesso precário e desigual à moradia em Florianópolis, acentuando a segregação socioespacial e contrariando a retórica da igualdade de acesso à cidade. Os resultados da pesquisa também evidenciam as disparidades socioespaciais e a constante luta pelo direito à moradia numa cidade autointitulada “Ilha da Magia”, trazendo à tona a constante da fuga do aluguel como variante proporcional no aumento de novas moradias na ocupação.
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    Dissertação Acesso aberto
    O intérprete educacional e os saberes necessários para a sua atuação nos anos finais do ensino fundamental
    (2024) Godoi, Jonas Bento de
    Este estudo teve como objetivo analisar quais saberes os Intérpretes Educacionais (IEs) utilizaram para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) em um período pós-pandêmico. Dispôs-se de objetivos específicos, encarregados de: elencar as dissertações e as teses relacionadas ao Intérprete Educacional (IE), publicadas entre 2013 a 2023; identificar os saberes utilizados pelos IEs nos anos finais do Ensino Fundamental do CA/UFSC; diferenciar todos os saberes identificados, bem como suas fontes de aquisição e formas de utilização; e discutir sobre a atuação do IE, sua presença em sala de aula e em todo o âmbito escolar. Metodologicamente, é uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de questões semiestruturadas e entrevistas realizadas com os IEs. Sua ferramenta analítica foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise, o corpus foi desconstruído, unitarizado, categorizado, descrito, argumentado/interpretado e elaborados metatextos, a fim de apresentar a dialogicidade do autor com a fala dos sujeitos investigados. Embasado em Tardif (2008), Saviani (1996), Pimenta (2005), Gauthier (2013) e Freire (2022), identificaram-se diversos saberes utilizados pelos IEs que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, compatíveis com a atuação dos docentes, conhecimentos importantes que guiam e aperfeiçoam suas práticas cotidianamente. Porém, a carência de uma formação específica para a interpretação educacional é nítida, refletida principalmente nos relatos de atuação no componente curricular de matemática. Mesmo os saberes pedagógicos suprindo algumas lacunas, urge pensar em uma formação específica para afagar a atuação dos IEs e garantir êxito no processo de ensino-aprendizagem de discentes surdos em escolas regulares inclusivas.
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    Tese Acesso aberto
    Protagonismo negro: da elaboração à formação de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (Florianópolis/SC 1994-2016)
    (2023) Santos, Carina Santigo dos
    Na presente pesquisa, inserida no campo da História do Tempo Presente, filiei-me ao intento de historicizar a trajetória de luta no campo educacional do Movimento Negro, especialmente dos militantes intelectuais do Núcleo de Estudos Negros (NEN) na cidade de Florianópolis entre 1994 e 2016. Defendi a tese de que tais militantes elaboraram um audacioso projeto de educação antirracista e desenvolveram suas etapas, constituindo sentidos de História. Estes militantes atuaram ativamente para a formatação de um pensamento negro em educação, com a formulação de uma pedagogia; eleição de um representante para a Casa Legislativa a fim de aprovar a Lei Municipal 4.446/94, para tornar obrigatório o ensino de história afro-brasileira; participação nos movimentos de estruturação dos currículos e participação nas formações continuadas de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e educação das relações étnico-raciais. A fontes de pesquisa foram depoimentos, acervos institucionais (documentos disponibilizados pela Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis), impressos como jornais e livros. As categorias de análise alicerçaram-se na mobilização de memória e dever de memória (RICOEUR, 2007; TRAVERSO, 2012), culturas políticas (BERSTAIN, 1988) e currículo como campo de disputa política e espaço-tempo de fronteira cultural (SILVA, 2010; MACEDO, 2006). Para compreender o cenário das relações raciais amparei-me nos debates e conceitos discutidos por Fanon (2008), Kilomba (2019), Almeida (2019), Hall (1999), entre outros/as. Como resultados obtidos observa-se a estruturação de um pensamento negro em educação e sentidos de História construídos na trajetória de luta antirracista.
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    Dissertação Acesso aberto
    Personagens femininas nos conteúdos dos livros didáticos: a (in)visibilidade das mulheres africanas e afrodescendentes do século XIX na luta pela abolição da escravidão.
    (2023) Ronchi, Karinele
    O objetivo deste trabalho é investigar como as mulheres negras são representadas nos livrosdidáticos de história do segundo ano do Ensino Médio, nos capítulos que tratam da história do abolicionismo no Brasil e desenvolver um material de apoio disponibilizado através de QR CODE para a inclusão da história destas personagens aos estudos da disciplina de história. Adelina, a Charuteira; Luiza Mahin; Maria Felipa de Oliveira; Maria Firmina dos Reis; Mariana Crioula; Tia Simoa e Zeferina, serão as mulheres estudadas nesta pesquisa. As mulheres negras, africanas ou afro-brasileiras sofrem uma dupla subjugação estrutural, por serem mulheres e por serem negras, tema que vêm sendo questionado há décadas e paulatinamente ocorrendo relativos avanços, tanto na historiografia, quanto na inserção desses sujeitos nos livros didáticos. Para desenvolver essa pesquisa, foram analisados livros didáticos e foi desenvolvida uma pesquisa de campo, através de questionário respondido por docentes, que possuem conhecimento ou experiência no recorte de conteúdo proposto por este trabalho, no qual se evidenciou essa invisibilidade e, portanto, reforçou a relevância e atualidade do tema aqui desenvolvido. Essa dissertação está organizada em quatro capítulos: o primeiro capítulo faz uma abordagem sobre os livros didáticos de história e a representação de personagens negros; o segundo capítulo trata do tema de gênero com enfoque nas mulheres negras nos livros didáticos; o terceiro capítulo apresenta a pesquisa de campo; e no quarto capítulo trata-se da análise da história das mulheres africanas e afrodescendentes nos livros didáticos, seguido do desenvolvimento do produto final e sua aplicabilidade através da ferramenta do QR CODE.
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    Dissertação Acesso aberto
    Valorização do patrimônio abiótico no geoparque mundial da Unesco caminhos dos cânions do sul: roteiros geoturísticos em Timbé do Sul e Morro Grande/SC
    (2023) Provedan, Bernardo Simon
    Este estudo visa contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável e da conservação do patrimônio natural nos municípios de Timbé do Sul e Morro Grande, por meio da elaboração de roteiros geoturísticos. Com o intuito de promover a visitação, valorização e conservação dos recursos naturais e culturais, foram conduzidas pesquisas para identificar locais de interesse patrimonial e criar roteiros geoturísticos específicos. Os resultados obtidos proporcionam uma visão abrangente das riquezas naturais e culturais desses municípios, enfatizando a importância do geoturismo na promoção do desenvolvimento local e na conservação ambiental. A região englobada por ambos os municípios exibe uma diversidade singular em aspectos naturais e culturais, destacando-se pelos atrativos de geodiversidade, biodiversidade e sua relevância na produção agrícola. A metodologia empregada abarcou técnicas de caracterização, tais como revisões bibliográficas, levantamentos de campo, inventário de geossítios e elaboração de roteiros. Os resultados obtidos compreendem a caracterização dos geossítios inventariados na proposta de estabelecimento do geoparque, assim como a identificação e caracterização de novos locais com potencial para se tornarem geossítios. Consequentemente, foram desenvolvidos roteiros geoturísticos para os municípios de Timbé do Sul e Morro Grande. Para Timbé do Sul, foram concebidos dois roteiros: i) o roteiro Rocinha/Serra Velha, que inclui os dois geossítios reconhecidos pelo GMUCCS e um local adicional de interesse turístico; e ii) o roteiro Figueira – Fortuna, que abrange quatro pontos de interesse turístico. No caso de Morro Grande, também foram elaborados dois roteiros: i) o roteiro Três Barras, englobando um geossítio reconhecido pelo GMUCCS e seis pontos de interesse turístico; e ii) o Roteiro das Cachoeiras de Morro Grande, que destaca um geossítio reconhecido pelo GMUCCS e mais quatro locais de interesse turístico. Além disso, para conectar ambos os municípios, foi criado o roteiro intermunicipal, composto por três pontos inventariados como geossítios e mais cinco pontos de interesse turístico. Esses roteiros têm como propósito promover a visitação, valorização e conservação do patrimônio natural dessas regiões.
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    Tese Acesso aberto
    Infâncias e cidade: percursos geográficos das crianças em Florianópolis/SC
    (2024) Steinbach, Greicy
    Esta tese insere-se na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED/PPGE). O objetivo principal da investigação é compreender como as crianças vivenciam experiências nos espaços da cidade a partir do trabalho de campo proposto por uma instituição pública estadual de Educação Básica localizada em Florianópolis/SC. Os objetivos específicos desta pesquisa são: discutir sobre as infâncias na cidade, com destaque para as concepções de criança e a pluralidade da infância; identificar as espacialidades produzidas pelas crianças na cidade de Florianópolis/SC ao vivenciarem os espaços nos trabalhos de campo; descrever quais espaços as crianças frequentam, como qualificam esses espaços, quais os seus desejos e expectativas com relação à cidade e como se deslocam, interagem e se divertem; e analisar as contribuições das crianças, focalizando a complexidade de relações sociais, institucionais e individuais que se constituem na e atravessam a cidade. Para tanto, utilizamos um referencial teórico baseado na Geografia da Infância e na Sociologia da Infância. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos e levantamento dos dados, este estudo tem raízes nas proposições das pesquisas de caráter qualitativo, de natureza exploratória/descritiva, com abordagem etnográfica. Os sujeitos da pesquisa são as crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual localizada em Florianópolis/SC. A pesquisa buscou discutir questões conceituais e da prática pedagógica acerca dos temas infâncias, criança e cidade, mobilidade infantil, cidadania infantil e participação com a intenção de apresentar como esses conceitos veem permeando os estudos acerca das vivências das crianças no contexto da cidade de Florianópolis/SC. Os resultados revelam: como as crianças percebem e vivenciam a cidade de Florianópolis/SC, enfatizando a importância de considerar suas experiências e interações nos espaços urbanos; a relevância de envolver ativamente as crianças nos processos de transformação urbana, reconhecendo-as como sujeitos históricos e detentores de direitos e saberes próprios. Fatores como institucionalização, domesticação, insularização, dualização, fragmentação e restrição da autonomia e mobilidade são vistos como barreiras à plena cidadania infantil, impactando as rotinas das crianças, limitando suas experiências e moldando suas percepções do espaço e participação na cidade. Ao proporcionarmos às crianças a experiência das oportunidades encontradas do lado de fora das instituições educativas, estabelecemos uma conexão que vincula o conteúdo curricular a outras formas de aprendizagem, construindo um conhecimento mais amplo e autêntico, real, mais vibrante e pulsante. Nesse contexto, é fundamental conceber as infâncias como um cenário marcado pela diversidade social, cultural, política, econômica e geográfica, levando em consideração a pluralidade e a heterogeneidade das crianças.
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    Dissertação Acesso aberto
    Sistema sócioecológico da Lagoa de Garopaba/SC: uma análise a partir do conhecimento ecológico tradicional dos pescadores artesanais
    (2023) Marques, Larissa Malise
    A Lagoa de Garopaba, situada no município de Garopaba, região Centro-Sul Catarinense, é um sistema utilizado por distintos atores sociais, em atividades de lazer e econômica. Dentre estes atores, destacam-se os pescadores artesanais, os quais atuam em distintas modalidades pesqueiras na Lagoa de Garopaba. No presente esforço, analisou-se os aspectos sociais, econômicos e culturais dos pescadores locais que atuam na Lagoa de Garopaba, bem como empregou-se o Conhecimento Ecológico dos mesmos para caracterizar as práticas e estratégias de pesca, e as ameaças para a atividade pesqueira na área de estudo, bem como os conflitos socioambientais entre os atores sociais. O procedimento metodológico consistiu na coleta dos dados por meio de entrevistas de 32 pescadores usando questionário semiestruturado, focado nos aspectos quali-quantitativos. A escolha dos entrevistados foi feita a partir do método Bola de Neve. As entrevistas foram gravadas, para uma posterior análise do conteúdo. A partir desta, extraiu-se variáveis e covariáveis, as quais foram empregadas para elaboração de gráficos e tabelas. Os resultados evidenciaram que os pescadores são em maioria do sexo masculino (n =30). Em geral, os pescadores utilizam distintos conhecimentos, práticas de manejo e estratégias de pesca, transmitidos pela tradição. Os pescadores apontaram que a poluição por esgoto doméstico e a alta ocupação residencial do entorno são impactos que ameaçam a lagoa. Segundo os pescadores, por conta destes fatores, alterou-se a dinâmica de abertura artificial de sua barra, provocando mudanças nos seus sistemas e gerando conflitos entre diferentes atores, como por exemplos pescadores de distintas modalidades. De maneira geral, foi possível evidenciar que a Lagoa de Garopaba abriga uma atividade pesqueira tradicional que atuam sobre variados recursos biológicos, com valores sociais, culturais e econômicos, que molda o modo de vida dos pescadores locais. Adicionalmente, conclui-se que a pesca e seus atores estão intimamente relacionados, e que a estrutura deste Sistema Socioecológico é dinâmica e suscetível a influência negativa de ameaças e de fatores externos, como a poluição e abertura da barra.