Dissertações e Teses defendidas na Udesc

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/83

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 19
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    Práticas posithivas: um levante de artistas que vivem com HIV/aids nas artes da cena
    (2024) Faria, Emanoel Aparecida
    Este trabalho busca identificar as potências artísticas do processo formativo do Ciclo de Polinização da Coletiva Loka de Efavirenz e do processo artístico da peça-palestra A Doença do Outro, de Ronaldo Serruya, na construção de contranarrativas do hiv/aids na atualidade. Utilizando a bricolagem, método que busca responder às questões da pesquisa utilizando ferramentas diversas, e a cartografia, método de acompanhamento e invenção de dados, como métodos de análise. As obras serão examinadas sob a perspectiva da Posithividade Artística (PA+), que, diferentemente da Positividade de Foucault (2012) e da estética do fracasso de Colling (2021), emerge da interação entre poder disciplinador e resistência criativa, resultando em uma outra forma de poder vivo e ressignificado. Para isso, a pesquisa investiga dados históricos, bibliográficos e imagéticos sobre a epidemia de aids no Brasil, buscando compreender como as narrativas médico-patológico-midiático-jurídicas foram construídas e como ainda influenciam o imaginário social. Segundo Fonseca (2020), o corpo posithivo, carregado de necrometáforas (metáforas de morte) e belicometáforas (metáforas de guerra), permanece estigmatizado, funcionando como um corpo-arquivo da epidemia. Neste contexto, propõe-se o corpo-testemunha nas artes cênicas como um posicionamento ético-político para romper com o corpo-arquivo. As Práticas Posithivas, definidas como práticas artísticas e educativas com potencial para desconstruir discursos estigmatizantes, são destacadas como um meio de ressignificar histórias pessoais e coletivas de pessoas vivendo com hiv/aids (PVHA). Espera-se que o ato testemunhal no contexto artístico promova engajamento e rede de afetos para PVHA para que se possam se reconhecer enquanto sujeitos, rompendo o silêncio imposto por décadas de estigma e discriminação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    Nós - mulheres artistas nordestinas: a autobiogeografia para a construção de um lugar de pertencimento
    (2024) Souza, Geórgia Mendes
    Esta pesquisa, partindo de uma perspectiva autobiogeográfica, investiga as rela ções entre memória, território e coletivo para criar um lugar de pertencimento para artistas visuais nordestinas. Utilizando a Autobiogeografia, de Manoela Rodrigues, e a noção de Oralimagens, de Francilene Silva, como ferramentas metodológicas, busco trançar teorias decoloniais e feministas, propondo reflexões sobre as histó rias e práticas de artistas nordestinas. Este estudo nasce de uma problematização dos centros hegemônicos da arte, abordando as ausências das artistas visuais nordestinas na História da Arte, destacando a necessidade de reconhecê-las no cenário das artes visuais no Brasil, pois, além das opressões de gênero, elas também enfrentam assimetrias regionais impactadas pela hegemonia da região Sudeste. Assim, alinhada com as pensadoras decoloniais Silvia Rivera Cusicanqui, Gloria Anzaldúa e Lorena Cabnal, valorizo a história pessoal e as poéticas de artistas nordestinas como Gê Viana, Eliana Amorim, Simone Barreto, Maria Macêdo, Ana Lira e Rose Afefé. Por fim, ao entrelaçar-me com essas artistas, busco criar uma rede de diálogos onde emergem histórias e práticas artísticas, com o intuito de criar conexões e pertencimento para nós, mulheres artistas nordestinas. Destacando como a força e a urgência do elo entre mulheres em deslocamento são fundamentais para a construção de um lugar de cura, partilha e criação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    Entre crônicas e detalhes: Pedro Weingärtner na coleção Collaço Paulo
    (2024) Aquino, Camilla
    Esta dissertação se propõe a investigar os detalhes, os aspectos humanos e linguagem visual das seis pinturas de gênero do artista gaúcho Pedro Weingärtner (1853-1929) na coleção Collaço Paulo, em Florianópolis, a saber: Os revolucionários (1893), A hora do milho (s.d.), Passarinheiro (1893), A nova estrela (1896), Sem título (1899) e Ensacando arroz (1913). A pesquisa é pertinente ao trazer luz sobre a obra de um pintor que possui uma significativa fortuna crítica, mas com lacunas nos estudos acerca de seus dados biográficos e contexto. Além disso, há muitas de suas criações em coleções particulares, de modo que a criação do Instituto Collaço Paulo permitiu o acesso às obras da coleção e um estudo mais aprofundado das mesmas, a partir de um viés das Artes Visuais, e não da História, como é o caso de grande parte das produções acadêmicas sobre o pintor. Desta forma, deseja-se responder: Quais aspectos da poética de Pedro Weingärtner podem ser observados nas obras da coleção Collaço Paulo? A principal hipótese é de que há, de fato, uma poética – conforme conceito de Luigi Pareyson (1918-1991) – que se manifesta por meio das obras da coleção Collaço Paulo, reveladas através da análise de sua linguagem visual, dos detalhes e de aspectos relativos ao contexto em que as obras foram produzidas, principalmente em relação às cenas de costume. A fim de responder à problemática, os objetivos são: investigar as seis obras de costumes de Pedro Weingärtner em uma tentativa de compreender elementos da sua poética que se destacam, comparando-os com outras obras do artista; apresentar dados biográficos sobre Weingärtner e seu contexto, bem como um panorama sobre a pintura de gênero, sobre o movimento realista e a tendência naturalista, dos quais se aproxima; compreender como o artista apresentou os ideais de seu tempo nas seis telas da coleção Collaço Paulo; destacar aspectos importantes, realizando uma análise a partir dos detalhes das obras. A dissertação foi realizada através de pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e exploratória, além de fazer uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa em acervos e coleções que contêm telas do artista.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    Debaixo das saias de Yonara, Inês e Julia: reflexões feministas de uma atriz revirada sobre suas personagens no teatro de rua
    (2024) Marques, Yoanara
    A presente pesquisa tem como tema a atuação feminina no teatro de rua, ao observar as técnicas encontradas pela pesquisadora no enfrentamento de diferentes formas de dominação masculina no espaço público. A análise tem como objeto a experiência da autora desta dissertação como atriz, produtora e diretora no grupo teatral Cirquinho do Revirado – ou Teatro Revirado -, há três décadas. O foco recai na influência da prática cênica na rua sobre o modo como mulheres atrizes movem seu mundo e seu teatro para transformar suas relações com suas personagens e seu grupo teatral. Para isso, evoca algumas perspectivas sobre o corpo grotesco, que contribuem para a hipótese de que a estética do grotesco pode contribuir com o embate feminista contra mecanismos de dominação masculina no espaço público do teatro de rua. Nisso, a experiência da atriz pesquisadora com duas de suas personagens torna-se um laboratório de produção de conhecimento, tendo como referência teórica: estudos feministas (Bairros, 1995; hooks, 2021, 2023), estudos teatrais feministas (Miranda, 2008; Romano, 2009; Lima, 2009) e teorias do grotesco (Alvarez, 2006; Bakhtin, 2002).
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    A linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil: proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixo
    (2024) Pasquali, Matheus Mesquita
    O presente trabalho traz a proposta da aplicação do contrabaixo e a de fazer uma análise das linhas de baixo no gênero da milonga e de alguns ritmos similares, como o rasguido doble, a chamarra e o chamamé, originários da fusão e das diversas influências comuns entre os países da América do Sul e característicos na região sul do Brasil, levando em conta não única e exclusivamente o quesito prático para a obtenção de uma sonoridade autêntica, moderna e coesa mas também os quesitos conceituais por trás dos gêneros, que dialogam com os conceitos de clave e rítmica aditiva. Será feita uma análise considerando que algumas das claves são exatamente as mesmas usadas em outros estilos musicais como o baião e o carimbó, remontando a um possível antepassado africano. As transcrições de algumas obras do repertório sulino serão utilizadas para corroborar as conclusões levantadas, bem como entrevistas com alguns músicos atuantes da cena musical em questão.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    “A Memória Pode Morrer?”: (auto)biografia em processos de drama em sala de aula
    (2024) Lopes, Giovanna Lemos
    Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas para o curso de Mestrado. O estudo tem como tema a investigação da (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama na sala de aula. O objetivo é investigar a (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa-participante e essa foi desenvolvida em duas escolas municipais de Florianópolis, com uma turma de primeiro ano e duas de terceiros anos do Ensino Fundamental. Como aporte teórico para o conceito de (auto)biografia, os estudos de Passeggi, Delory Momberger e Hartmann são fundamentais à pesquisa, alicerçada, ainda, por Girardello e o incentivo à escuta das histórias contadas por crianças. Junto a isso, relaciona a abordagem do Drama e pesquisadoras como Heathcote, Cabral e Pereira. O trabalho apresenta o contexto da (auto)biografia em Educação no Brasil e demonstra características de uma pesquisa (auto)biográfica com crianças, recurso que reconhece como mais uma possibilidade em processos de criação teatral em sala de aula. Defende, também, a apropriação de si como parte fundamental do desenvolvimento das experimentações teatrais com as crianças.
  • Imagem de Miniatura
    Tese Acesso aberto
    A prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de desterro (SC) e do Rio Grande (RS)
    (2024) Meneses, Marcele Pedrotti Dutra
    A investigação visa compreender a circulação e a prática musical das companhias líricas entre 1850 e 1880, no contexto do projeto civilizatório existente no século XIX, na rota das cidades do Rio de Janeiro, Desterro e Rio Grande. A pesquisa é de caráter documental e utiliza como fonte os jornais da época, que são um meio comunicação do cotidiano com notícias sobre as atividades culturais e políticas, que carregam questões ideológicas. No Brasil, durante a segunda metade do século XIX, existia um circuito de companhias líricas que se deslocavam em navios a vapor e paquetes pela costa marítima e desembarcavam em diversos portos do país. As apresentações eram realizadas em teatros, que no Segundo Império (1840-1889) eram considerados espaços de civilidade dentro dos moldes europeus, em termos do processo civilizatório. A relação do teatro lírico e o processo civilizatório no século XIX é refletida a partir de conceitos sobre o comportamento, normas de conduta, controle e organização social do autor Norbert Elias (1994; 2001), tópicos que são utilizados para se compreender a centralização no gosto do Imperador e da Corte durante o Segundo Império. Assuntos encontrados durante a passagem dessas formações nas cidades pesquisadas foram discutidos, como: gestão da companhia, a venda dos ingressos, repertório, recepção e gosto musical, e as crônicas serão tratadas a partir do conceito da pragmática do gosto de Antoine Hennion (2011). A relação dos músicos locais/residentes com o circuito musical também foi abordada, tendo em vista o repertório executado e sua atuação como artista na cidade. O conceito de circuito parte da ideia de Vermes (2016) para a contextualização sobre os elementos que são delineados a partir dele. O circuito musical foi considerado nesta pesquisa como indústria, comércio e arte, e seu estudo permite compreender as conexões artísticas, culturais, políticas e as interligações entre as cidades em questão.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    “Sobre PerFormar” A performance no contexto escolar: conhecendo Eleonora Fabião e Marina Abramović nas aulas de Arte
    (2024) Dulz, Evelisa de Moraes
    “Sobre PerFormar” é uma proposta pedagógica que visa tratar a experiência da performance no contexto escolar. Procurando abordar as especificidades do processo criativo em performance juntamente com as subjetividades da experiência artística por meio do trabalho performativo de duas artistas mulheres: Eleonora Fabião e Marina Abramović. Nessa proposta pedagógica é possível abordar questões associadas ao corpo e a experiência, estamos lidando com aspectos profundamente pessoais e subjetivos que exigem sensibilidade, respeito e valorização por parte dos docentes em Arte. Para que a proposta pedagógica seja efetiva, tenho como principal referencial artístico, as performances “Converso sobre qualquer assunto” de Eleonora Fabião e “The Artist is presente” de Marina Abramović. Considerando ser eficaz a associação das duas performances, às proposições didáticas apresentadas nos ciclos de aprendizagem, é proposta uma reflexão teórico-prática sobre performance art no âmbito da Educação básica.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    Manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente: guia ilustrado de cuidados
    (2024) Santos, Cristine Silva
    A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, ficando atrás apenas da petrolífera, de acordo com artigo publicado na Rádioagência (2022). Nesta dissertação, o recorte será referente aos danos causados pelo uso dos corantes sintéticos utilizados para conferir cor aos tecidos. Os corantes sintéticos por natureza são tóxicos, poluentes, carcinogênicos e alergênicos. Essas substâncias são classificadas como poluentes emergentes, pois não fazem parte de programas de monitoramento nem estão contempladas em legislação relacionada à qualidade ambiental, sendo introduzidas constantemente no meio ambiente. Quando essas substâncias não são tratadas no fim da etapa de tingimento, geram um grande impacto de degradação ambiental afetando todo o ciclo de vida humana, não humana e os ecossistemas. Quando o efluente é tratado, o que geralmente tem alto custo, as águas não retornem aos seus receptores em seu estado de maior pureza. Já os corantes naturais, são biodegradáveis, atóxicos e não carcinogênicos. O objetivo desta dissertação, é desenvolver um guia ilustrado de cuidados e possibilidades para manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente. Este objetivo visa atender o problema enfrentado pela empresa Villa Dharma, que atua de forma autoral, com peças de vestuário atemporais em algodão orgânico tingido naturalmente. Após as primeiras vendas do produto, foi constatado pela empresária, por meio de retorno obtido por parte de seus clientes, que a grande maioria desconhece quais os cuidados que se deve ter com peças tingidas com corantes naturais para maior longevidade da cor na peça. Classifica-se a pesquisa como sendo de natureza aplicada, em relação ao problema de pesquisa qualitativa e quanto ao seu objetivo como pesquisa descritiva. Os procedimentos técnicos para a coleta de dados contemplam: a Pesquisa Bibliográfica; Apresentação da empresa; Elaboração de um guia ilustrado de cuidados e possibilidades para manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente. À medida que o empreendimento avança na busca por processos mais sustentáveis, almeja-se a criação do guia ilustrado abrangente para orientar sobre a preservação, recuperação e cuidados adequados para peças de vestuário tingidas de forma natural, melhorando a sua longevidade e conservação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação Acesso aberto
    Contribuições para o fazer tridimensional nas aulas de arte dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024) Freitag, Ester Meister Ko
    A partir das reflexões sobre os desafios encontrados na prática docente como professora de artes visuais da escola pública, investiga-se como a tridimensionalidade, práticas da expressão artística de modelagem com argila e a cerâmica podem ser levadas para sala de aula e contribuir para o ensino desenvolvente de arte nas turmas de primeiros anos do Ensino Fundamental. A fundamentação teórico-metodológica pauta-se na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, visando melhor compreender como se dá o desenvolvimento psíquico das crianças e como isso pode contribuir na organização do trabalho pedagógico do ensino de arte, situando os questionamentos do que e como ensinar a partir da teoria da atividade-guia da escola russa de psicologia de Vigotski. Assim, lecionando para turmas de primeiros anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola pública, elaboro, experimento e apresento uma proposta de sequência didática com foco no fazer tridimensional, que parte da modelagem em argila e ruma a cerâmica. A análise da minha experiência na prática docente apresentada embasa a elaboração de preceitos que possam nutrir professoras e professores na empreitada do fazer tridimensional nas aulas de artes visuais para os primeiros anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.