TCC (Graduação)
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Monografia Acesso aberto Lei geral de proteção de dados: práticas de implementação e adequação em escritórios de contabilidade(2024) Fernandes, Ana Rita VenzonA Lei nº 13.709/2018 determina os cuidados com arquivos físicos ou arquivos digitais e/ou eletrônicos sobre tratamento de dados de pessoas físicas ou pessoas jurídicas. O estudo objetiva analisar a percepção dos contadores do Estado de Santa Catarina sobre as práticas para implementação e adequação da LGPD. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e survey, compreendendo uma amostra de 127 contabilidades registradas no CRC/SC que responderam ao questionário aplicado. Os resultados demonstram predominância ao gênero feminino, com idade predominante dos respondentes entre 26 e 35 anos e a região geográfica que predominou na participação foi o Vale do Itajaí. Quanto as categorias de implantação da LGPD, foram possíveis observar que as contabilidades estão conscientes da importância da LGPD, mas ainda é necessária uma força tarefa para melhorar a educação continuada nessa área. Quanto ao comportamento e cultura organizacional, demonstram que estar praticando os preceitos da Lei, porém ainda é preciso uma inserção maior dos envolvidos com a cultura organizacional. Observou-se que o descarte de dados pessoais é realizado de modo cauteloso e cuidadoso. Quanto a privacidade dos dados, os escritórios possuem uma política de privacidade, mas ainda carecem de adequação, além de destacarem que os funcionários são sempre orientados a utilizar os canais de comunicação corporativos e evitar usar dispositivos pessoais para fins de trabalho. Também foi possível constatar que os empregados sabem a quem recorrer em caso de alguma dúvida ou irregularidade sobre dados pessoais, porém alguns ainda percebem a dificuldade no processo. Conclui-se que as contabilidades que compuseram a amostra estão atentas a Lei Geral de Proteção de Dados, afim de implementar e adequar a prática desta norma em seus escritórios contábeis para os gestores e colaboradores, cuidando e evitando possíveis vazamentos de dados, mas ainda se percebe que não estão 100% com a Lei implementada em seus escritórios.Monografia Acesso aberto Efeitos da pandemia de COVID-19 sobre as finanças públicas: nova realidade dos gastos com pessoal(2024) Andrade, Vitor Hugo deO objetivo deste trabalho é analisar as despesas com pessoal do poder executivo municipal nos governos locais do Alto Vale do Itajaí. A intenção é verificar as mudanças que ocorreram frente a pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa que analisou os dados de todos os municípios da região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, durante o período de 2018 a 2023, abrangendo o período pré, durante e pós pandêmico. Este artigo destaca a importância de investigar os gastos com pessoal durante um período de mudanças administrativas, visando compreender o impacto dessas mudanças nas finanças públicas. Os resultados revelam uma similaridade nos valores per capita gastos pelo cidadão para cobrir esses custos públicos, sendo que a maioria dos municípios está respeitando o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Observou-se uma queda gradual nos percentuais de despesas com pessoal do período pré- pandêmico ao período pandêmico, já no período pós pandêmico, em especial no ano de 2023, os percentuais de gastos voltaram a ter um aumento. A diminuição da pandemia pode ser atribuída ao aumento na base de cálculo da receita corrente líquida. As restrições de contratação e suspensão de benefícios durante a pandemia contribuíram para a diminuição das despesas com pessoal. Já o aumento do percentual em 2023 pode estar relacionado com o aumento expressivo de servidores. As conclusões e contribuições deste estudo destacam uma mudança no padrão de despesas com pessoal em relação aos estudos anteriores ao período pandêmico, destaca-se que atualmente cabe aos munícipes uma parte maior do tributo para pagar o custo com pessoal nos municípios menores, se comparado com municípios com maior quantidade de habitantes, mesmo que a receita dos municípios tenha aumentado após a pandemia.Monografia Acesso aberto Educação financeira: planejamento financeiro para aposentadoria, um estudo comparativo com os acadêmicos dos cursos de ciências sociais aplicadas de Santa Catarina(2024) Silveira, Natalia HelenaA expectativa de vida da população mundial está aumentando a cada ano, devido melhores condições de saúde, avanço da medicina, novas tecnologias, entre outros fatores, e em contrapartida, percebe-se que as taxas de natalidade vêm diminuindo. Assim, levanta-se questões em relação a sustentabilidade do Regime Geral de Previdência Social promovido pelo governo para às próximas gerações de beneficiários, principalmente com os déficits que apresenta. Nesse sentido, percebe-se a importância de realizar um planejamento financeiro ao longo da vida, especialmente que seja voltado à aposentadoria. Nesse contexto o estudo objetivou verificar o conhecimento dos acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas em relação à necessidade de planejamento financeiro para a aposentadoria. A pesquisa quantitativa, descritiva e survey foi aplicada com 261 acadêmicos matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas no primeiro semestre letivo de 2024 em três instituições de ensino de Santa Catarina. Para análise de dados, foi realizada estatística descritiva com apoio das ferramentas Microsoft Excel e Microsoft Power BI. Os resultados do estudo apontam disparidades entre os cursos em relação a maneira de investir e no foco para a aposentadoria. No curso de Ciências Econômicas, os acadêmicos possuem mais interesse em investir em renda variável, como no caso das ações, enquanto no curso de Administração o número de acadêmicos que não investem é maior do que os que investem. Em relação à aposentadoria, verificou-se que os acadêmicos de Ciências Contábeis são os que mais se preparam financeiramente, podendo este fato estar relacionado às vivências em sala de aula, com disciplinas obrigatórias relacionadas a planejamento e orçamento. No entanto, a maioria dos acadêmicos ainda não iniciaram o planejamento financeiro para a aposentadoria, contudo, demonstram interesse em começar a planejar-se. Ao final do estudo, os respondentes afirmam que não acreditam que somente a previdência pública será capaz de suprir suas necessidades para aposentadoria.Monografia Acesso aberto Proposição de métricas de avaliação de desempenho para o setor de compras e para seleção de fornecedores em cooperativas de crédito(2024) Borba, Marlon Luiz deO objetivo desta pesquisa foi desenvolver painéis multicritérios para avaliação do setor de compras e seleção de fornecedores, sob a perspectiva do cooperativismo. Este estudo caracteriza-se como um artigo tecnológico, descritiva e qualitativa. Para a avaliação de desempenho do setor de compras, utilizou-se um painel de desempenho aperfeiçoado do Balanced Scorecard (BSC), e a seleção de fornecedores, um painel de seleção multicritérios, ambos referentes ao período de 2023/2024. Foi empregado o método de valoração linear para função de valor, permitindo demonstrar matematicamente os julgamentos de valor que o gestor atribui a cada critério. Como resultado, foram desenvolvidos dois painéis: um de desempenho composto por 4 perspectivas, divididas em 15 objetivos estratégicos, com indicadores, metas, iniciativas e responsáveis estabelecidos; o segundo, um painel de seleção composto por 4 perspectivas, divididas em 13 critérios e perguntas estratégicas para tomada de decisão. Por meio da pontuação global, no painel de avaliação de desempenho identificou-se a situação atual de 35 pontos e atribuiu-se a meta de alcançar 58 pontos. A representação gráfica pode subsidiar o gestor na priorização de ações corretivas. No painel de seleção de fornecedores são analisados múltiplos fatores que afetam positiva ou negativamente o sucesso na escolha de um fornecedor, resultando em uma pontuação de classificação dos fornecedores. Os resultados corroboram estudos anteriores sobre o uso do BSC em avaliação de desempenho e aplicação de multicritérios na seleção de fornecedores. A metodologia auxilia na comunicação e implementação da estratégia, bem como na avaliação de desempenho organizacional. Além disso, a pesquisa oferece contribuições práticas ao demonstrar aos gestores como desenvolver painéis de avaliação de desempenho organizacional e seleção de fornecedores sob a perspectiva do cooperativismo, identificando e criando os critérios necessários para a mensuração e tomada de decisão. Contribui também para a literatura ao abordar uma organização de terceiro setor, sem fins lucrativos, que avalia seu setor de compras que se encontra em fase de estruturação, e realiza a seleção de seus parceiros considerando critérios específicos do cooperativismo. A pesquisa apresenta ainda contribuição social, por se trata-se de uma empresa sem fins lucrativos, onde todo impacto financeiro positivo gerado por uma boa gestão e seleção defornecedores beneficiará os cooperados, além de promover o desenvolvimento e fomento do empreendedorismo na região local.Monografia Acesso restrito A ética ambiental corporativa impacta o desempenho ambiental? Interveniência da inovação verde, da efetividade dos sistemas de controle gerencial e das pressões das partes interessadas(2024) Blemer, KelvinEste estudo examina a influência da ética ambiental corporativa no desempenho ambiental, considerando o papel mediador da inovação verde e moderador das pressões das partes interessadas e da efetividade dos sistemas de controle gerencial. Para isso, o estudo se apropria da literatura que apoia a inovação verde ser um elemento capaz de promover a diferenciação de produtos e, consequentemente, melhorar o desempenho organizacional e a obtenção de vantagem competitiva. Os dados de uma survey com 172 gestores de empresas do agronegócio brasileiro foram analisados com modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). O modelo teórico proposto contempla cinco hipóteses: H1, a ética ambiental corporativa influencia positivamente a inovação verde; H2, a inovação verde influencia positivamente o desempenho ambiental; H3, a inovação verde medeia positivamente a relação entre ética ambiental corporativa e desempenho ambiental; H4, as pressões das partes interessadas moderam positivamente o efeito da ética ambiental corporativa na inovação verde; H5, a efetividade dos sistemas de controle gerencial modera positivamente o efeito da ética ambiental corporativa na inovação verde. Os resultados mostram uma relação direta entre ética ambiental corporativa e inovação verde (H1), e entre inovação verde e desempenho ambiental (H2). A inovação verde medeia a relação entre ética ambiental corporativa e desempenho ambiental (H3). A efetividade do SCG amplifica o efeito positivo da ética ambiental corporativa na inovação verde (H5), enquanto as pressões das partes interessadas não exercem tal efeito (H4). Isso denota que uma empresa com atitudes e crenças éticas em relação ao meio ambiente, potencializa melhorias sustentáveis nos seus processos e produtos, independente de existirem pressões de partes interessadas, mediante controles gerenciais eficazes. Uma conclusão central é que a inovação verde representa um mecanismo estratégico para a melhoria do desempenho, e a efetividade dos SCG potencializa maiores retornos das práticas sustentáveis. A pesquisa enriquece a literatura ao mostrar o efeito moderador da efetividade do SCG na relação entre ética ambiental corporativa e inovação verde. Contribui para reduzir as inconsistências na literatura sobre os efeitos da inovação verde no desempenho das empresas, ao considerar um importante antecedente interno, a ética ambiental corporativa, e a efetividade dos sistemas de controle gerencial. Os resultados do estudo reforçam que o desempenho ambiental de uma empresa, tal como o desempenho financeiro, é influenciado pela gestão. A alta administração possui um papel crucial na formulação das estratégias ambientais, o que requer valores éticos e SCG efetivos para este propósito, enquanto, a administração intermediária é essencial na implementação e acompanhamento das estratégias ambientais.Monografia Acesso aberto Qual porta no labirinto tributário escolher? Análise e apontamentos dos regimes tributários nacionais: um caso de ensino(2024) Dellagiustina, GustavoOs casos de ensino são caracterizados como ferramentas didáticas utilizadas em salas de aula, com base em problemas reais identificados em diversos contextos, incluindo o empresarial, com o objetivo de incentivar os estudantes a exercitarem diversas habilidades. Este caso específico apresenta a história real de Pedro e Joana, um casal de empreendedores, sócios da empresa Caminhos Encantados Moda Infantil, localizada em Santa Catarina, que comercializa peças de vestuário infantil para todo o Brasil. Os nomes são fictícios para que não sejam identificados, mas vale salientar que os números e dados apresentados são reais e não foram alterados ou camuflados. No ano de 2019, a empresa iniciou sua jornada no mercado de forma tradicional, presencialmente, como os demais negócios da região. A partir de 2020, houve algumas mudanças de endereço devido a empecilhos específicos de cada região, desde os custos elevados do local alugado até a distância significativa dos principais fornecedores. A pandemia de Covid-19 desencadeou uma grande oportunidade de alavancagem para este empreendimento por meio do e-commerce, no qual realizaram grandes investimentos, inclusive registrando a marca, o que demandou custos extras captados por terceiros. O sucesso dos mercados digitais proporcionou aos sócios uma vasta área de clientes, capaz de aumentar exponencialmente as vendas e demandas, exigindo mais da estrutura e capacidade da empresa. A falta de planejamento inicial para projetar as fases do negócio e fornecer segurança para esse crescimento, especialmente em relação ao enquadramento no regime tributário mais adequado, gerou uma dúvida ao casal: quais aspectos relacionados às receitas de vendas e seus respectivos impostos, ao custo e seus créditos tributários correspondentes, e/ou às despesas variáveis e suas influências no lucro da organização precisam ser modificados para que a entidade encontre a resposta necessária? O caso relata o impacto que o processo de planejamento tributário, ou elisão fiscal, gerou ao buscar responder essa questão e, para isso, apresenta informações relevantes para a resolução das questões elaboradas para este caso. O objetivo é que seja utilizado em sala de aula pelo professor nas matérias de contabilidade tributária, direito empresarial, planejamento estratégico e orçamento empresarial, e contabilidade e análise de custos, fornecendo dados para cálculos e para análises profundas sobre a importância de um planejamento tributário para um empreendimento no Brasil. Afinal, o planejamento tributário proporciona uma visão ampla das operações da empresa, permitindo verificar o impacto e encontrar a forma mais vantajosa de lidar com os aspectos fiscais inerentes.Monografia Acesso aberto A percepção quanto aos impactos da reforma tributária em um escritório de contabilidade(2024) Rodrigues, JéssicaO Sistema Tributário Nacional é considerado um dos mais complexos do mundo, composto por uma série de legislações, tributos e regimes tributários. Diante disso, a discussão no Congresso Nacional a fim de alterar a forma de tributação e aplicar uma Reforma Tributária é discutida por muitos anos e por diversos governos. Com esse intuito, foi assinada e promulgada durante o ano de 2023 a Proposta de Emenda Constitucional 45/2019 que tem por objetivos a simplificação do sistema, a transparência e estímulo à economia. As principais alterações dessa proposta, que agora já é conhecida como Emenda Constitucional 132/2023, são a extinção de cinco tributos já conhecidos e que incidem sobre bens e serviços, são eles: PIS, COFINS, ICMS, IPI e ISS e a criação do imposto denominado IVA Dual. Este se subdivide entre a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), a ser arrecadada pela União e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será gerido por Estados e Municípios. Diante desse contexto, este estudo se propôs a responder a seguinte questão: Qual a percepção quanto aos impactos da reforma tributária em um escritório de contabilidade? A pesquisa foi aplicada no departamento fiscal de um escritório de contabilidade por meio de questionário online. Com os resultados desta pesquisa, observase uma preocupação dos profissionais com relação ao período de transição da Reforma, que deve considerar os dois sistemas em paralelo e a importância do planejamento tributário na tomada de decisão por parte das empresas, evitando gastos desnecessários.Monografia Acesso aberto Modernização fiscal: a adoção da nota fiscal de consumidor eletrônica e seu impacto nos escritórios contábeis do alto vale do Itajaí(2024) Hvizdaleck, Douglas HenriqueEssa pesquisa tem como objetivo verificar a percepção dos profissionais contábeis atuantes no departamento fiscal dos escritórios da região do Alto Vale do Itajaí sobre a implementação nas entidades da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Para obter essa resposta, foram elaborados objetivos específicos para avaliar como que ocorrem essas implantações, quais foram os benefícios alcançados bem como as dificuldades no processo, tanto nos escritórios como nos próprios clientes. A coleta de dados foi realizada pelo método de survey repassado aos profissionais dos escritórios atuantes no departamento fiscal, se utilizando de amostragem não probabilística por conveniência, por meio deste questionário foram obtidas 30 respostas com foco para a região do Alto Vale do Itajaí. Essa pesquisa se caracteriza como quantitativa e o tipo de análise utilizado foi a descritiva e, com a análise dos resultados foi obtido uma avaliação positiva dos respondentes com a implementação desse modelo de documento fiscal. Como complemento foram identificadas algumas alterações em hábitos e rotinas nos próprios escritórios. Praticamente toda amostra já possui clientes que utilizam da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Essa adoção, para boa parte, foi para se antecipar a uma obrigatoriedade no Estado. Os principais benefícios apontados pelos participantes foram a facilidade de fiscalização dos dados, redução dos custos com equipamentos e seguido de perto pela redução de consumo de papel.Monografia Acesso aberto Práticas adotadas para implantação de um programa de compliance trabalhista: estudo de caso em uma empresa do ramo têxtil(2024) Schmidtes, Camila KétrinO compliance trabalhista visa assegurar o cumprimento das leis e regulamentos trabalhistas, abordando áreas como remuneração justa, jornada de trabalho, segurança no ambiente laboral e prevenção de assédio, com o objetivo principal de evitar litígios judiciais e passivos trabalhistas. O compliance transmite segurança aos investidores ao demonstrar que a empresa não só cumpre a legislação, mas também respeita seus empregados. O compliance avalia os riscos e garante a conformidade com as leis relevantes, por meio da implementação de canais de denúncia e correção de práticas ilegais. Nesse contexto o estudo objetivou analisar se as práticas envolvendo a área trabalhista, são suficientes e adequadas para a implantação de um programa de compliance trabalhista para mitigação de ações na Justiça do Trabalho. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, a qual foi redigido um estudo de caso envolvendo uma entrevista com dois gestores da empresa, realizada de forma simultânea, e um questionário aplicado com 52 empregados, além de documentos que foram acessados, utilizando a estatística descritiva e análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados demonstram que a empresa possui mecanismos e características suficientes para adequação a um programa de compliance, sendo eles um código de conduta e ética, canais de denúncia e políticas de advertência, porém, ainda não realizam um monitoramento contínuo desses mecanismos, a fim de encontrar riscos em áreas consideradas vulneráveis. Diante do exposto, conclui-se que as práticas envolvendo a área trabalhista no caso estudado, são suficientes para a implementação de um programa de compliance, no entanto, ainda precisam ser monitoradas regularmente. O estudo mostra relevância ao auxiliar as empresas na identificação de lacunas no que se refere às leis trabalhistas, assim como as práticas necessárias para adequação de um programa formal de compliance. Os resultados também podem ser utilizados para auxiliar na percepção das estratégias de compliance e sua eficácia na redução de litígios trabalhistas, aprimoramento do entendimento das empresas sobre a importância do compliance e seu impacto na criação de um ambiente de trabalho ético e seguro.Monografia Acesso aberto Entre linhas e números: o investidor é manipulado por narrativas contábeis?(2024) Schmeider, Bruna GabrielaA decisão de investir em um negócio gera muitas incertezas, e para diminuir essas incertezas se faz necessário uma análise prévia do investimento em questão. Dentre as análises a serem realizadas, a contabilidade se faz presente por meio de demonstrações financeiras, as quais por vezes são acompanhadas de narrativas, seja do próprio relatório da administração ou de interpretações de terceiros quanto a qualidade dos resultados das empresas. De qualquer forma, estas narrativas podem ser fieis às demonstrações, ou então serem manipuladas com o enquadramento de ênfase, a fim de influenciar a decisão do investidor. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar a influência do enquadramento de ênfase na propensão de investimentos. Para isso, realizou-se um experimento com uma amostra de 114 estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma universidade de Santa Catarina. Foram aplicadas três versões do questionário, todas com a mesma demonstração do resultado do exercício, o que as diferencia são as narrativas contábeis que possuem enquadramento de ênfase positiva, negativa ou combinada. Para análise dos dados, utilizou-se o método Kruskal Wallis em busca de identificar possíveis diferenças de médias na propensão de investimento em cada cenário analisado. Os resultados indicam que o enquadramento de ênfase não possui impacto na propensão de investimento. Nota-se que os usuários tomaram como base para tomada de decisão somente a demonstração do resultado, tendo a narrativa apenas como apoio. O que se justifica por conta dos indivíduos da pesquisa serem estudantes de ciências contábeis, visto que os mesmos possuem os conhecimentos para análise da demonstração. Com isso, o estudo contribui com a literatura ao revelar que o enquadramento de ênfase, para empresas com demonstrações reais, ou seja, com resultados não manipulados, não afeta a propensão de investimentos. Contribui com empresas na divulgação de seus resultados, ao tratarem as narrativas de divulgações, e para os investidores, na análise das informações das empresas em que buscam aplicar seus recursos. O que aponta a importância de conhecimento e análise das demonstrações contábeis, visto que, os respondentes não sofreram influência do enquadramento de ênfase nas narrativas, por já possuirem o conhecimento prévio de uma demonstração do resultado.