TCC (Teses e Dissertações)

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação Acesso aberto
    Práticas posithivas: um levante de artistas que vivem com HIV/aids nas artes da cena
    (2024) Faria, Emanoel Aparecida
    Este trabalho busca identificar as potências artísticas do processo formativo do Ciclo de Polinização da Coletiva Loka de Efavirenz e do processo artístico da peça-palestra A Doença do Outro, de Ronaldo Serruya, na construção de contranarrativas do hiv/aids na atualidade. Utilizando a bricolagem, método que busca responder às questões da pesquisa utilizando ferramentas diversas, e a cartografia, método de acompanhamento e invenção de dados, como métodos de análise. As obras serão examinadas sob a perspectiva da Posithividade Artística (PA+), que, diferentemente da Positividade de Foucault (2012) e da estética do fracasso de Colling (2021), emerge da interação entre poder disciplinador e resistência criativa, resultando em uma outra forma de poder vivo e ressignificado. Para isso, a pesquisa investiga dados históricos, bibliográficos e imagéticos sobre a epidemia de aids no Brasil, buscando compreender como as narrativas médico-patológico-midiático-jurídicas foram construídas e como ainda influenciam o imaginário social. Segundo Fonseca (2020), o corpo posithivo, carregado de necrometáforas (metáforas de morte) e belicometáforas (metáforas de guerra), permanece estigmatizado, funcionando como um corpo-arquivo da epidemia. Neste contexto, propõe-se o corpo-testemunha nas artes cênicas como um posicionamento ético-político para romper com o corpo-arquivo. As Práticas Posithivas, definidas como práticas artísticas e educativas com potencial para desconstruir discursos estigmatizantes, são destacadas como um meio de ressignificar histórias pessoais e coletivas de pessoas vivendo com hiv/aids (PVHA). Espera-se que o ato testemunhal no contexto artístico promova engajamento e rede de afetos para PVHA para que se possam se reconhecer enquanto sujeitos, rompendo o silêncio imposto por décadas de estigma e discriminação.
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    Dissertação Acesso aberto
    Debaixo das saias de Yonara, Inês e Julia: reflexões feministas de uma atriz revirada sobre suas personagens no teatro de rua
    (2024) Marques, Yoanara
    A presente pesquisa tem como tema a atuação feminina no teatro de rua, ao observar as técnicas encontradas pela pesquisadora no enfrentamento de diferentes formas de dominação masculina no espaço público. A análise tem como objeto a experiência da autora desta dissertação como atriz, produtora e diretora no grupo teatral Cirquinho do Revirado – ou Teatro Revirado -, há três décadas. O foco recai na influência da prática cênica na rua sobre o modo como mulheres atrizes movem seu mundo e seu teatro para transformar suas relações com suas personagens e seu grupo teatral. Para isso, evoca algumas perspectivas sobre o corpo grotesco, que contribuem para a hipótese de que a estética do grotesco pode contribuir com o embate feminista contra mecanismos de dominação masculina no espaço público do teatro de rua. Nisso, a experiência da atriz pesquisadora com duas de suas personagens torna-se um laboratório de produção de conhecimento, tendo como referência teórica: estudos feministas (Bairros, 1995; hooks, 2021, 2023), estudos teatrais feministas (Miranda, 2008; Romano, 2009; Lima, 2009) e teorias do grotesco (Alvarez, 2006; Bakhtin, 2002).
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    Dissertação Acesso aberto
    “A Memória Pode Morrer?”: (auto)biografia em processos de drama em sala de aula
    (2024) Lopes, Giovanna Lemos
    Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas para o curso de Mestrado. O estudo tem como tema a investigação da (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama na sala de aula. O objetivo é investigar a (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa-participante e essa foi desenvolvida em duas escolas municipais de Florianópolis, com uma turma de primeiro ano e duas de terceiros anos do Ensino Fundamental. Como aporte teórico para o conceito de (auto)biografia, os estudos de Passeggi, Delory Momberger e Hartmann são fundamentais à pesquisa, alicerçada, ainda, por Girardello e o incentivo à escuta das histórias contadas por crianças. Junto a isso, relaciona a abordagem do Drama e pesquisadoras como Heathcote, Cabral e Pereira. O trabalho apresenta o contexto da (auto)biografia em Educação no Brasil e demonstra características de uma pesquisa (auto)biográfica com crianças, recurso que reconhece como mais uma possibilidade em processos de criação teatral em sala de aula. Defende, também, a apropriação de si como parte fundamental do desenvolvimento das experimentações teatrais com as crianças.
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    Tese Acesso aberto
    Por um teatro para esperançar em tempos de pós-democracia: o diálogo entre práticas boaleanas e brechtianas
    (2024) Walger, Eduardo Vieira
    Pode a costura entre as linhas cênicas pensadas por Bertolt Brecht e Augusto Boal servir como instrumento artístico e político no remendo da atual democracia de farrapos, para que as pessoas não sejam somente chamadas a obedecer, e sim, efetivamente, chamadas a participar? Esta é a questão levantada aqui. A tese investiga o conceito de pós-democracia de Colin Crouch (2004) e Rubens Casara(2018). A primeira parte examina como o modelo neoliberal se impôs como padrão às democracias, a levar ao máximo o capitalismo. Nesta realidade global, as pessoas são cada vez mais objetificadas e chamadas somente obedecer. Tornam se cada vez mais afastadas e indiferentes ao sistema político. Situação desejada pelos detentores do poder, pois assim podem impor a realidade que desejam para o mundo. Dessa questão, parte-se à análise do teatro como espaço político. No que toca Brecht, investiga-se Peças Didáticas e elementos épicos, mais especificamente o texto Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não. Por sua vez, o Teatro do Oprimido (TO), sistematizados por Boal, potencializa a experiência democrática ao se entrelaçar com os elementos teatrais de Brecht. Com este estudo somado à prática deste autor, verificou-se duas abordagens cênicas possíveis: 1) uma peça foro-didática; 2) uma fórum-performance. A análise de tais propostas, além da asserção de um material de revisão, possui um caráter auto-etnográfico, pois examina as experiências (como diretor, ator e instrutor) e parte da autobiografia do pesquisador. A delimitação do percurso auto-etnográfico alcança a atuação do investigador como instrutor de artes cênicas no Município de Pinhais, Estado do Paraná, bem como sua participação como performer e oficineiro no 6to Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido, na cidade Atlixco, no México. Espera-se como resultado contribuir nas áreas da pedagogia do teatro e teatro na comunidade, com uma proposta de apoio e diálogo aos estudos dos que pensam nas artes cênicas como mecanismo capaz de instigar as transformações necessárias – como linhas de um Teatro da Esperança – para a construção de espaços efetivamente democráticos.
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    Tese Acesso aberto
    Documentos de cena na experiência da Companhia Ortaet de teatro: laboratório de teatro documentário para o espetáculo Chorume
    (2024) Lopes, Cleilson Queiroz
    Esta tese de doutorado reflete sobre a concepção do espetáculo de Teatro Documentário Chorume da Companhia Ortaet de Teatro, localizada no interior do estado do Ceará, na cidade de Iguatu-Ce, a partir dos lugares que ocupo no grupo como artista-pesquisador e proponente do projeto. O espetáculo estreou no ano de 2021 e mantém-se em circulação atualmente. A Companhia Ortaet foi fundada em 1999, sendo um dos grupos mais antigos e resistentes do estado do Ceará, construindo ao longo de duas décadas uma história de produção, formação de artistas e de plateia. O projeto Chorume aprofunda-se no campo do “Teatro Documentário” a partir do lixão a céu aberto da cidade de Iguatu e do bairro Chapadinha, que o margeia. A Chapadinha é um dos bairros mais pobres e mais afetados pelas consequências do lixão, além de ser o local de residência da maior parte dos/as catadores/as que neste processo são artistas criadores/as. O projeto foi contemplado no laboratório Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar no ano de 2020 e ter realizado o laboratório em meio a uma pandemia é uma das questões aqui debatidas. Reflito sobre a elaboração do espetáculo para os meios virtual e presencial a partir da experiência no Porto Iracema das artes e do próprio grupo. As questões teóricas sobre “Documentos Históricos” e “Teatro Documentário” são relevantes para esta elaboração, bem como a pesquisa do processo criativo e de campo. A percepção, narrativas e sensações dos/as artistas-criadores/as da Chapadinha sobre o espaço do lixão é um dos pontos centrais da tese, num processo que assume a relação direta entre artistas da companhia Ortaet e artistas-criadores/as da Chapadinha, por meio de ações estéticas no local, oficinas de teatro e o processo de montagem do espetáculo Chorume. Como metodologia, pauto-me no conceito de “genética teatral”, a partir dos pesquisadores/as de teatro Grésillon, Mervant-Roux, Budor (2013) e da pesquisadora Silvia Fernandes (2013). A metodologia a meu ver contempla o meu percurso e pesquisa dentro da Companhia Ortaet, como artista envolvido no processo de montagem e investigando os mais diversos documentos, que são artigos de jornais, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, conversas com os/as catadores/as do lixão de Iguatu e observações pessoais. Os documentos, fotografias e análises são disparadores de cenas possíveis. O debate sobre o teatro no Nordeste, no Ceará e no Iguatu auxilia na compreensão do nosso lugar enquanto grupo de teatro no interior. Como hipótese, trarei os primeiros apontamentos sobre o que chamo de “Documento de Cena”, proponho que uma peça de “Teatro Documentário” desconstrói estereótipos do fazer teatral atribuído ao Nordeste historicamente, bem como a montagem de uma peça com a temática do consumo e o descarte pode ser um instrumento que proporciona o debate e a transformação do espaço do lixão, produzindo condições simbólicas e materiais de olhar para aquela comunidade de maneira diferente.
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    Tese Acesso aberto
    Micropoéticas de mulheres no teatro de animação
    (2024) Viana, Joana Vieira
    Esta pesquisa tem como tema principal, as mulheres no teatro de animação brasileiro atual e tem como objetivo entender de que forma as questões de gênero, vivenciadas pela pesquisadora e artistas selecionadas, estão entrelaçadas em suas obras artísticas. Investiga os percursos históricos das mulheres no Brasil e como suas lutas por igualdade de direitos sociais vêm ganhando espaço nos últimos tempos, principalmente com a formação de redes de afeto e apoio. A metodologia apoia-se na teoria crítica feminista e quanto à abordagem, é qualitativa e quantitativa, com objetivo exploratório e descritivo. Para tanto, estabelece: 1) revisão bibliográfica, com ênfase no tema; 2) acompanhamento das ações da Rede de Bonequeiras Brasileiras; 3) mapeamento das bonequeiras brasileiras por meio de questionário on-line, traçando perfis quantitativos relativos a marcadores sociais (idade, cor, classe, gênero e localidade onde atuam); 4) seleção e análise de dois espetáculos, uma passagem (cena) e três vídeos-poesia de teatro de animação; 5) realização de entrevistas e conversas com as artistas; e 6) a busca por uma poética própria, entrelaçando vivências pessoais, criações artísticas e escrita performativa.
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    Dissertação Acesso aberto
    A segunda Eva: imbricações e trajetórias de uma drag queen no teatro
    (2023) Hostert, Fábio Luís
    Este trabalho aborda a arte drag a partir de minha experiência com a drag queen Eva Pepper, buscando fricções teóricas que a suportem e também problematizem os espaços de ação desta persona nas relações com a arte drag e teatro, no contexto do trabalho de um ator de um grupo teatral, a Cia Carona, com 28 anos de existência, e assim, buscar quais mudanças esse encontro possibilita e/ou até obriga, nessas trajetórias. Lanço mão de uma escrita performativa e teatral com a presença da voz de Eva, sem medo da linguagem informal e dos chavões que aparecem com a drag queen, assim, atravessando a criação, os lugares de ocupação, a desconstrução pessoal e social cisheteronormativas, formações junto da Cia Carona e sua extensão até o processo de criação da obra teatral A Segunda Eva (2020), procurando expor as relações de mudança entre modos de linguagem e produção a partir deste encontro da drag com o grupo, bem como pessoais. Este estudo partirá, principalmente, da fricção das minhas vivências e práticas artísticas em diálogo com autores como Magali Moser (2021), Richardo Machado (2021) e Sabrina de Moura (2022), onde abordarei questões sobre nosso território: Blumenau-SC; também com pensadores dos grupos teatrais Periplo, Compañia Teatral (1997) da Argentina e Lume Teatro (2001, 2006), bem como Maria Brígida de Miranda(2021); Ileana Dieguez Caballero (2010 e 2011), Dodi Leal (2020) e Daiane Dordete (2015) com foco na teatralidade e performatividade; e também Paul B. Preciado (2014) e Guacia Louro (2001, 2004), com foco nas questões sociais com a comunidade LGBTQIAPN+. Esta pesquisa, para além da influência direta sobre meu trabalho prático, busca gerar visibilidade destes processos e a criação de conteúdo a partir da vivência do universo drag queen, que não é nova, porém está muito à margem de práticas e criações teatrais mais difundidas.