TCC (Graduação)
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Estudo de Caso Acesso aberto Z11 Gás e Água : Gestão e Sistema de Informação de Estoque(2023) Barreto, Ana Beatriz EspíndolaA gestão de estoque desempenha um papel crucial na competitividade das empresas, uma vez que pode impactar diretamente na redução de custos e na disponibilidade de produtos essenciais. Para alcançar resultados efetivos, é fundamental adotar um sistema de informação adequado. Diante dessa problemática, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o método de gerenciamento de estoque da empresa Z11 Gás e Água, localizada ao leste da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando uma entrevista presencial com o sócio-administrador do negócio. Os dados coletados foram posteriormente transcritos e analisados no Software Microsoft Word. Os resultados obtidos evidenciaram duas lacunas significativas na gestão de estoque da empresa. Sendo eles, a falta de um método de previsão de demanda e a ausência de um registro sistemático de produtos danificados. Essas, destacam a necessidade de implementar melhorias na gestão de estoque.Estudo de Caso Acesso aberto Transformação digital em organizações : Análise e aprimoramentos na área de planejamento comercial de uma empresa de Florianópolis através de um estudo de caso(2022) Besen, Millena HartmannNos dias atuais, observa-se que as mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápido e que a sobrevivência das organizações pode estar em risco caso não se adaptem ao mundo digital. Diante disso, o seguinte estudo tem como objetivo geral analisar a transformação digital e sugerir aprimoramentos, com foco na área de Planejamento Comercial de uma empresa de Florianópolis através de um estudo de caso. Sustentada pelo objetivo geral e norteada pelos objetivos específicos, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, especificamente um estudo de caso avaliativo. Ao analisar a empresa objeto de estudo, constatou-se que mudanças importantes e necessárias já foram realizadas no âmbito da transformação digital, mas constatou-se que aperfeiçoamentos ainda podem e devem ser realizados para que a organização obtenha ainda mais êxito e esteja constantemente aprimorando seu negócio como um todo através da transformação digital.Estudo de Caso Acesso aberto Como e por que as grandes empresas estão entrando no universo cripto através de NFT's e do Metaverso : Estudo de caso da Nike(2022) Tobler, Christian Marcel PaccolaEste trabalho apresenta uma análise e exibição das estratégias que as empresas estão utilizando para adentrar o universo cripto, assim como suas intenções e ações, especificamente relacionadas ao Metaverso e NFT’s. No intuito de expor e exemplificar melhor um caso concreto e real de uma empresa, foi feito um estudo de caso da Nike, a qual atualmente é uma das empresas mais engajadas nesse universo. Através do conteúdo levantado foi possível ter uma percepção maior de como as grandes empresas estão encarando esse desafio e possíveis futuros desdobramentos para seus planos.Estudo de Caso Acesso aberto Marcas coletivas e governança territorial: um estudo de caso sobre ações e como pensar o fortalecimento de marcas coletivas – o exemplo da sabor serrano na serra catarinense.(2024) Almeida, Caroline Marie HodelEste trabalho teve como foco o Programa Sabor Serrano, que é voltado aos produtores da agroindústria familiar da região da Serra Catarinense, composta por 18 municípios. Foi realizada pesquisa bibliográfica e visita de campo à instituição responsável pela Sabor Serrano e a produtores da região que foram ou ainda são vinculados ao Programa. A pesquisa tem como objetivo principal avaliar a existência de planejamento estratégico para as ações do Programa e pensar em estratégias para fortalecimento de marcas coletivas em Santa Catarina. O artigo aborda conceitos de políticas públicas, governança territorial e desenvolvimento territorial sustentável, trazendo conceitos sobre signos distintivos e especialmente sobre marca coletiva; avaliando a existência de planejamento estratégico da Sabor Serrano, de forma a mapear e compilar suas ações, promovendo uma avaliação destas para identificar formas de pensar o fortalecimento da marca. Por fim, este artigo traz uma compreensão das dinâmicas envolvidas na gestão de marcas coletivas e busca enfatizar a importância da governança territorial sustentável e das marcas coletivas.