Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/22
Navegar
22 resultados
Resultados da Pesquisa
Monografia Acesso aberto Dropshipping e e-commerce : tendências, oportunidades e desafios para o futuro(2023) Moraes, Richard Müller deO presente trabalho aborda o mercado de e-commerce com dropshipping, um modelo de negócio que tem experimentado um crescimento significativo globalmente e também no Brasil. Esse modelo oferece eficiência e redução de custos na entrega de produtos aos clientes. O mercado de dropshipping atingiu cifras impressionantes em 2020, e a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos. No entanto, com a crescente competição nesse mercado, as empresas enfrentam desafios para se destacarem. Para isso, é fundamental focar na expansão nacional e global, personalização da experiência do cliente, gestão de estoque e logística eficientes, além de investir em tecnologia, automação e marketing digital. A gestão do relacionamento com fornecedores também é um aspecto crucial para garantir a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes. Nesse contexto, as empresas precisam estar atualizadas com as tendências do mercado e buscar constantemente inovação e diferenciação. O mercado de e-commerce com dropshipping oferece oportunidades e desafios, e o sucesso no setor requer uma abordagem estratégica e adaptativa. Com a devida atenção aos aspectos mencionados, as empresas têm a chance de aproveitar o potencial de crescimento desse mercado em constante evolução.Monografia Acesso aberto O mercado imobiliário de Florianópolis : as variáveis que tornam a capital cada vez mais valorizada(2023) Roldo, Marcelo AugustoEste trabalho, em formato de pesquisa qualitativa, tem como objetivo estudar o comportamento do mercado imobiliário da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, a fim de entender os fatores de valorização desse segmento na capital para gerar insights aos stakeholders do setor. De 2020 até abril 2023, notou-se um crescente aumento nos valores imobiliários no âmbito nacional, porém, destaca-se a cidade de Florianópolis, tendo uma variação acima da média das demais capitais brasileiras. Entender os fatores que impulsionaram esse aumento permite compreender melhor o cenário imobiliário da capital e também favorece investidores que atuam no segmento. A pesquisa, no formato de entrevista, teve como base as conversas realizadas com profissionais do setor, tanto no ramo de corretagem, como crédito e até mesmo pessoas que adquiriram imóveis ou se mudaram para a capital nestes últimos 3 anos. No total foram 8 entrevistados, com o intuito de aprofundar mais o assunto e entender as percepções e expectativas no mercado imobiliário de Florianópolis. Também foi usado como base as pesquisas realizadas por instituições da área, em especial o Índice FipeZap+, além de outros institutos de pesquisa como CBIC e IBGE. Como resultado, Florianópolis mostra-se acima da média nacional de valorização nos imóveis e entender quais são esses fatores são fundamentais para agregar valor ao segmento imobiliário da cidade e aos futuros investidores e moradores da capital catarinense.Monografia Acesso aberto Scores de oportunidades : uma análise de qualificação de vendas(2023) Pires, Isabela PereiraO presente trabalho teve como objetivo identificar quais as variáveis que mais influenciam no fechamento das vendas de uma empresa de Florianópolis, cuja atividade fim é propor e implantar soluções de tecnologia para nuvem, Cloud Computing, Cibersegurança, redes de dados, virtualização, colaboração, para diferentes cenários. Desta forma, foi realizada uma pesquisa conclusiva explicativa de levantamento por meio de um questionário eletrônico com perguntas qualitativas e quantitativas, aplicada em uma amostra de 12 indivíduos, que ocupam o cargo de Executivo de Contas na empresa, os quais responderam o total de 90 formulários. A pesquisa realizada considerou as oportunidades (vendas) que estavam abertas e possuíam previsão de fechamento (conclusão) até o final do ano de 2022. Mediante os resultados obtidos, pode-se observar pouca influência da variável Prime (desconto na compra) para o fechamento, e de outro lado, uma grande relevância em aspectos: no fato da empresa atender perfeitamente o principal critério de decisão do cliente para efetuar a compra e do decisor da compra já ter visto a proposta e a oferta de negócios da empresa, sendo que das 61 oportunidades de venda que possuíam essas regalias, 25 delas foram concluídas.Monografia Acesso aberto Validação e desenvolvimento do modelo de negócios de uma solução para terapeutas holísticos(2023) Santos, Guilherme Machado dosO presente trabalho tem como objetivo validar uma oportunidade de mercado encontrada no segmento de terapeutas holísticos e o desenvolvimento de um modelo de negócio que atenda as necessidades destes profissionais. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a metodologia Customer Development de Steve Blank, que propõe um caminho eficaz para startups que desejam identificar modelos de negócio e lançar produtos com foco no mercado e no feedback de clientes. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas de profundidade com 30 terapeutas holísticos, buscando compreender sua rotina, comportamentos e necessidades do seu dia a dia de trabalho. Por consequência, após analisar o resultado da pesquisa foi construído o modelo de negócios, baseado na metodologia Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Os resultados obtidos demonstraram que a maior parte dos profissionais holísticos atuam na informalidade e possuem outras atividades ocupacionais para complemento de renda, além de não terem uma estrutura organizada de gestão do negócio e clientes. Assim, o modelo de negócio possui uma proposta de valor focada no desenvolvimento de soluções pautadas na profissionalização e crescimento do segmento, a partir de mentorias, consultorias, assessorias e gerenciamento de comunidade. A relevância deste trabalho está relacionada à crescente demanda por terapias holísticas e a necessidade de profissionalização deste segmento de profissionais, que até então possuem pouca ou nenhum tipo de assistência, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país e aprimoramento de habilidades empreendedoras.Monografia Acesso aberto Análise de viabilidade de um modelo de negócio de consultoria em psicologia para empresas de tecnologia(2023) Simon, Carolina SassoEste trabalho tem como tema a análise da viabilidade de um modelo de negócios para uma consultoria em psicologia, com foco no segmento de startups de tecnologia. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a viabilidade e validar o modelo de negócio proposto. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas metodologias de pesquisa qualitativa, incluindo entrevistas com profissionais atuantes no ramo, além de conceitos da metodologia Lean Startup e Business Model Canvas. Essas abordagens permitiram ajustar o modelo e identificar as necessidades, angústias e prioridades do mercado, contribuindo para uma estruturação mais alinhada com a realidade e as demandas vigentes. Ao final deste trabalho, foi possível validar que o modelo de negócio é viável.Monografia Acesso aberto Análise e comparação das métricas de riscos em um portfólio de ativos(2022) Alves, Lucius MonteblancoO desenvolvimento do Mercado de Capitais brasileiro ao longo dos últimos anos evidencia a solidificação do atual Sistema Financeiro Nacional, que além de agregar soluções para a pessoa física, atua na promoção ao crescimento das empresas. Considerando a importância desse mercado para o progresso econômico, uma vez que promove a realocação eficiente de recursos e o gerenciamento de riscos das atividades empresariais, este trabalho tem como objetivo identificar as métricas de riscos entre cada ativo e gerindo-as em um portfólio, como uma simulação real, utilizando VaR, ES, VcV, Markowitz, Monte Carlo, entre outras análises, desse modo, conseguiremos perceber a possibilidade de perda do portfólio, com base na sua volatilidade e entender as diferenças de cada métrica para os ativos e como são calculados.Monografia Acesso aberto Recrutamento e seleção mercado de tecnologia pós-pandemia : um estudo de caso de uma startup(2022) Flôres, Tomás ArendEste estudo tem como temática os desafios para o recrutamento e seleção de profissionais da área de tecnologia diante do cenário socioeconômico imposto pela pandemia de COVID-19 e seus desdobramentos. Busca-se identificar os problemas que o novo quadro social suscitou para as empresas chamadas de “startups”, as quais, por suas próprias especificidades e vulnerabilidades, viram-se frente a situações complexas tanto para a manutenção de equipes de trabalho quanto para efetivarem novas contratações, particularmente no que diz respeito a desenvolvedores de produtos e serviços em Tecnologia da Informação. O trabalho orienta-se pelo objetivo de identificar dificuldades e compreender o funcionamento de estratégias voltadas para a gestão de pessoas em startups de tecnologia. Trata-se de um estudo de caso que tomou por base experiências e investigações conduzidas no âmbito de uma empresa com tais características situada em Florianópolis (SC). A abordagem teórica faz uso de conceitos relativos ao processo de recrutamento e seleção na área de recursos humanos, bem como às alterações de comportamentos no mercado de trabalho pós-pandemia, implicando na evolução da área de Gestão de Pessoas a partir de novas tecnologias. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a análise de documentos existentes na base documental da empresa e uma pesquisa qualitativa semiestruturada com colaboradores da empresa. Nos dois primeiros capítulos há a apresentação contextualizada da empresa, assim como são abordadas as dificuldades que enfrentou no âmbito do cenário da pandemia. O terceiro capítulo apresenta os resultados alcançados a partir da experiência de um processo de recrutamento que suscitou a reflexão sobre a necessidade de estratégias que alcancem os profissionais da área de tecnologia, buscando uma seleção mais ágil e eficaz. Por fim, no quarto capítulo, foram discutidas as percepções dos profissionais atuantes nesse mercado. Por fim, foram alinhavadas recomendações que auxiliem a contratação de profissionais nesse complexo cenário atual.Monografia Acesso aberto Análise e otimização dos processos de vendas da empresa Ag Capital - auditoria aributária previdenciária, Florianópolis-Sc(2022) Souza, Leticia deO presente estudo teve como objetivo caracterizar e apontar os processos de venda da empresa AG - Capital, - Auditoria Tributária Previdenciária, para então sugerir formas de melhorias. O mercado está se consolidando como um ambiente cada vez mais desafiador para a atividade empresarial. Esse fato atende diversos nichos e negócios, obrigando os gestores a reestruturarem seus processos e objetivos. Os processos sintetizam as atividades de trabalho nas organizações administrativas, informando a direção, as ações e as rotinas pelas quais o trabalho deve ser organizado. Isso produz resultados duradouros, facilita a organização e agrega valor à instituição. O setor de vendas oferece aos clientes serviços de esclarecimento, orientação e pós-venda. Desta forma, torna-se evidente que o setor comercial exerce uma função importante para a sobrevivência da empresa. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, usando características exploratórias e explicativas, o método se adequou ao propósito da pesquisa, pois permitiu a construção de uma fundamentação teórica coerente. A Notação de Modelagem de Processos de Negócio (BPMN) foi utilizada para análise de mapeamento e modelagem. Dentre diveros softwares especializados, utilizou-se o Bizagi Process Modeler, o qual garantiu a compreensão, de forma simples, dos processos por meio de fluxogramas. Em relação ás sugestões de melhora, a partir dos resultados do mapeamento, foi possível perceber que a aplicação de novas ferramentas como o “Customer Success”, que nada mais é do que o sucesso do cliente pode tornar a gestão da empresa mais efetiva e eficiente. A necessidade de utilização de instrumentos gerenciais, técnicas e métodos para tomada de decisões são fundamentais para a competitividade das empresas e impõe aos empresários uma nova dinâmica. As empresas necessitam de uma área de controladoria e de ferramentas que possa dar suporte a este gerenciamento eficaz.Monografia Acesso aberto Limitacões da inovacão no mercado imobiliário : a busca pela Inovacao em uma imobiliária da região norte de Santa Catarina(2022) Rosa, Larissa HelenaO dinamismo mercadológico atual demanda das empresas uma constate busca por modernização. É comum que, ao pensarmos em conceitos ligados a atualização de mercado, soluções de inovações tecnológicas nos venham a mente. No entanto, existem segmentos de mercado de natureza majoritariamente burocrática que anseiam por um progresso além deste, como é o caso do mercado imobiliário. Diante deste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de descrever o conceito de inovação, analisar o contexto mercadológico de uma agência imobiliária atuante em Joinville e região, elaborar e propor ideias de implementação de estratégiasinovadoras que transcendem ao âmbito tecnológico. As soluções apresentadas no presente trabalho foram idealizadas a partir da vivência e conhecimento da autora ao decorrer da graduação em Administração Empresarial e tem como diretriz a facilidade da aplicabilidade das mesmas, de maneira a torná-las constantes e efetivas. Solidificando que, independente do ramo de atuação da empresa, uma das melhores esferas para uma definitiva melhora no desempenho dela é a da maneira e condução em que se da o atendimento ao cliente.Monografia Acesso aberto O fenômeno born globals em empresas saas : o caso da Qulture.Rocks(2022) Baracuhy, Isabela ScharfO objetivo da presente pesquisa foi realizar o estudo de caso da expansão internacional da Qulture.Rocks, analisando como os avanços no setor de tecnologia da informação impactaram na rápida internacionalização de uma empresa de Software as a Service (SaaS), além de entender o fenômeno Born Globals, o qual caracteriza-se por empresas que se internacionalizam desde a sua fundação ou pouco tempo depois dela. Para cumprir tal objetivo, realizou-se uma coleta de dados por fontes secundárias, com destaque para a bibliografia especializada. Fez-se uso de uma entrevista semiestruturada com a líder do projeto de internacionalização da empresa como fonte primária, e de forma complementar, usufruiu-se da coleta de informações no website da Qulture.Rocks e em registros internos não sigilosos da empresa. Por meio da pesquisa realizada foi possível concluir que, por mais que a empresa objeto de estudo esteja em fase inicial de seu processo de internacionalização, a Qulture.Rocks pode ser definida como uma Born Global desse setor.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »